Se você é um empreendedor ou gestor financeiro, certamente tem trabalhado muito para conseguir administrar e manter o fluxo de caixa da sua empresa saudável neste período de crise.
O cenário é imprevisível já que é difícil fazer planos sem saber até quando vai perdurar a instabilidade econômica.
Nesse contexto, a atenção ao fluxo de caixa é uma das chaves para conseguir passar pela crise e manter sua empresa competitiva no mercado.
E essa tarefa tem duas palavras-chaves a partir das quais você pode traçar sua estratégia de ação: o planejamento e as negociações.
As dicas que vamos enumerar em seguida foram pensadas a partir dessas duas ideias e vão te ajudar a manter o fluxo de caixa na crise.
Permaneça conosco para saber mais!
O primeiro passo para preservar a saúde financeira do seu negócio durante um período de crise é analisar todos os seus dados financeiros e fazer uma lista de ações que podem amenizar o problema.
Veja abaixo algumas das principais ações que podem ser adaptadas à realidade da sua empresa e colocadas em prática o quanto antes.
Essa primeira dica diz respeito ao planejamento. E, se você acha que é impossível planejar em um cenário instável, está enganado.
Se existem várias realidades futuras possíveis, você pode traçar vários planos para estar preparado para agir em diferentes situações.
Sabe o famoso “plano B”? Ele precisa ser tão minucioso quanto o “plano A”. Para isso, o primeiro passo é a análise detalhada de todas as suas informações financeiras.
A crise do novo coronavírus se instaurou já faz algum tempo, e você obviamente já notou os impactos que ela tem causado na sua empresa. Então, você já consegue extrair dados desse período para serem analisados.
Comece sua análise pelas receitas mensais e enumere também as despesas (fixas e variáveis). Assim, você terá uma visão completa da situação financeira da empresa.
Analise também o cenário externo, o momento atual e as perspectivas de mudanças. Em seguida, teste todas as perspectivas possíveis.
Como os resultados de longo prazo são difíceis de traçar na atualidade, foque no curto prazo. Assim, é possível operar as mudanças no planejamento sempre que necessário.
Seguindo esse caminho, você entenderá todos os potenciais riscos e, ao entendê-los, poderá planejar como saná-los ou evitá-los.
Esse é um desejo de todo empreendedor, mesmo fora dos períodos de crise. Mas, no atual cenário, seu foco nessa meta deve ser ainda maior.
Não subestime os pequenos ajustes achando que não vão fazer diferença. Muitas vezes é a redução de pequenas despesas que salva um negócio.
Se seus colaboradores estão em home office, você pode, por exemplo, congelar os serviços de internet e telefone fixo.
Como a folha de pagamento é uma das maiores despesas empresariais, alguns gestores, ao pensarem em redução de custos, focam-se imediatamente nela.
Mas é preciso cuidado, já que uma redução da equipe pode representar colaboradores mais sobrecarregados e menos motivados.
Além disso, quando a crise passar, se você estiver com a equipe reduzida, vai gastar ainda mais para contratar e treinar novos colaboradores.
As negociações com os colaboradores podem aliviar o seu fluxo de caixa e manter o emprego deles.
Pense em estratégias que possam diminuir as despesas da empresa e ao mesmo evitar as demissões.
Havendo home office, é possível, por exemplo, cancelar temporariamente o fornecimento de vales-transporte.
Como dissemos anteriormente, as pequenas reduções de custos fazem muita diferença e, ao optar pelas demissões, quando a crise passar, você terá gastos maiores com contratações e treinamentos.
Para manter o fluxo de caixa durante a crise, você não pode ver a sua receita diminuindo sem fazer nada para amenizar essa situação.
A crise tem afetado a sociedade de maneira quase generalizada, e seu cliente pode estar passando por problemas semelhantes aos seus.
Lembre-se de que é melhor reduzir um pouco sua margem de lucro do que ter muitos clientes inadimplentes ou, pior, muitos cancelamentos de compras ou assinaturas.
Pense em promoções e planeje, por exemplo, um desconto para quem efetuar os pagamentos antes da data de vencimento.
O parcelamento e o adiamento dos prazos também são alternativas para evitar os cancelamentos.
Você pode aproveitar essa fase difícil para estreitar o relacionamento com seus clientes, descobrindo e oferecendo o que eles precisam em termos de descontos, prazos e parcelamentos.
Quando a crise passar, certamente você terá clientes fidelizados.
Dialogue com os seus credores e negocie suas despesas. A mesma regra de parceria que você vai aplicar aos seus clientes também vale para as pessoas ou empresas das quais você é cliente.
Se você possui alguma dívida com fornecedores, tente negociá-la. Se você acha que pode conseguir descontos em alguma das suas despesas fixas, tente alcançá-lo.
Se a sede do seu negócio é um imóvel alugado, negocie descontos no valor do aluguel enquanto a crise persistir.
O locatário certamente terá dificuldade em alugar o imóvel caso você desista do contrato. Então, ele vai preferir oferecer um desconto para que você mantenha sua empresa no local.
Enfim, proponha planos de pagamento a seus fornecedores e esteja aberto a conversas.
Várias medidas provisórias já foram propostas pelo governo desde o início da crise para ajudar as empresas que estão passando por dificuldades. Então, é importante ficar atento às possibilidades em que o seu negócio se enquadra.
As MPs incluem projetos para a manutenção de empregos, linhas de crédito, compartilhamento de encargos trabalhistas, liberação de recursos do FGTS, simplificação de compras públicas e o apoio para o desenvolvimento de pequenos negócios.
Além disso, a Receita Federal está viabilizando a possibilidade de prorrogar algumas obrigações tributárias empresariais durante o período de crise.
Por isso, você deve prestar atenção às medidas já anunciadas e possíveis outras que ainda virão.Elas podem favorecer a manutenção do seu fluxo de caixa nesse período turbulento.
Por mais desafiador que seja o atual momento, não é impossível manter um fluxo de caixa saudável durante a crise.
Faça o checklist com as nossas dicas e certamente você terá muitos detalhes para analisar e planejar. Quanto antes você agir, melhores serão os seus resultados.
E para agilizar a análise dos seus dados financeiros, nada melhor do que a utilização de um software de gestão financeira.
Pode parecer pouco usual a indicação de mais uma despesa em um momento de crise. Mas, é exatamente a demanda pela precisão de cálculos e análises e pela rapidez de resultados que torna o investimento em um software necessário.
Além disso, a utilização de um software especializado te dará mais tempo para encontrar as soluções que o seu negócio necessita, já que você não terá que dispor horas fazendo a gestão financeira da empresa de maneira manual.
O Keruak, por exemplo, é um software disponível no mercado que simplifica sua gestão financeira e te ajuda a ganhar tempo e fechar ótimos negócios!
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