Presente no dia a dia de todos, seja na hora de enviar uma mensagem ou para pedir o jantar, a indústria de desenvolvimento de aplicativos,que já movimenta mais de 100 trilhões de dólares, é um dos mercados de maior crescimento no mundo.
Com a popularização de smartphones e um aumento dos usuários da internet, os aplicativos estão se tornando cada vez mais essenciais na vida das pessoas. Tente imaginar como seria a sua vida sem utilizar nenhum aplicativo. Difícil, certo?
Apesar de que muitas vezes esses programas parecem simplesmente surgir magicamente, não é bem assim que funciona. Milhões de pessoas trabalham intensamente no desenvolvimento de aplicativos para que isso aconteça.
Com a possibilidade de transformar sonhos em realidade, sendo o produto de diversas empresas disruptivas, o desenvolvimento de aplicativos permite que empresas e desenvolvedores alcancem patamares antes inimagináveis.
Participar do desenvolvimento de aplicativos significa ser capaz de colocar na prática projetos e ideias inovadores com o potencial de mudar a dinâmica social (e ainda pode ser extremamente lucrativo!).
Por isso, por que se limitar em utilizar os apps que já existem? Aprenda a desenvolver aplicativos e faça você mesmo a mudança naquela área que você sabe que há um problema e ninguém solucionou ainda!
Se empolgou? Então, não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final para saber mais sobre o desenvolvimento de aplicativos:
● O que é um aplicativo?
● Como desenvolver um aplicativo?
● O mercado de desenvolvimento de aplicativos no Brasil.
A maioria das pessoas já possuem uma noção, ao menos intuitiva, do que é um aplicativo. Afinal, muito dificilmente você nunca utilizou o WhatsApp ou o Instagram, não é mesmo?
Vindo do inglês application, ou aplicação, um aplicativo nada mais é do que um programa (ou software) que é executado em dispositivos móveis como celulares e tablets, ou aparelhos como Smart TV’s.
Por isso, o desenvolvimento de aplicativos é essencialmente uma atividade de programação, e envolve diversas etapas e desafios distintos que vão desde o back end até a experiência do usuário (UX).
O back end é a parte do código que faz os processos internos, ou seja, as funções que são acessadas a partir da interface (que é o front end), por isso recebe esse nome (pois cuida da “parte de trás” da nossa aplicação).
Partindo desde as funcionalidades básicas, como garantir que quando você clique em determinado botão, a ação que ocorra seja a esperada, até a integração de bancos de dados e cibersegurança, o back end é a base de qualquer aplicativo.
Além disso, atualmente não basta que um aplicativo seja funcional, é preciso que o mesmo agrade ao usuário com um bom design e uma boa usabilidade (afinal, todo dia são lançados novos apps, e para se destacar é necessário um diferencial).
Nesse sentido um bom front end trata de um visual e funcionalidades estéticamente agradáveis e um foco na experiência do usuário, ou User Experience (UX) garante que quem for usar o aplicativo se sinta inteiramente satisfeito com o produto.
Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHub, Stack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.
Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.
Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.
Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!
Agora que você já entendeu o que é um aplicativo, como podemos desenvolver um? O passo a passo envolve muitas áreas diferentes, e conseguir realizar cada uma das etapas pode ajudar no desenvolvimento de um aplicativo de sucesso.
Então, confira abaixo o processo para desenvolvimento de aplicativos:
Como em todo projeto, essa etapa, que muitas vezes é subestimada, é fundamental para guiar todo o desenvolvimento do aplicativo e garantir que o mesmo seja eficiente.
Sendo assim, é preciso definir bem a ideia para que as próximas etapas não fiquem travadas ou confusas, o que pode causar gastos desnecessários de tempo e orçamento, podendo até inviabilizar o aplicativo.
Confira então um possível checklist do que deve ser estabelecido antes de começar o desenvolvimento de fato do aplicativo (todos esses pontos não são estabelecidos como regras, e sim como um guia que pode ser alterado conforme for necessário):
● Qual é o seu objetivo principal para criar um aplicativo?
● Qual será o seu público alvo?
● Para quais sistemas operacionais ele será desenvolvido?
● O que o aplicativo precisa para funcionar (servidores, bases de dados,etc)?
● Que ferramentas (frameworks, softwares, e linguagem de programação) serão utilizadas para desenvolvê-lo?
● Como será o aplicativo visualmente (esboços e brainstorms)?
● Quais e como serão feitas as integrações do sistema?
● Como o aplicativo deve ser estruturado (back end, com servidores, ciência de dados, e etc; front end com design, experiência do usuário, etc)?
● Onde o aplicativo será distribuído?
Com tudo isso definido, o desenvolvimento do seu aplicativo deve seguir de forma bem mais fluida.
Estabeleça quem ficará responsável por qual parte do desenvolvimento do aplicativo (esse processo é bem mais simples quando cada parte já foi bem definida na etapa anterior).
É possível, porém difícil, fazer tudo sozinho, mas no geral, o ideal é dividir em pelo menos 2 equipes (que possuem as suas sub-divisões internas): back end e front end.
Nessa etapa é que a programação começa de fato. Com um planejamento bem estruturado, as maiores dificuldades aqui geralmente são técnicas.
A forma como o seu aplicativo pode ser programado depende das especificações do projeto (Android e IOS possuem linguagens distintas para criação de um aplicativo nativo) além da opção escolhida quanto aos softwares e frameworks.
Por último, resta estabelecer por onde o aplicativo será lançado e divulgado. No desenvolvimento de uma aplicação mobile, o mais comum é que o app seja publicado na App Store ou na Play Store, e divulgado por redes sociais e anúncios.
Em ambas as lojas as publicações são gratuitas, porém, é necessário possuir uma assinatura paga como conta de desenvolvedor.
No Brasil, assim como no resto do mundo, o mercado de desenvolvimento de aplicativos está numa onda gigante e crescente.
Com as tendências mundiais como Mobile First, o Brasil não ficou de fora e possui quase 70 mil desenvolvedores e 3 milhões de apps apenas no Google Play (2% dos aplicativos globais!).
Assim, esse mercado veio para ficar, e, ao que tudo indica, ainda vai crescer em ritmo exponencial por bastante tempo! Afinal, a demanda por programadores que dominam o desenvolvimento de aplicativos só aumenta a cada ano.
Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.
E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!
Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!