Ser um bom líder envolve uma série de habilidades e características como: boa comunicação, empatia, capacidade de tomar decisões e muito mais!
Gestão, liderança e comunicação são atualmente habilidades demandas no mercado de trabalho, certo? Isso se justifica pelo fato das contratações buscarem colaboradores que possam exercer cargos de liderança no futuro.
Logo, é importante que você aprenda a como ser um bom líder para aumentar as chances de contratação.
Antes, a ideia era de que essas competências seriam desenvolvidas com o passar do tempo, pelo próprio funcionário na execução de suas responsabilidades.
Contudo, isto mudou. Agora, tanto aptidões técnicas, quanto interpessoais são vistas pelas organizações como essenciais competências profissionais que devem evoluir de forma constante - e lado a lado.
Agora é comum membros de uma equipe resolverem juntos um problema, não é mesmo?
E você, já sabe como agir nesse novo ambiente coorporativo? Nesse artigo você aprenderá como ser um bom líder e protagonizar na sua empresa. Será abordado:
Ser líder é influenciar pessoas de forma a ajudá-las a ser sua melhor versão e potencializar, assim, resultados.
Um bom líder é aquele considerado referência na sua área de atuação. Você já ouviu falar de liderança pelo exemplo, certo? Ser líder é exercer suas atribuições com excelência, por meio do protagonismo. Uma ideia próxima do "quero ser que nem elx quando crescer".
Se você está se perguntando como ser um líder de sucesso, saiba que, para ser um grande líder de verdade, admirado - e por isso, "seguido" - pelo seu time, além de bom desempenho técnico, deve ter habilidades interpessoais bem desenvolvidas.
É considerado um bom líder aquele que exerce a observação com frequência, que conhece sua equipe e sabe perceber o momento certo de agir com emoção ou razão. Um líder referência é aquele que consegue manter a motivação e produtividade da sua equipe!
Acredito que você saiba que tanto o líder quanto o chefe exercem responsabilidade perante um grupo, certo? Mas o que os diferenciaria? Poder de decisão é uma característica compartilhada, mas como cada um exerce esse poder no dia a dia com a equipe?
Ter um bom desempenho no trabalho pode ser um dos motivos que levam alguém a assumir um cargo de gerência na empresa, por exemplo.
Entretanto, para um bom clima organizacional, além de dar resultados, é importante saber como ser bem visto na empresa. Você já deve ter ouvido que as habilidades comportamentais estão em alta, não?
O chefe é aquele que vê sua atribuição como sinônimo de comandar pessoas e impor ordens, visto assim como autoritário.
Costuma ser temido pelos funcionários, centraliza poder e é voltado somente a resultados, raramente possibilitando uma abertura para que um colaborador dê uma opinião ou relate alguma dificuldade.
Já o líder é aquele que tem papel de incentivador e motivador de sua equipe. Um líder de sucesso é aquele que direciona e acompanha sua equipe no atingimento de um resultado.
Agora que você já conhece a diferença entre um líder e um chefe, vamos explicar quais são os diferentes tipos de liderança.
Estudos destacam três tipos de liderença: Liderança Autocrática, Liderança Democrática e Liderança Liberal. Vamos entender um pouco sobre cada um delas?
A liderança autocrática é centralizadora, sendo o líder o tomador de decisões central. Neste tipo de liderança, os liderados precisam acatar as ordens, tendo pouco ou nenhum espaço para questionamentos.
Esse estilo tende a causar desmotivação entre os liderados e até mesmo causar conflitos e pedidos de demissão.
Este estilo de liderança caracteriza-se pela liberdade dos colaboradores. Este tipo de líder não toma as decisões, deixando que seus liderados tenham o poder de escolha sem nenhuma orientação.
Com a Liderança Liberal, os liderados tendem a perder produtividade e faz com que o trabalho em equipe seja extremamente desafiador, uma vez que os membros da equipe não tem um direcionamento correto.
Neste estilo de liderança, o líder é mais participativo e age como um facilitador para a equipe. Na Liderança Democrática, o líder dá espaço para que seus liderados possam participar dos processos, fazer peruguntas e sugerir ideias e melhorias.
