O Conceito de Management 3.0
Os 6 princípios do Management 3.0
Benefícios e Propósito do Management 3.0
Implementação do Management 3.0
Desafios e Futuro do Management 3.0

Management 3.0: O que é e como Aplicar o Modelo na sua Empresa

Descubra o Management 3.0: uma abordagem inovadora para impulsionar a produtividade e a colaboração na sua empresa

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Management 3.0: O que é e como Aplicar o Modelo na sua Empresa

O Management 3.0 é uma abordagem dinâmica e inovadora para a gestão empresarial, que visa atender às demandas de um mundo em constante transformação. Desenvolvido por Jurgen Appelo, esse modelo propõe uma nova forma de pensar sobre liderança e organização, adaptada à era da tecnologia e da colaboração.

Ao contrário das estruturas rígidas e hierárquicas do passado, o Management 3.0 enfatiza a autonomia, a responsabilidade compartilhada e a experimentação. Ele reconhece que as equipes são compostas por indivíduos com habilidades e perspectivas únicas, e incentiva a valorização dessas diferenças para promover a inovação e a excelência.

Neste contexto, o Management 3.0 oferece ferramentas e práticas que capacitam os líderes a criar ambientes de trabalho inspiradores, onde os colaboradores se sintam motivados a contribuir com o seu melhor.

Ao adotar os princípios do Management 3.0, as organizações podem se tornar mais ágeis, adaptáveis e bem-sucedidas em um mundo de mudanças rápidas e imprevisíveis. Confira mais sobre o tema através do seguintes tópicos:

  • O Conceito de Management 3.0
  • Os 6 princípios do Management 3.0
  • Benefícios e Propósito do Management 3.0
  • Implementação do Management 3.0
  • Desafios e Futuro do Management 3.0

Tenha um bom aprendizado!

O Conceito de Management 3.0

Definição

Também chamado de Gestão 3.0, o Management 3.0 é uma método de liderança  em que o gerenciamento é responsabilidade de todos e não se concentra mais em uma única pessoa, como nos outros métodos ágeis.

Dessa forma, se torna possível o desenvolvimento do perfil de liderança em todos os colaboradores já que as tarefas de gestão serão distribuídas igualmente pelo time.

Outro ponto importante, é que o gestor funciona como um pilar para definir novas metas e os prazos para que as mesmas sejam cumpridas. E os colaboradores se tornam os principais responsáveis pelas tarefas, praticando a autonomia e proatividade.

A principal proposta dessa metodologia é que o líder da equipe não se preocupe com tarefas simples, mas concentre em apenas organizar as demandas, direcionar e orientar o time nas novas tarefas.

Além disso, a liderança é responsável por acompanhar todo processo e tomar decisões necessárias para o bom funcionamento e desenvolvimento das atividades.

Os 6 princípios do Management 3.0

Existem alguns pontos fundamentais para que a Gestão 3.0 tenha sucesso quando praticada, confira:

1. Alinhar Restrições

Os modelos tradicionais focam exclusivamente em regras, enquanto o Management 3.0 está totalmente focado nas restrições. Isso faz com que os colaboradores criem consciência das questões que precisam ser reestruturadas.

Ao contrário dos modelos tradicionais que cada vez mais buscam enrijecer os processos empresariais. Dessa forma, as restrições guiam e alinham interesses em comum, fazendo com que todos possuam um único foco.

2. Energizar Pessoas

Esse princípio se liga diretamente ao quanto motivado o time se encontra. O papel de acompanhar todo engajamento da equipe é do gestor, e ele deve assegurar que todo time se encontre engajado, motivado e com potencial criativo.

Dessa forma, é papel do gestor incentivar os funcionários a vestirem a camisa da empresa, direcionando suas energias a garantir que as melhores soluções para determinados problemas sejam desenvolvidas.

3. Empoderar Times

Desenvolver estratégias para manter seu time motivado é uma grande contribuição para o empoderamento da equipe. Pois, através dessas estratégias é possível passar para o colaborador o senso de dono, seja de algum projeto ou tarefa.

