Independente do serviço que você oferece, estar fora do Instagram hoje em dia significa perder dinheiro. Seja para conquistar clientes, construir uma audiência, ou até mesmo encontrar o seu público, dominar o processo de como vender pelo Instagram pode ser a chave para decolar o seu negócio.
Com mais de 1 bilhão de contas no Instagram, acessando mensalmente espalhados pelo mundo inteiro, essa rede social permite que pessoas e empresas alcancem uma visibilidade que, poucos anos atrás, era inimaginável.
Porém, não basta se posicionar e tentar vender de qualquer forma. Afinal, a concorrência para ganhar a atenção do público é imensa. Por isso, para ser bem-sucedido, é preciso aprender a como vender pelo Instagram efetivamente.
Ficou interessado? Então não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:
Apenas no Brasil, o Instagram conta com mais de 100 milhões de usuários ativos. Assim, parece natural que, se alguém deseja vender produtos ou qualquer outra coisa, estar no Instagram é um ótimo passo.
Para crescer qualquer negócio, é preciso estar onde o seu público consome conteúdo, falando sobre o que eles querem ouvir. E, independente do nicho que você faz parte, muito provavelmente o seu público vai estar no Instagram.
Com ferramentas cada vez mais focadas em auxiliar os usuários que vendem pela plataforma (seja uma publicação, um produto físico, um curso, ou quaisquer outras coisas) como novos recursos como o “Instagram Shopping”, a pergunta mais adequada seria: por que não vender pelo Instagram?
Ao aprender a como vender no Instagram, é possível executar as estratégias mais adequadas para cada modelo de negócio, focado em crescimento orgânico, por exemplo, ou optando por investir em tráfego pago pelo Instagram Ads.
Além disso, utilizar o Instagram vai muito além da venda final do produto. É também sobre encontrar e fidelizar o seu cliente, sendo capaz de utilizar os dados gerados e fornecidos pela plataforma para aperfeiçoar o seu conteúdo.
Nesse sentido, o Instagram fornece a possibilidade de estar em contato direto com o seu cliente, de maneira natural e agradável, se tornando inclusive parte do dia a dia dele.
Com formatos criados para situações distintas, como stories, Reels, posts no feed, lives, directs e etc, é possível produzir conteúdos distintos conforme a necessidade.
Afinal, um grande fator de destaque na Internet é o domínio do marketing de conteúdo. Nessa modalidade, o valor é gerado para o cliente muito antes do mesmo efetuar a compra: e isso tem tudo a ver com vender.
Com o amplo acesso a informações para comparação, e com o mar de possibilidades que inundam o leitor, os fatores decisivos para fechar um negócio muitas vezes são pequenos aspectos subjetivos (que muitas empresas podem até considerar irrelevante).
Se o cliente tem que escolher entre produtos de qualidade e preço parecidos, qual empresa é mais provável que ele escolha uma empresa cujo Instagram limita postagens de caráter institucional ou uma empresa com diversos conteúdos apresentando o produto, e canais de comunicação para interação com o público.
Vender pelo Instagram traz para todos os empreendedores a possibilidade de escalar o seu negócio, com o privilégio, que antes era restrito apenas às grandes empresas, da possibilidade de alcançar pessoas do mundo todo.
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Que o Instagram é uma excelente plataforma para expandir ou começar os seus negócios é fácil de perceber, mas a pergunta natural que surge é: como vender pelo Instagram?
Como todas as estratégias de marketing digital, a resposta direta é: depende. Afinal, como você vai vender depende diretamente de vários fatores específicos do seu público-alvo.
No entanto, há dicas e estratégias que ajudam a vender pelo Instagramde maneira eficiente, possibilitando um crescimento muito mais acelerado.
Confira abaixo as principais delas:
Como primeiro passo, é fundamental para vender no Instagram possuir um perfil comercial. Feito para quem pretende utilizar a plataforma para vender ou divulgar algum produto/ conteúdo, essa modalidade apresenta diversas vantagens em relação ao perfil pessoal tradicional.
Acompanhe algumas das principais do “perfil comercial” vantagens abaixo:
Além de ganhar acesso a ferramentas indispensáveis, como:
Para transformar o seu perfil em um perfil comercial, basta ir em “Configurações” > “Mudar para conta profissional”, e preencher os dados solicitados conforme você ou sua empresa se identificam.
O Instagram já possui diversas ferramentas e meios distintos para comunicação, sendo cada meio mais indicado para finalidades específicas. Entre as principais funcionalidades estão:
Sendo assim, agora veja outra modalidade de engajamento nas vendas pelo Instagram!
Uma vez entendido bem a plataforma, e as maneiras de crescimento na mesma, normalmente vale a pena começar a investir em campanhas pagas.
Isso porque o crescimento orgânico de fato possui diversas vantagens, porém, para conseguir alavancar as suas vendas, as campanhas pagas são um das melhores e mais eficazes estratégias (quando bem executadas).
Através do Instagram Ads, é possível definir quanto se deseja investir, a duração da campanha dentre outras preferências que ajudam a estabelecer os anúncios da maneira mais adequada.
Por ser uma das maiores redes sociais do mundo, é essencial criar conteúdos para engajar o público no Instagram, mas não de qualquer tipo, e nem de qualquer jeito, é preciso saber o que está fazendo.
Para isso, há diversas maneiras que se mostram mais eficientes de acordo com cada objetivo, mas uma consequência é comum a todos: a fidelização do cliente.
Uma vez que o usuário acredita na proposta da empresa, e acompanha de perto o trabalho da mesma, é inevitável que o mesmo confie cada vez mais nos produtos ou serviços oferecidos.
Assim, as principais maneiras de conseguir engajar seu público através do conteúdo são:
Interessante, não é mesmo? Para ver mais conteúdos como esse que possam te auxiliar no seu crescimento profissional, basta continuar o Blog Voitto que sempre estaremos com assuntos em alta para te ajudar a ser um profissional de primeira linha e que transforma seus sonhos em realidade.
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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