Além disso, o líder democrático preocupa-se com a qualidade de vida de seus colaboradores, procurando sempre saber o nível de satisfação de cada um com suas tarefas.
Para saber mais sobre estes três estilos de lideranças, separamos um vídeo para você:
Além desses três estilos de liderança que citamos acima, existem mais alguns que surgiram posteriormente, mas que já se encontram presentes no mercado de trabalho. São eles:
Na Liderança Coaching, o líder está focado na motivação e desenvolvimento de seus liderados. Neste estilo de liderança, o líder busca fazer com que seus liderados alcançem o seu potencial máximo.
Este estilo de liderança segue a teoria de Paul Hersey e Kenneth Blanchard, onde a ideia é que o líder varie seu estilo de liderança de acordo com a situação e seus liderados.
A Liderança Técnica, também conhecida como Liderança Operacional, é aquela em que o líder tem grande domínio de todos os assuntos tratados pelo seu time de liderados e isso faz com que estes tomem seu líder como inspiração.
Acredito que você está interessado agora em saber como ser um líder bem-sucedido então, né?
O que é preciso para ser um grande líder é assumir um papel de respeito e de colaboração com sua equipe. É conhecer os pontos fortes de cada, auxiliá-los nas dificuldades e compartilhar responsabilidades e resultados.
Ou seja, para ser um bom líder, é importante manter sua equipe motivada e integrada!
Chegamos no momento do artigo que você saberá o que é preciso para ser um grande líder! Na prática, como se identifica um líder, quais suas características?
Entregar bons resultados talvez seja uma das mais importantes tarefas de um grande líder, concorda? Só que, para entregar estes resultados, ele precisa tomar decisões inteligentes, isto é, decisões que resultem no do seu setor, área e empresa.
Essa é uma das primeiras dicas para ser um bom líder e saber como liderar uma equipe com sucesso.
Como falamos anteriormente, uma das tarefas mais importantes de qualquer líder é conseguir entregar bons resultados. E essa não é uma tarefa simples, não é mesmo?
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Depois de você conhecer o primeiro passo da Formação Lean Seis Sigma, White Belt, que tal ver as dicas de liderança com os aprendizados que as certificações podem te propiciar?
A especialização em Lean Seis Sigma poderá aperfeiçoar ao máximo as suas competências no que diz respeito às habilidades técnicas, isto é, que compreendem eficiência e execução.
As várias metodologias e ferramentas da qualidade são empregadas de forma estruturada e objetiva por meio do método DMAIC e permitem que o futuro profissional entregue resultados cada vez melhores.
Enquanto a habilidade técnica envolve execução, a de gestão abrange planejamento e administração.
Com base na demanda de responsabilidades que determinada função exige, saber priorizar com inteligência as tarefas mais urgentes/importantes e planejar sua execução com forte apelo estratégico é essencial.
Para conseguir cumprir esta finalidade, nada melhor do que conhecer a fundo toda a sistemática e eficiente sequência do programa Lean Seis Sigma.
É muito importante aprimorar seu relacionamento interpessoal com colegas de trabalho de forma produtiva. Encontrar e beneficiar ambos os lados é um dos exemplos de como o Lean Seis Sigma pode ajudar.
Afinal de contas, este é um programa que conta com várias ferramentas estatísticas, enxutas e da qualidade que incentivam a reunião e a troca de ideias e experiências para que se encontre o melhor caminho.
Ser um grande líder requer decisões estratégicas eficazes. Um dos meios mais rentáveis encontrados pelo ser humano para elevar o nível de eficácia de suas decisões foi a estatística.
Este novo campo de conhecimento - difundido, principalmente, no século passado - é a base do Lean Seis Sigma. Decisões baseadas em histórico, análise, fatos e dados tendem a ser muito mais assertivas do que decisões meramente intuitivas, não é verdade?
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Para se tornar um bom líder em seu trabalho, são necessárias algumas habilidades como:
Além de diversas outras soft skills que podem ser desenvolvidas com o tempo e prática. E nós podemos te ajudar com isso!
Como você percebeu após a leitura deste artigo, um bom líder precisa estar sempre desenvolvendo suas habilidades e competências.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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