O desenvolvimento desse sentimento não é uma tarefa que pode ser realizada de um dia para outro, pois existem alguns limites que devem ser superados, seja por aqueles que estão assumindo novas tarefas quanto para quem não deseja abrir mão da sensação de poder.

Uma forma de lidar com essa situação é preparando o time para que desenvolvam visão estratégica de todas as demandas desenvolvidas nas corporações, pois através delas é possível tomar decisões em situações simples ou complexas.

4. Desenvolver Competências

Com o passar do tempo, novas ideias e propostas de marketing vem surgindo. Quando se trata de Management 3.0 é crucial que a empresa e os colaboradores busquem sempre se aprimorar e atualizar suas skills a fim de criar um bom sistema de marketing empresarial, entregando um trabalho com qualidade e excelência.

Uma forma de desenvolvimento dessas competências é através de capacitações de acordo com o perfil de cada colaborador, visando o desenvolvimento pessoal da equipe. Porém, outros treinamentos também devem ser ofertados, principalmente aqueles que podem colaborar para o crescimento do time.

Nesse viés, é importante também que os gestores de equipe deixem os colaboradores confortáveis o suficiente para que solicitem capacitações e treinamentos que façam sentido para o momento em que vivem.

5. Aumentar as Estruturas

É muito comum que as empresas pensem a longo prazo quando se trata de crescimento, além de ser um ponto que impacta positivamente as tomadas de decisão, essa questão faz parte da gestão 3.0.

No Management 3.0, é praticada a criação de times mais enxutos para projetos, além de incentivar a gestão de tempo, fazendo com que a produção cresça de forma exponencial. Com o passar do tempo, equipes multidisciplinares surgem e por isso, para atender aos princípios da metodologia são necessárias novas contratações.

Porém, essa contratação não pode gerar a criação de novas equipes que ocupem o espaço entre linha de produção e entrega do produto para o cliente. Pois, na Gestão 3.0, quanto menor for essa distância, melhor a comunicação entre os times.

6. Melhorar Tudo

A gestão constante de desempenho é fundamental para o sucesso de qualquer corporação. Dessa forma, é viável que, antes de qualquer passo mais importante exista um momento destinado a definição de objetivos, quais as metas e os prazos.

Quando esses pontos são bem definidos, é muito comum que anualmente relatórios sejam desenvolvidos para acompanhar essas metas. Existem também, algumas ferramentas que podem ser utilizadas como um suporte para definição de KPIs assertivos, como é o caso da Matriz SWOT.

A matriz SWOT, é uma ferramenta utilizada para definir diversos pontos de uma empresa, como: oportunidades, ameaças, forças e até fraquezas. Através dela, é possível entender quais caminhos tomar e se as estratégias atuais estão surtindo efeito.

Benefícios e Propósito do Management 3.0

Como já apresentado anteriormente, o Management 3.0 possui diversos princípios que colaboram para o crescimento organizacional. Além disso, existem alguns benefícios que convém ser citados:

Melhoria do Desempenho

A gestão 3.0 contribui para a melhoria do desempenho de diversas maneiras, sendo elas:

  • Aumento da produtividade: quando o ambiente de trabalho é um incentivador e engajado, o uso do Management 3.0 se torna um propulsor de atividades em grupo, fazendo com que as entregas sejam mais eficientes. 
  • Foco na qualidade:  do mesmo modo, quando se incentiva diariamente a melhoria, essa metodologia acaba gerando um aumento na qualidade das atividades desenvolvidas, fazendo com que os produtos possuam mais valor para os consumidores. 
  • Agilidade e adaptabilidade ao mercado:  com uma cultura organizacional definida de forma flexível e adaptável, ao utilizar o Management 3.0 as empresas se tornam mais suscetíveis a aceitação da rápida mudança no mercado, fazendo com que tenha grande vantagem competitiva.
  • Fit Cultural: uma boa gestão faz com que a cultura da empresa ganhe cada vez mais força. Isso porque a tendência é reforçar pontos importantes, fazendo com que os colaboradores estejam cada vez mais inseridos nos princípios reforçados pela empresa. 
  • Bom clima organizacional: como nesse modelo o papel da liderança é descentralizado, cada colaborador se torna responsável por gerir determinados resultados. Esse modelo faz que não exista pressão constante da supervisão de um “chefe”.

