Veja dicas sobre como interagir com os alunos do seu curso online!

Entenda a importância da interação com o aluno durante o processo de aprendizado e confira 6 dicas sobre como fazer isso no mundo digital!

Voitto Academy
Por: Voitto Academy
Veja dicas sobre como interagir com os alunos do seu curso online!

O ensino remoto vem ficando cada vez mais popular. As aulas online podem ajudar diversas pessoas a organizar o seu dia-a-dia, pois garante uma maior flexibilidade de horários tanto ao professor quanto ao aluno.

Entretanto, muitos docentes se sentem perdidos na hora de interagir com os alunos no ambiente virtual, uma vez que a maioria deles lecionou por muito tempo dentro de uma sala de aula.

Para ajudar nisso, elaboramos um artigo para te auxiliar com algumas dicas de como interagir com os seus alunos no seu curso online! Preparado? Nesse artigo, falaremos sobre:

  • A importância de interagir com os alunos;
  • 6 dicas sobre como interagir com os alunos.

A importância de interagir com os alunos

O processo de aprendizagem nada mais é que um processo de interação social onde uma pessoa transmite conhecimentos e experiência para outra. Diante disso, para o professor, saber interagir com os alunos é vital para que ele consiga ensinar com sucesso.

Além disso, é a partir da interação entre aluno e professor que os alunos conseguirão ter uma melhor compreensão da sua evolução em um determinado assunto e onde precisam melhorar.

Entretanto, algumas pessoas podem pensar que o ensino online é um limitador na hora do professor interagir com os alunos. Porém, eu trago boas notícias: o ambiente virtual é muito rico no campo das interações, dando inúmeras possibilidades de se fazer isso.

Ficou curioso e quer saber mais sobre isso? Eu vou te dar algumas dicas no próximo tópico!

Como interagir com os alunos de seu curso

Dicas sobre como interagir com os alunos

1. Busque sempre sanar as dúvidas

Sanar as dúvidas dos seus alunos é a melhor estratégia para conseguir uma boa interação com eles. Isso permite que você conheça melhor cada pessoa que acompanha o seu trabalho, o que ajuda a estreitar laços.

Apesar de o ensino ser à distância, nada impede você de criar laços com os seus alunos, saber quais são as dúvidas deles e tentar ajudá-los da melhor maneira possível em cada caso.

Além disso, ao comprar seu curso, o aluno estará esperando pelo seu suporte. Nada mais justo do que estar disponível para esclarecer as suas principais dúvidas, não é mesmo?

Por exemplo, a Voitto sempre deixa um espaço para que os alunos possam enviar as suas dúvidas, dentro dos nossos cursos.

Procure sanar todas as dúvidas de seus alunos

2. Crie fóruns de discussão

Os fóruns são um dos melhores meios para gerar interações em grupo na internet. Nele é possível que não apenas o professor interaja com os seus alunos, mas é um meio de também promover a interação entre os estudantes.

Entretanto, não é porque esse é um ambiente propício para a cooperação entre os alunos que o professor não deve se fazer presente. Pelo contrário, a interação do docente é muito importante para manter o engajamento e a motivação dos seus aprendizes.

Além disso, alguns alunos naturalmente irão interagir mais e outros menos. Mostrar que você se importa com o desenvolvimento de cada aluno pode promover uma maior participação deles.

Com os fóruns, você estará criando um novo ambiente de aprendizado e será comum que dúvidas ocorram. Diante disso, é importante que você sempre esteja acompanhando e preste o suporte necessário.

3. Quando possível, forneça feedbacks aos alunos

Uma das melhores formas de interagir com os alunos é fornecendo feedbacks sobre o seu desenvolvimento. Isso ajuda a aumentar o contato do professor com o aluno e também colabora para o melhor desenvolvimento do conhecimento em quem está aprendendo.

Além disso, isso também dá ao aluno um sentimento de progresso, o que pode aumentar a sua confiança e motivação para seguir em frente com os estudos, mesmo que enfrente dificuldades em aprender um determinado tópico.

