Poder comprar sem sair de casa, com apenas alguns cliques, é uma das sete maravilhas da modernidade, ao menos para mim. Porém, como tudo na vida, essa comodidade tem um preço que nem sempre os consumidores estão dispostos a pagar. E sim, eu estou falando do frete.
Algumas pessoas até possuem um limite “tolerável” para gastar com a entrega. Mas, situações onde o frete é mais caro que o produto são ainda mais desafiadoras e muitas vezes terminam no abandono de carrinho.
Afinal, por que o frete impacta tanto as vendas, ao ponto de fazer alguém desistir de uma compra? Bem, para muita gente o frete é visto como um custo adicional e, por isso, existe essa resistência dos consumidores em pagar pelo envio. Entretanto, nem tudo está perdido. Por isso, separamos 6 estratégias para ajudar você a superar esse obstáculo.
Perder uma venda devido ao valor do frete é algo frustrante para o lojista. Contudo, é importante considerar que o cliente também sai frustrado após se deparar com um frete caro. O lado bom de tudo isso é que existem maneiras de contornar esses problemas e garantir uma boa experiência para ambos os lados. Confira:
Uma forma de minimizar o impacto do frete no seu e-commerce é disponibilizar a cotação do envio na página do produto. Assim, qualquer pessoa que visitar o seu site consegue calcular o valor da entrega antes de colocar a mercadoria no carrinho.
Essa é uma mudança relativamente simples que previne frustrações, evita surpresas desagradáveis durante o checkout e aumenta as chances de conversão.
Conceder frete grátis pode ser tão eficiente quanto oferecer descontos nos produtos. Porém, tenha bastante cuidado para não ficar no prejuízo. A seguir, confira algumas dicas para não errar com essa estratégia:
Definir um valor fixo para as entregas também pode ajudar a driblar a resistência do consumidor em relação ao custo do envio. No entanto, antes de adotar essa ou qualquer outra estratégia de frete, faça as contas. Veja para quais regiões é viável manter esse tipo de oferta e só então divulgue o frete fixo para a sua clientela.
Quando falamos sobre o impacto do frete no e-commerce precisamos considerar o prazo de entrega. Nesse sentido, é importante oferecer para o cliente ao menos duas modalidades de envio: o econômico e o expresso. Assim você garante a satisfação das pessoas que querem a entrega mais barata e daquelas que preferem gastar um pouco mais para receber a encomenda com rapidez.
Os gateways de frete são ferramentas essenciais para quem vende online. O Melhor Envio, por exemplo, é um gateway gratuito que pode ser integrado a várias plataformas de vendas. Entre os benefícios do Melhor Envio podemos destacar:
Essa estratégia pode ser usada até por lojistas que não possuem loja física. A dica, neste caso, é fechar parceria com outros estabelecimentos comerciais que operam no varejo offline. O cliente vai continuar comprando no seu e-commerce, mas tem a opção de buscar o produto em algum parceiro.
Outra maneira de reduzir os custos com os envios é utilizar smart lockers (armários inteligentes). Com esse tipo de solução o consumidor faz o pedido online normalmente, porém consegue fazer a retirada no locker.
Viu?! Apesar do frete impactar bastante lojistas e clientes, com algumas estratégias você consegue diminuir as consequências negativas que esse serviço pode trazer para o seu e-commerce.
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