Garantir a implementação Lean Seis Sigma de forma bem sucedida pode parecer muito desafiador, mas utilizando as ferramentas e métodos corretos é possível alcançar objetivos altos.
Se considerarmos que o Lean Seis Sigma utiliza ferramentas estatísticas e gerenciais conhecidas há anos, alguém pode até pensar que essa estratégia gerencial altamente quantitativa e estruturada não oferece nada de novo.
Não se engane! Apesar de as ferramentas do Lean Seis Sigma não serem novidade, sua abordagem e a forma de implementação são bem características.
O que realmente interessa à empresas é buscar resultado, melhorar o seu desempenho da forma mais abrangente possível. Para alcançar esse objetivo é necessário um Sistema de Gestão bem estruturado e o Lean Seis Sigma pode ser uma ferramenta útil.
Considerando os níveis estratégico, tático e operacional de um Sistema de Gestão, a contribuição do Lean Seis Sigma acontece fortemente no nível tático, facilitando o alcance de metas anuais que foram desdobradas do nível estratégico da empresa.
Por isso se você quer aprender como implementar o Lean Seis Sigma de forma eficiente, segue com a gente!
E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?
A certificação de White Belt da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.
Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!
E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para saber mais a respeito!
As principais etapas de implementação de um Programa Lean Seis Sigma bem sucedido são:
Realizar o mapeamento de oportunidades é essencial para identificar as opotunidades de melhoria que poderão originar projetos, normalmente relacionadas à redução de custos de não qualidade, otimização de processos, produtos e serviços ou incremento da satisfação de clientes internos e externos.
O alinhamento da Alta Administração da empresa é muito importante para definir claramente papéis e responsabilidades. Considera-se importante a realização de um seminário ou workshop para alinhar os conceitos básicos do Lean Seis Sigma e os objetivos do programa, além de selecionar os facilitadores, denominados Champions, de acordo com os projetos priorizados.
Fazer um bom processo de seleção de candidatos a Black Belts e Green Belts com o apoio da área de Gestão de Pessoas é essencial para uma equipe de alta performance.
Realizar treinamentos com a equipe de execução do projeto contendo todos os conceitos da metodologia Lean Seis Sigma, orientações sobre a aplicação do método DMAIC e ferramentas estatísticas é essencial para resultados de sucesso.
Colocar os projetos os projetos em prática é muito importante para garantir os resultados para a empresa e a certificação dos Belts em formação.
Os pontos críticos para o sucesso do Lean Seis Sigma estão diretamente relacionados aos passos descritos anteriormente.
O primeiro ponto importante de ser reforçado é a necessidade do forte patrocínio da Alta Administração, já que precisamos garantir que o Lean Seis Sigma esteja fortemente ligado à estratégias da organização.
Além disso, a Alta Administração também garante a criação de sistemas para medição e gerenciamento da satisfação de clientes internos e externos, alocação adequada de recursos ao programa criação de planos de reconhecimento e recompensa atrelados aos resultados obtidos nos projetos.
O Lean Seis Sigma fracassará se não tiver forte apoio do principal executivo da organização e o apoio dos gestores como facilitadores dos projetos.
O segundo ponto crítico é garantir que os resultados dos projetos sejam traduzidos para a linguagem financeira. Um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso do Lean Seis Sigma é a mensuração direta dos benefícios do programa, o que representa um dos maiores diferenciais em relação aos tradicionais programas para melhoria da qualidade.
O Lean Seis Sigma deve impactar positivamente o bottom-line result da empresa. Para o cálculo dos ganhos financeiros consideramos os custos da não qualidade reduzidos ou eliminados como, por exemplo, custos de retrabalho, refugo, desperdícios, capacidade não utilizada, excesso de inspeções e testes e devoluções de produtos.
Outros pontos importantes que devemos citar são: a necessidade do gerenciamento da mudança, a escolha de projetos associados à metas prioritárias da empresa, a necessidade de elevada dedicação dos especialistas do Lean Seis Sigma já que um Black Belt chega a se dedicar ao projeto, especialistas com perfil adequado, ampla divulgação do programa em todos os níveis da empresa e uso de ferramentas adequadas e sem cometer excessos. Nada de estatística nos projetos.
Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?
Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.
Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.
Então não perca tempo e baixe agora!
Engenheiro de Produção pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (escola IBS/FGV), certificação como MBTI Practicioner e certificação Master Black Belt Lean Seis Sigma desde 2008. Atua como consultor de melhoria contínua pelas consultorias Werkema e Voitto e como especialista em Sistema de Produção pela thyssenkrupp CSA, onde desenvolve trabalhos de gestão da rotina e coordena os programas Lean e Seis Sigma.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!