Uma equipe de alta-performance é aquela que possui membros que exercem seu papel, são dinâmicos, responsáveis, proativos, eficientes e multidisciplinares.
Com a Transformação Ágil os times de colaboradores da empresa são pequenos e autogerenciáveis, de forma com que todos possam ter a oportunidade de serem criativos e inovadores, seguindo os valores do Manifesto Ágil.
No entanto, é comum em algumas organizações, que estão transitando para o modelo ágil, não saber por onde começar ou já começaram, mas não conseguem enxergar resultados relacionados à agilidade de sua equipe.
Se esse é o seu caso ou se quer entender mais sobre esse assunto, continue com a gente, porque vamos abordar os seguintes tópicos:
Uma equipe de alta performance é aquela que é formada por pessoas engajadas, criativas, apaixonadas pelo que fazem e inconformadas com a realidade em que vivem, por isso estão sempre em busca da melhoria contínua. E na Transformação Ágil não é diferente.
Em um modelo tradicional de gestão os colaboradores são totalmente dependentes dos seus chefes e, muitas vezes, as equipes são compostas por muitas pessoas, com a ilusão de que haverá um aumento de produtividade.
Então, organizações que mantinham o modelo tradicional perceberam que essa maneira de trabalhar não supria mais as exigências do mercado atual, porque os resultados se baseavam em processos lentos e pessoas desmotivadas.
Com a Transformação Ágil de Negócios, temos que equipes enxutas, de 4 a 5 pessoas, auto gerenciadas, podem aumentar exponencialmente a performance de um time.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, equipes auto gerenciadas tendem a receber mais feedbacks positivos, que se transformam em colaboração mútua e maior produtividade do time.
Ainda, indivíduos em equipes menores tendem a enxergar melhor seu papel dentro da organização, possuem espaço para serem inovadores e são mais vistos pelos seus gestores. E isso faz com que sejam mais desafiados e inspirados, tendendo a se diferenciar.
Existem diversas metodologias ágeis que ajudam as organizações a construir times ágeis, como Scrum, Extreme Programming, SAFe, Kanban, entre outras.
Contudo, transformar uma equipe para um modelo de alta performance é mais do que aplicar metodologias ágeis no cotidiano.
Dessa forma, vamos te mostrar como formar as melhores equipes na sua organização, com constância de bons resultados. É só permanecer com a gente!
Para formar equipes de alto desempenho é preciso que haja a construção de princípios e valores que permanecem, mesmo que as ferramentas e metodologias utilizadas se modifiquem no futuro.
Deste modo, é imprescindível que se atente às iniciativas abaixo:
Com a Transformação Ágil o propósito final é bem definido: gerar valor para o cliente. Mas como chegar lá?
O primeiro passo é entender que não se trata de como executar mais em menos tempo, e sim de como entregar um trabalho melhor, de forma eficiente e suscetível às mudanças.
Tarefas complexas podem ser substituídas por ações simples, menores e alcançáveis, de modo com que cada colaborador saiba exatamente o que fazer para contribuir na entrega de valor para o cliente.
A partir do momento que a equipe lida com um Scrum Master e um Product Owner inspiradores, ela se sente impulsionada a alcançar a excelência de seus resultados.
Um líder é aquele que ouve, entende dificuldades e aspirações, estimula feedbacks e valoriza o papel de cada membro da equipe, criando um time depessoas engajadas e prontas para fazer acontecer.
Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?
O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.
Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?
Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!
Em uma equipe existe o medo de errar, o medo de mudanças e, diversas vezes, um grau de perfeccionismo elevado e prejudicial.
Esses sentimentos impedem muitos profissionais de assumirem riscos em seus projetos e adquirir uma boa performance.
Dessa forma, com a Transformação Ágil é preciso que se crie uma esfera confortável para discussões e que, desde o início, o erro seja tratado como aprendizado por toda a empresa.
Com a Transformação Ágil, a chave para o sucesso das equipes de alta performance é aprender de forma rápida. O fato do erro ser tratado como aprendizado também se encaixa aqui, a grande questão é solucionar o problema de maneira eficaz.
É importante entender que grandes produtos, aqueles que realmente encantam o cliente, muitas vezes, são frutos de diversos experimentos e tentativas que aconteceram anteriormente.
Um dos principais meios para a constância de resultados é que o time esteja em constante aperfeiçoamento, a fim de que os profissionais tenham meios de se desenvolver e contribuir com ideias cada vez mais criativas e inovadoras.
Um time atualizado, que conhece técnicas, entende o mercado e busca tudo isso no dia a dia possui grandes chances de alavancar o negócio.
E, ainda há um grande mito dentro da Transformação Ágil em pensar que um time, por ser pequeno e auto gerenciável, não possui lideranças fortes, que todos estabelecem regras e agem com desorganização. Mas isso não é verdade.
Para manter a constância de resultados é importante que a gestão mensure os resultados, utilizeindicadores de desempenhoe articulem estratégias que visam o sucesso da organização.
Dessa forma, o papel do líder na transformação ágil é o de alguém que capacita o time e atua como um acelerador de resultados.
O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!
Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.
Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!
Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.
Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!