Engajamento dos Colaboradores

Funcionários motivados e engajados desempenham suas funções de forma a garantir a melhor qualidade possível. Já que os mesmos buscam sempre pelo sucesso da corporação em que trabalham.

Além de desempenharem seus papeis com excelência, os colaboradores se sentem à vontade para colaborarem com melhorias nos processos desenvolvidos pela empresa.

Processos Ágeis

Atualmente, grande parte das empresas fazem uso de processos ágeis, um exemplo muito utilizado para controle de tarefas e produções é o Kanban. Através do uso do Management 3.0, é possível garantir que outros processos da empresa também se tornem ágeis e obtenham bons resultados com os benefícios que a utilização da técnica trás.

Implementação do Management 3.0

Para te auxiliar na implementação do Management 3.0, apresentaremos diversas ferramentas e práticas que podem ser adotadas durante o processo, além disso, alguns estudos de caso para te inspirar ainda mais.

Ferramentas e Práticas

Como dito anteriormente, existem algumas ferramentas e práticas que são extremamente úteis no processo de implementação da Gestão 3.0, confira algumas delas:

  • Reuniões de retrospectiva: tenha no backlog um momento destinado a reuniões de retrospectiva, pois nelas as equipes podem conversar e refletir sobre o trabalho já realizado, dando feedbacks sobre o que funcionou ou pontos que deixaram a desejar, colaborando com o trabalho de todos;
  • Kudo Cards: essa ferramenta auxilia no processo de reconhecimento das conquistas e contribuições relevantes dos membros dos times, essa técnica auxilia na integração da equipe e o reconhecimento mútuo.
  • Feedbacks: tenha implementado sistemas de feedback, para que os colaboradores recebam dos demais funcionários análises sobre as atividades que desempenham, dessa forma, aprimoram o crescimento interpessoal;
  • Delegação de responsabilidades: no Management 3.0, o principal pilar é a descentralização do “poder” designado a um único perfil de liderança, aposte na delegação de tarefas e permita que o time cresça desenvolvendo senso de liderança e responsabilidade;
  • OKRs: as Objectives and Key Results (OKRs) são uma forma de estabelecer os objetivos a serem cumpridos, essas OKRs devem ser claras e mensuráveis, ou seja, devem ser realizáveis e estratégicas para crescimento da empresa;
  • Gamificação: organize eventos e dias para jogos como uma forma de estimular a criatividade dos colaboradores, além disso, crie ramificações como maneiras de manter os membros da equipe cada vez mais motivados e recompensadores; 
  • Ferramentas para colaboração online: é comum que a maioria das empresas utilizem ferramentas que auxiliem na organização das tarefas que devem ser desenvolvidas ao longo do tempo. Algumas ferramentas muito utilizadas são o Trello, Slack, Microsoft Teams e entre outras. Um grande benefício da utilização dessas ferramentas, é que a comunicação e a entrega de tarefas se tornam mais fáceis.
  • Transparência nos processos de gestão: tenha transparência sobre a organização, compartilhe de forma sincera as metas, os desempenhos e as tomadas de decisão, além dos motivos que fizeram chegar a conclusão de algumas metas; 
  • Comunidades de práticas: reforce a colaboração entre equipes, crie comunidades práticas para que colaboradores com interesses em comum possam trocar experiências, conhecimentos e colaborar com outros projetos.

Estudos de Caso

Existem algumas empresas que já aplicaram o Management 3.0 e possuíram grande sucesso, conheça algumas delas:

Spotify

Conhecida internacionalmente, o Spotify é uma empresa que preza pela cultura ágil e inspirada na Gestão 3.0, isso porque a grande streamer de música preza pela autonomia das equipes, além de garantir a colaboração entre as áreas. Sua metodologia é baseada em “tribos”, “esquadrões” e “guildas”, e seus processos reforçam a experimentação contínua.

Booking.com  

A empresa e-commerce de viagens, iniciou sua jornada como uma pequena startup e hoje alcança a lealdade dos amantes de viagens, isso porque, além de oferecer serviços de excelência, a booking aposta em uma organização bem definida de seus processos.

