O que faz um consultor de negócios?
Tipos de consultoria
Outras áreas de atuação do consultor de negócios
Consultor de Finanças
Consultor de Marketing
Torne-se um consultor de gestão completo!

Áreas de atuação de um consultor de negócios

Você sabe quais os tipos de consultoria e as áreas em que o consultor de negócios pode atuar? Saiba já qual mais se encaixa com o seu perfil.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Áreas de atuação de um consultor de negócios

Se você acompanha nosso blog, já sabe o que é uma consultoria, por que ser consultor, como precificar uma consultoria, cuidados iniciais em um projeto de consultoria, entre outras coisas a respeito de consultoria, não é mesmo? Certo, mas então quais são as áreas de atuação de um consultor de negócios?

A indústria de consultoria é um dos mais diversos mercados dentro da indústria de serviços profissionais e, como tal, um amplo espectro de tipos de consultoria é encontrado na indústria. Além disso, ser um "consultor" não é um título profissional protegido como a maioria das outras profissões e, como tal, qualquer pessoa pode se intitular consultor de negócios, estratégia, operações, finanças, RH ou marketing.

Dadas as áreas generalizadas em que um consultor pode operar e, além disso, a variedade de locais de trabalho que um consultor pode acessar, houve um aumento acentuado no número de consultores independentes nos últimos anos. Após o influxo na indústria, uma definição comum de "consultor" tornou-se mais difícil de alcançar.

Com isso, surge a necessidade de classificar melhor as áreas de atuação, os tipos de consultoria e suas aplicações, para assim obtermos uma correta definição do termo “consultor”. Pensando nisso, foram definidas algumas das principais áreas de atuação de um consultor de gestão.

Se quiser saber não apenas as áreas de atuação, mas outras lições importantes que quem deseja entrar no mercado de consultoria deve saber, não perca a oportunidade de baixar o ebook gratuito “Guia de Consultores de A a Z”. Clique na imagem abaixo e adquira já o material!

Ebook Guia para Consultores: baixe agora!

O que faz um consultor de negócios?

Consultor de negócios é um termo coletivo usado para todos os serviços que se enquadram em consultoria de estratégia, consultoria de operações e consultoria de RH. Por essa razão, consultores de negócios formam a grande maioria no ramo consultivo. Mais da metade de todos os consultores podem ser definidos como consultores de negócios.

Um consultor de negócios pode também ser visto como um consultor de gestão ou consultor organizacional. São consultores que se concentram em todos os tipos de preocupações organizacionais da estratégia para uma variedade de elementos dentro da gestão.

Esse é o motivo pelo qual geralmente nos referimos ao consultor como consultor de negócios.

Tipos de consultoria

Agora que você já sabe o que é um consultor de negócios, vamos descobrir alguns tipos de consultoria presentes no mercado para que você saiba qual tipo se encaixa melhor no seu perfil ou qual tipo sua empresa ou você está necessitando.

Consultoria em estratégia


O termo consultor de estratégia é usado para descrever o consultor de negócios que opera no mais alto nível do mercado de consultoria, com foco em tópicos estratégicos como estratégia corporativa e organizacional, política econômica, política governamental e estratégia funcional.

Por essa razão, os consultores de estratégia geralmente realizam o trabalho atribuído pelos gerentes de topo, como CEOs, CFOs, diretores e gerentes seniores. Vendo que a natureza da consultoria em estratégia difere das outras áreas mais impulsionadas pela implementação e pelas operações, os consultores de estratégia geralmente têm um perfil diferente de outros consultores.

Seu foco está mais nas habilidades quantitativas / analíticas, e sua descrição do trabalho gira mais em torno de dar conselhos do que supervisionar a implementação.

Consultoria de operações


Consultores de operações, como o próprio nome diz, são consultores que ajudam os clientes a melhorar o desempenho de suas operações. As atividades de consultoria nesse segmento variam de serviços de consultoria a suporte prático à implementação, tanto para funções primárias (Vendas, Marketing, Produção, etc.) como funções secundárias (Finanças, RH, Cadeia de Suprimentos, TI, Jurídico, etc.).

Os consultores de operações formam o maior segmento dentro do ramo consultivo, e a maioria dos consultores está ativa em uma das muitas áreas operacionais subjacentes. Como as operações são frequentemente associadas à estratégia e ao lado tecnológico de uma empresa, os consultores de operações ativas trabalham regularmente lado a lado com especialistas desses domínios.

Consultoria de recursos humanos


Consultores de gestão que atuam no RH ajudam os clientes com questões de capital humano dentro de suas organizações e/ou melhorando o desempenho do departamento de RH. Os principais tópicos centrais da descrição do trabalho dos consultores de RH são, entre outros, mudanças organizacionais, gerenciamento de mudanças, termos de emprego, aprendizado e desenvolvimento, gerenciamento de talentos e aposentadoria.

Consultores de RH também são trazidos por organizações para ajudar a transformar a cultura de negócios dentro de sua organização, ou transformar seu departamento de RH, o que inclui mudanças na área de design organizacional, processos e sistemas, entre outros.

A consultoria de RH forma, juntamente com a consultoria de estratégia, os dois segmentos mais pequenos da indústria de consultoria, e o número de consultores ativos neste domínio é, portanto, inferior aos de outras partes da indústria.

Outras áreas de atuação do consultor de negócios

Além dessas áreas principais, existem outras áreas em que o consultor de negócios pode atuar. Essas áreas são:

Consultor de Finanças


Os consultores de gestão que atuam no segmento de assessoria financeira geralmente trabalham em questões que abordam as capacidades financeiras e, em muitos casos, também as capacidades analíticas dentro de uma organização.

Além disso, os perfis de consultores ativos nesses segmentos podem ser muito diferentes, de consultores de fusões e aquisições e de finanças corporativas a consultores de gerenciamento de riscos, impostos, reestruturação ou imobiliário.

Consultores especializados em pesquisa forense e suporte a reclamações também se enquadram no segmento de Assessoria Financeira. A maioria dos consultores financeiros trabalha para as grandes empresas combinadas de contabilidade e consultoria, ou para escritórios de consultoria de nicho.

Consultor de Marketing


O trabalho do consultor de marketing é focar em desenvolver estratégias para promover, vender e distribuir bens e serviços com sucesso para o público-alvo. Em maior escala, o marketing serve como um meio viável de se pegar um nome, produto ou serviço novo aos olhos do público e transformá-lo em um negócio lucrativo.

Devido a isso, as empresas buscam essa expertise dos consultores de marketing para descobrir técnicas criativas para lançar e manter seus negócios.

Torne-se um consultor de gestão completo!

Agora que você já conhece as áreas de atuação de um consultor de negócios, suas competências e os tipos de consultoria, que tal se tornar um?

Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!

Pensando em você, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Nele, você aprenderá o que é uma consultoria, qual o papel do consultor no mercado, como saber o que o cliente espera, quais são os aspectos mais importantes de uma consultoria e muito mais!

Clique na imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Consultores!

Fundamentos Essenciais para Consultores

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais para Consultores

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Consultores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.