Como atrair pacientes para a clínica?
Como começar a aplicar essas estratégias na minha clínica médica?

Como atrair pacientes: 9 dicas para uma estratégia de sucesso

Não há uma fórmula mágica que ensina como atrair pacientes, mas há dicas que auxiliam muito!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como atrair pacientes: 9 dicas para uma estratégia de sucesso

Uma dúvida recorrente entre os profissionais da área, está em para clínicas médicas, consultórios ou centros de atendimento hospitalar.

Você, médico empreendedor, deve ter visto muitas possibilidades para atrair pacientes. O marketing digital é a solução, outros podem recomendar anúncios em mídias tradicionais, mas a verdade é que tudo pode ser alcançado a partir de uma estratégia.

Por isso, preparamos 9 dicas de como atrair pacientes por meio de uma estratégia bem qualificada de promoção do próprio negócio!

Como atrair pacientes para a clínica?

Para saber como atrair pacientes para a sua clínica, consultório ou centro médico, você precisa estar atento aos detalhes e na forma de aplicação dessas 9 dicas no seu negócio.

Por isso, ao conferir as dicas que preparamos para você, médico empreendedor, não deixe de somá-las a uma estratégia de negócio próprio.

Ou seja, o seu objetivo de atrair pacientes só é possível caso aplique todas as dicas de uma maneira análitica e premeditada.

1. Conheça o seu negócio

O primeiro passo é conhecer a sua própria clínica, consultório ou centro médico. Isso é fundamental para reconhecer as limitações e características que tornam a empresa única. Pensando nisso, não se limite em ir além dos serviços oferecidos e prestados.

Por exemplo, você sabe a diferença entre consultório, clínica e centro médico? Caso a resposta seja negativa, tudo bem, pois ainda hoje poucas pessoas têm tempo para conhecer o seu próprio negócio.

A partir dessa dica, você passa a ter mais controle e um conhecimento pleno para pôr as outras dicas em prática na sua estratégia de como atrair pacientes.

Para que você possa gerir melhor o seu consultório, a fim de conhecê-lo, o seu tempo e suas finanças, fatores fundamentais para o seu negócio, separamos para você o nosso E-book de Gestão para Médicos.

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2. Verifique a qualidade do atendimento prestado

Manter uma checagem na qualidade dos atendimentos prestados é fundamental não só para a área da saúde, mas também para qualquer outra área de atuação. Sendo assim, você precisa de uma rotina que permita validar a qualidade dos serviços prestados.

Uma vez que o processo de verificação da qualidade do atendimento esteja integrada no cotidiano da sua clínica, a qualidade passa a evoluir já que os erros tendem a ser minimizados e corrigidos.

Uma forma fácil para você pôr essa dica em prática é levar situações reais para pessoas fora do seu círculo profissional, como um colega gestor, que pode comentar sobre a qualidade sem nenhuma amarra.

3. Entenda o público-alvo

Segundo dados divulgados em dezembro de 2019 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Brasil tem registrado mais de 47 milhões de beneficiários em planos de saúde. Todos potenciais clientes da área de saúde.

Ou seja, os pacientes da sua clínica têm características infinitas e únicas, por isso você precisa entender o seu público-alvo e saber como defini-los da melhor forma possível e assim atrair mais pacientes.

Felizmente, nós preparamos um conteúdo riquíssimo para você entender e saber como definir um público-alvo da maneira mais assertiva possível!

4. Organize as finanças e saiba quando investir em marketing

Antes da definição da sua estratégia de como atrair pacientes, você precisa organizar as suas finanças e saber quando investir em marketing.

Caso você tenha procurado este artigo por estar em uma situação considerada crítica e precisa elevar a quantidade de pacientes o quanto antes, é preciso repensar os gastos e fazer cortes em itens básicos, priorizando gastos operacionais.

Após uma reorganização financeira, você precisa elaborar uma estratégia que permita investir em marketing sem comprometer a empresa, podendo ser implementada futuramente.

Afinal, de nada adianta você conseguir mais pacientes mas ficar comprometido por um atendimento precarizado.

5. Tenha presença online

Um erro comum de qualquer clínica médica, consultório e centros médico é não ter uma presença online.

Em geral, pode ser que a presença online fique limitada a um simples site, deixando boas oportunidades de como atrair pacientes passarem batidas.

Por exemplo, você, médico empreendedor, não pode limitar o seu site em algo simplesmente institucional e com informações básicas, como horário de funcionamentos e serviços disponíveis.

Pelo contrário, é preciso ir além e agregar um blog, podendo atrair ainda mais pacientes com artigos feitos a partir das palavras chave relacionadas aos seus serviços oferecidos.

Fora isso, há também o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que permite inserções orgânicas quando um potencial cliente procurar por determinado serviço.

Além disso, o GBM permite ainda que mensagens sejam enviadas e comentários positivos possam ser feitos, aumentando ainda mais a autoridade da empresa.

Para fazer parte da plataforma, basta ir até o site do Google Meu Negócio e fazer o seu primeiro login com a conta do Google. Em poucos minutos, a sua página está configurada para aparecer no maior buscador do mundo.

6. Invista nas redes sociais

Um gestor de clínicas pode investir nas redes sociais e até procurar por uma abordagem mais inédita para potencializar as fidelizações. Por isso, uma das dicas de é investir nas redes sociais.

Atualmente, as redes sociais fazem parte do dia a dia e cada vez mais elas são fontes para encontrar uma solução. Ou seja, novos pacientes estão lá.

Você pode iniciar um projeto de comunicação do zero e investir em uma abordagem inédita, falando sobre curiosidades sobre a sua área ou ainda tirando dúvidas de potenciais pacientes.

7. Realize investimento em mídia paga

A publicidade e o marketing médico têm algumas proibições, mas ainda assim eles permitem diversos caminhos interessantes.

Inclusive, pelo grande número de possibilidades neste mercado, preparamos um artigo falando exclusivamente sobre publicidade médica, onde recomendamos que você leia por completo para ter um panorama melhor sobre a situação: publicidade médica.

Uma das dicas essenciais para aumentar os pacientes em clínicas médicas é realizar anúncios em mídias pagas, já que elas têm o poder de aumentar a autoridade do seu negócio e influenciar a tomada de decisão.

Atualmente, as mídias online pagas, como Google ADS e Facebook ADS, dão opções de congelamento de anúncios em poucos cliques, permitindo que você controle o seu orçamento com muita facilidade.

Além disso, há as mídias tradicionais que ainda seguem fortes, como jornais impressos e rádios. Mesmo que um pouco mais caras, caso haja budget, é interessante cogitar uma estratégia na qual a mídia tradicional se faça presente.

8. Reveja o seu branding

O branding é responsável por dar um propósito ao seu negócio, é através dele que a identidade visual do seu negócio é conhecida, e caso você sofra com a dificuldade de fidelização ou prospecção de novos clientes.

Ao estruturar o branding estratégico, você consegue desenvolver uma marca com um propósito que os seus pacientes se envolvam

9. Considere as suas limitações

Ninguém nasce aprendendo a gerir uma clínica médica e por isso é extremamente normal que haja algo ainda desconhecido para os gestores da área da saúde.

Por isso, uma boa estratégia de precisa considerar as próprias limitações, sejam financeiras, estruturais e até profissionais.

Em especial, a limitação profissional pode ser facilmente corrigida com cursos e materiais extras que ensinam mais sobre o complexo processo de vendas.

Como começar a aplicar essas estratégias na minha clínica médica?

Agora que você já conhece 9 dicas para atrair pacientes para a sua clínica é preciso colocar essas estratégias em prática.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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