Sabemos que quando se tem milhares de alunos, como ocorre com os maiores cursos da internet, isso nem sempre é possível. Portanto, criar testes regulares e inseri-los no decorrer do curso também pode ser encarado como uma maneira de fornecer feedbacks a todos os alunos.

Esses testes serão úteis para fixar o conhecimento e para mensurar o progresso do estudante. Por exemplo, ele conseguirá, através do feedback dos testes, saber se ele precisará revisar alguns tópicos do assunto.

Por exemplo, na Voitto, sempre tentamos trazer uma avaliação para fixar o conhecimento e indicar para o aluno o seu desempenho, ao final dos módulos.

Dê feedbacks

4. Dê aulas ao vivo

As famosas livestreams são muito importantes para um professor interagir com os alunos de maneira efetiva. Isso porque as aulas ao vivo permitem que o aluno pergunte algo e receba a resposta no mesmo instante diretamente do professor.

Além disso, isso passa maior confiança no professor, uma vez que ele se põe à prova para tirar as dúvidas dos alunos nano hora, sem precisar de dias para fazer uma pesquisa.

Atualmente existem muitas plataformas para fazer transmissões ao vivo, como o YouTube, o Facebook e a Twitch. Vale a pena buscar aprender mais sobre as formas de transmitir o seu conhecimento em um evento ao vivo com os seus alunos.

O outro ponto importante das aulas ao vivo é que, geralmente, apenas os alunos mais engajados vão assistir. Dessa forma, você conseguirá agregar muito valor àqueles que, de fato, desejam aprender o conteúdo.

5. Crie uma comunidade

Atualmente, existem muitas plataformas que permitem a criação de comunidades, como o Discord e o Slack, por exemplo. Essas plataformas são muito interessantes, pois permitem que sejam criados tópicos dentro da sua comunidade.

Portanto, é possível criar uma sala de discussão para cada módulo do seu curso, por exemplo, o que permite uma maior organização e facilita na hora de os seus alunos interagirem entre si.

Além disso, ainda é possível criar tópicos livres, isto é, salas para que todos da comunidade possam falar sobre qualquer assunto. Isso é muito útil para manter os seus alunos unidos e criar uma comunidade engajada.

Uma comunidade bem estruturada irá contribuir para o desenvolvimento de todos os alunos. Muito conteúdo de valor será gerado ali dentro e será um ambiente propício ao networking.

No mercado digital, existem alguns produtos que possuem uma comunidade muito bem estruturada a ponto de atrair novos clientes.

Crie uma comunidade

6. Faça pílulas de conhecimento

As pílulas de conhecimento são excelentes para ajudar o aluno a fixar um conteúdo. Elas nada mais são que um grande resumo de algum tópico, o que é excelente para revisar um conteúdo.

Além disso, as pílulas de conhecimento podem despertar dúvidas nos alunos ou até mesmo pode fazer com que eles associem dois ou mais assuntos abordados no curso, o que pode gerar discussões entre os alunos e abrir o caminho para uma melhor interação entre eles e o professor.

Muitos cursos on-line costumam disponibilizar a transcrição e o resumo das aulas. Dessa forma, os seus alunos terão um material de estudo a mais e um aumento na percepção de valor sobre o seu produto.

Por exemplo, na Voitto, nós disponibilizamos um material escrito para que os alunos possam ir acompanhando as aulas dos nossos cursos.

Hora de colocar em prática!

E aí, gostou das dicas? Esperamos que elas sejam valiosas para você e que você possa utilizá-las para interagir com os alunos do seu curso aqui na Voitto Academy!

Conte conosco para ter todo o suporte necessário para o sucesso do seu conteúdo e também dos seus alunos para que todos sejam impactados positivamente pela nossa plataforma!

Voitto Academy

Voitto Academy

Fundada em 2008, a Voitto nasceu da insatisfação de um de seus fundadores com os modelos acadêmicos tradicionais de ensino que focam na parte técnica e teórica e não acompanham as mudanças, deixando de lado novas práticas empresariais e habilidades fundamentais para sucesso em um novo mundo de negócios. Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.