O que é ser um Bom Líder?
Diferença entre um Bom Líder e um chefe
Estilos de liderança
Características de um Bom Líder desenvolvidas pelo Lean Seis Sigma
Como ser um Bom Líder no trabalho?
Desenvolva as suas Soft Skills!

Aprenda como se tornar um Bom Líder utilizando a metodologia Lean Seis Sigma!

Neste artigo, você vai aprender como ser um Bom Líder com habilidades desenvolvidas com a capacitação em Lean Seis Sigma. Seja um Líder e não um chefe!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como se tornar um Bom Líder utilizando a metodologia Lean Seis Sigma!

Ser um bom líder envolve uma série de habilidades e características como: boa comunicação, empatia, capacidade de tomar decisões e muito mais!

Gestão, liderança e comunicação são atualmente habilidades demandas no mercado de trabalho, certo? Isso se justifica pelo fato das contratações buscarem colaboradores que possam exercer cargos de liderança no futuro.

Logo, é importante que você aprenda a como ser um bom líder para aumentar as chances de contratação.

Antes, a ideia era de que essas competências seriam desenvolvidas com o passar do tempo, pelo próprio funcionário na execução de suas responsabilidades.

Contudo, isto mudou. Agora, tanto aptidões técnicas, quanto interpessoais são vistas pelas organizações como essenciais competências profissionais que devem evoluir de forma constante - e lado a lado.

Agora é comum membros de uma equipe resolverem juntos um problema, não é mesmo?

E você, já sabe como agir nesse novo ambiente coorporativo? Nesse artigo você aprenderá como ser um bom líder e protagonizar na sua empresa. Será abordado:

  • O que é ser um Bom Líder?
  • Diferença entre Bom Líder e chefe;
  • Estilos de liderança;
  • Características de um Bom Líder desenvolvidas pelo Lean Seis Sigma;
  • Como ser um Bom Líder no trabalho?

O que é ser um Bom Líder?

Ser líder é influenciar pessoas de forma a ajudá-las a ser sua melhor versão e potencializar, assim, resultados.

Um bom líder é aquele considerado referência na sua área de atuação. Você já ouviu falar de liderança pelo exemplo, certo? Ser líder é exercer suas atribuições com excelência, por meio do protagonismo. Uma ideia próxima do "quero ser que nem elx quando crescer".

Se você está se perguntando como ser um líder de sucesso, saiba que, para ser um grande líder de verdade, admirado - e por isso, "seguido" - pelo seu time, além de bom desempenho técnico, deve ter habilidades interpessoais bem desenvolvidas.

É considerado um bom líder aquele que exerce a observação com frequência, que conhece sua equipe e sabe perceber o momento certo de agir com emoção ou razão. Um líder referência é aquele que consegue manter a motivação e produtividade da sua equipe!

Diferença entre um Bom Líder e um chefe

Acredito que você saiba que tanto o líder quanto o chefe exercem responsabilidade perante um grupo, certo? Mas o que os diferenciaria? Poder de decisão é uma característica compartilhada, mas como cada um exerce esse poder no dia a dia com a equipe?

Ter um bom desempenho no trabalho pode ser um dos motivos que levam alguém a assumir um cargo de gerência na empresa, por exemplo.

Entretanto, para um bom clima organizacional, além de dar resultados, é importante saber como ser bem visto na empresa. Você já deve ter ouvido que as habilidades comportamentais estão em alta, não?

O chefe é aquele que vê sua atribuição como sinônimo de comandar pessoas e impor ordens, visto assim como autoritário.

Costuma ser temido pelos funcionários, centraliza poder e é voltado somente a resultados, raramente possibilitando uma abertura para que um colaborador dê uma opinião ou relate alguma dificuldade.

Já o líder é aquele que tem papel de incentivador e motivador de sua equipe. Um líder de sucesso é aquele que direciona e acompanha sua equipe no atingimento de um resultado.

Estilos de liderança

Agora que você já conhece a diferença entre um líder e um chefe, vamos explicar quais são os diferentes tipos de liderança.

Estudos destacam três tipos de liderença: Liderança Autocrática, Liderança Democrática e Liderança Liberal. Vamos entender um pouco sobre cada um delas?

Liderança Autocrática

A liderança autocrática é centralizadora, sendo o líder o tomador de decisões central. Neste tipo de liderança, os liderados precisam acatar as ordens, tendo pouco ou nenhum espaço para questionamentos.

Esse estilo tende a causar desmotivação entre os liderados e até mesmo causar conflitos e pedidos de demissão.

Liderança Liberal

Este estilo de liderança caracteriza-se pela liberdade dos colaboradores. Este tipo de líder não toma as decisões, deixando que seus liderados tenham o poder de escolha sem nenhuma orientação.

Com a Liderança Liberal, os liderados tendem a perder produtividade e faz com que o trabalho em equipe seja extremamente desafiador, uma vez que os membros da equipe não tem um direcionamento correto.

Liderança Democrática

Neste estilo de liderança, o líder é mais participativo e age como um facilitador para a equipe. Na Liderança Democrática, o líder dá espaço para que seus liderados possam participar dos processos, fazer peruguntas e sugerir ideias e melhorias.

Além disso, o líder democrático preocupa-se com a qualidade de vida de seus colaboradores, procurando sempre saber o nível de satisfação de cada um com suas tarefas.


Para saber mais sobre estes três estilos de lideranças, separamos um vídeo para você:

Além desses três estilos de liderança que citamos acima, existem mais alguns que surgiram posteriormente, mas que já se encontram presentes no mercado de trabalho. São eles:

Liderança Coaching

Na Liderança Coaching, o líder está focado na motivação e desenvolvimento de seus liderados. Neste estilo de liderança, o líder busca fazer com que seus liderados alcançem o seu potencial máximo.