Valorizando a autonomia e o aprendizado contínuo de seus colaboradores. Dessa forma, promove um ambiente em que os funcionários possuam liberdade para buscar novas soluções, tomar decisões e até mesmo aprender com os próprios erros sem serem oprimidos.

Pixar

A queridinha dos filmes de animação também utiliza do Management 3.0 em sua rotina, adotando diversos pilares propostos pela metodologia no cotidiano, como a autonomia e o senso de pertencimento.

Uma curiosidade muito interessante é que sempre após uma grande estreia, existe a cultura de apresentar os pontos que foram favoráveis e os desfavoráveis durante o desenvolvimento do projeto.

Com essa técnica, os colaboradores conseguem entender e sugerir novas técnicas para melhoria dos processos.

Desafios e Futuro do Management 3.0

Assim como qualquer metodologia, existem alguns desafios durante a implementação do Management 3.0, porém, apesar desses problemas, possui um futuro promissor.

Obstáculos

A implementação da Gestão 3.0 pode gerar diversos desafios e estes se estendem à medida que o método continua se desenvolvendo e se expande mundialmente, confira alguns dos desafios:

  • Resistência à mudança: a implementação desse método requer muito cuidado e paciência, visto que o mesmo impacta diretamente a cultura organizacional e as práticas de gestão e liderança existentes. Por isso, é possível que exista uma resistência dos colaboradores ao novo método, já que estavam acostumados com o método tradicional;
  • Necessidade de treinamento: para que a metodologia seja implantada da forma correta, é possível que os colaboradores necessitem de um treinamento para que consigam entender e aplicar a Gestão 3.0 em seu cotidiano e isso pode existir um investimento de tempo e recursos financeiros.
  • Adaptação a um contexto organizacional diferente: como o Management 3.0 é um modelo de gestão flexível, nem todas as organizações irão se adaptar, o que torna a busca por uma forma de driblar possíveis desafios uma busca contínua; 
  • Mensurar resultados: em curto prazo, obter de forma concisa o resultado que essa metodologia de gestão gerou para a empresa pode ser um grande desafio, o ideal é que cada corporação busque formas de identificar através de métricas os resultados atingidos.

Tendências

Apesar dos desafios apresentados no tópico anterior, a Gestão 3.0 possui um futuro promissor, visto que as organizações tendem a se tornar mais ágeis e adaptáveis a mudanças.

O futuro dessa metodologia é dinâmico, pois a medida que novas organizações adotem o método, novas melhorias surgirão. Porém, é possível apresentar algumas tendências que podem fazer parte do Management 3.0, confira:

  • Integração com tecnologias: a Gestão 3.0 provavelmente se integra e adapta as novasnovas tecnologias do mercado, como a inteligência artificial, automação e até mesmo análise de dados, se tornando uma metodologia completa para auxiliar nos processos operacionais; 
  • Foco no bem-estar dos colaboradores: a saúde mental dos colaboradores é fundamental para o bom desenvolvimento das equipes e do local de trabalho, por isso, essa metodologia tende a oferecer práticas que transformem o ambiente trabalhista em algo saudável; 
  • Sustentabilidade: com o crescente foco das empresas em sustentabilidade e responsabilidade social, a Gestão 3.0 irá se unir a práticas que visam o bem estar do meio ambiente, fazendo com que exista uma preocupação organizacional com questões de sustentabilidade;
  • Mais diversidade e Inclusão: a Gestão 3.0 pode concentrar-se ainda mais na promoção da diversidade e inclusão nas organizações, reconhecendo os benefícios da diversidade de pensamento e experiência e implementando práticas que garantam um ambiente de trabalho inclusivo para todos;
  • Abordagem holística para o desempenho organizacional: a Gestão 3.0 requer uma abordagem mais holística para medir e promover o desempenho organizacional, tendo em conta não apenas as métricas tradicionais de sucesso, como lucro e crescimento, mas também os impactos sociais, ambientais e culturais das organizações.

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Comunicação Interpessoal e Feedback

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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