Liderança Situacional

Este estilo de liderança segue a teoria de Paul Hersey e Kenneth Blanchard, onde a ideia é que o líder varie seu estilo de liderança de acordo com a situação e seus liderados.

Liderança Técnica

A Liderança Técnica, também conhecida como Liderança Operacional, é aquela em que o líder tem grande domínio de todos os assuntos tratados pelo seu time de liderados e isso faz com que estes tomem seu líder como inspiração.

Características de um Bom Líder desenvolvidas pelo Lean Seis Sigma

Acredito que você está interessado agora em saber como ser um líder bem-sucedido então, né?

O que é preciso para ser um grande líder é assumir um papel de respeito e de colaboração com sua equipe. É conhecer os pontos fortes de cada, auxiliá-los nas dificuldades e compartilhar responsabilidades e resultados.

Ou seja, para ser um bom líder, é importante manter sua equipe motivada e integrada!

Chegamos no momento do artigo que você saberá o que é preciso para ser um grande líder! Na prática, como se identifica um líder, quais suas características?

Entregar bons resultados talvez seja uma das mais importantes tarefas de um grande líder, concorda? Só que, para entregar estes resultados, ele precisa tomar decisões inteligentes, isto é, decisões que resultem no do seu setor, área e empresa.

Essa é uma das primeiras dicas para ser um bom líder e saber como liderar uma equipe com sucesso.

Torne-se um White Belt em Lean Seis Sigma

Como falamos anteriormente, uma das tarefas mais importantes de qualquer líder é conseguir entregar bons resultados. E essa não é uma tarefa simples, não é mesmo?

Mas ela pode ser! Com o Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, você vai aprender técnicas para aumentar as chances de atingir este objetivo! E o melhor de tudo, esse curso está hoje com 100% de desconto! É isso mesmo que você leu!

Utilize o cupom BLOG100 e garanta esse curso incrível de forma GRATUITA!

Então não perca tempo, garanta bons resultados para a sua empresa! É só clicar na imagem e começar o curso hoje mesmo!

Banner do curso Treinameno de White Belt em Lean Seis Sigma.

Depois de você conhecer o primeiro passo da Formação Lean Seis Sigma, White Belt, que tal ver as dicas de liderança com os aprendizados que as certificações podem te propiciar?

1. Habilidade técnica

A especialização em Lean Seis Sigma poderá aperfeiçoar ao máximo as suas competências no que diz respeito às habilidades técnicas, isto é, que compreendem eficiência e execução.

As várias metodologias e ferramentas da qualidade são empregadas de forma estruturada e objetiva por meio do método DMAIC e permitem que o futuro profissional entregue resultados cada vez melhores.

2. Habilidade de Gestão

Enquanto a habilidade técnica envolve execução, a de gestão abrange planejamento e administração.

Com base na demanda de responsabilidades que determinada função exige, saber priorizar com inteligência as tarefas mais urgentes/importantes e planejar sua execução com forte apelo estratégico é essencial.

Para conseguir cumprir esta finalidade, nada melhor do que conhecer a fundo toda a sistemática e eficiente sequência do programa Lean Seis Sigma.

3. Habilidade de Comunicação

É muito importante aprimorar seu relacionamento interpessoal com colegas de trabalho de forma produtiva. Encontrar e beneficiar ambos os lados é um dos exemplos de como o Lean Seis Sigma pode ajudar.

Afinal de contas, este é um programa que conta com várias ferramentas estatísticas, enxutas e da qualidade que incentivam a reunião e a troca de ideias e experiências para que se encontre o melhor caminho.

4. Habilidade de Liderança

Ser um grande líder requer decisões estratégicas eficazes. Um dos meios mais rentáveis encontrados pelo ser humano para elevar o nível de eficácia de suas decisões foi a estatística.

Este novo campo de conhecimento - difundido, principalmente, no século passado - é a base do Lean Seis Sigma. Decisões baseadas em histórico, análise, fatos e dados tendem a ser muito mais assertivas do que decisões meramente intuitivas, não é verdade?

Para saber mais sobre como a capacitação em Lean Seis Sigma pode te auxiliar a se tornar um grande líder, convido você a conferir os cursos de Green Belt e Black Belt aqui da Voitto!

Como ser um Bom Líder no trabalho?

Para se tornar um bom líder em seu trabalho, são necessárias algumas habilidades como:

  •  Boa comunicação;
  •  Ter empatia;
  •  Possuir a capacidade de inspirar e motivar seus liderados;
  •  Ter respeito por todos.

Além de diversas outras soft skills que podem ser desenvolvidas com o tempo e prática. E nós podemos te ajudar com isso!

Desenvolva as suas Soft Skills!

Como você percebeu após a leitura deste artigo, um bom líder precisa estar sempre desenvolvendo suas habilidades e competências.

E com o nosso Programa de Formação em Soft Skills, você vai poder desenvolver as mais diversas soft skills, como:

  • Técnicas de Liderança;
  • Produtividade e Gestão do Tempo;
  • Pensamento Crítico;
  • Inteligência Emocional;
  • Comunicação & Feedback;
  • Criatividade;
  • Gestão de Conflitos;
  • Oratória.

Viu como nosso programa é super completo? Então não perca tempo! Comece hoje mesmo a sua jornada de conhecimento, é só clicar na imagem abaixo!

Banner do Programa de Formação em Soft Skills.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Liderança Para Gestores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.