Há muito tempo as vendas já faziam parte da nossa sociedade como uma das profissões mais antigas do mundo, mas hoje, existem alguns processos para facilitar o negócio, como a presença do consultor de vendas.
Essa é uma prática que soa como uma arte, e é fundamental para o crescimento de uma empresa, assim como para o fortalecimento de uma marca, dos produtos ou serviços, afinal, sem venda não há faturamento.
O papel do consultor de vendas surge como pilar para a execução de tarefas que são fundamentais para o negócio, pois ele é capaz de conduzir os clientes durante os processos de compra, gerando a experiência, conversão e compra.
Além disso, ele trabalha com várias frentes de estratégias que ajudam a fechar mais negócios, alinhar o trabalho com a cultura da empresa, realizar a prospecção de novos clientes e encontrar soluções para fidelizar clientes!
Reunimos neste artigo alguns itens que auxiliaram a entender melhor como é o trabalho do consultor de vendas e as funções que eles desempenham, como:
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O consultor de vendas é o profissional que trabalha direcionando seus esforços para realizar análises e levantar o diagnóstico do mercado, além disso ele é o principal responsável a identificar os melhores caminhos para a empresa seguir.
Esse profissional, não tem as mesmas responsabilidades que um vendedor tradicional, pois ele tem a capacidade de conhecer a fundo o cliente e de construir um relacionamento, aliando o seu conhecimento e sua expertise.
Os papéis entre vendedor e consultor de vendas são diferentes, enquanto consultor está preocupado com a relação mas ouvinte, e com resultado ganha-ganha, o vendedor tem o papel mais comunicativo, e com foco apenas em vendas!
Continue a leitura para entender quais são as responsabilidades e funções do consultor de vendas!
Dentre as funções do consultor de vendas, destacam-se a realização da apresentação do negócio, de todo o trâmite da negociação assim como de todos os processos que envolvem as vendas dos produtos ou serviços.
Além disso, o consultor de vendas precisa estar sempre ligado a tudo que acontece no mercado, para oferecer aos clientes produtos que acompanham as tendências e suprir as necessidades para atender os interesses do mercado.
O consultor pode atuar em diversas funções e realizar diferentes tarefas, mas a principal dela, é atuar na área comercial e área de vendas das empresas, além disso, listamos algumas funções que são responsabilidade deles:
Mas você sabe qual é a importância do consultor de vendas para o seu negócio? continue a leitura para descobrir.
Consultor de vendas tem o papel de tornar o espaço mais amplo dentro do mercado de trabalho,levando a solução que os clientes tanto buscam, otimizando seu tempo e oferecendo atendimento que vão de encontro com os seus interesses.
O consultor de vendas consegue trabalhar com mais objetividade, por que ele carrega consigo uma visão mais analítica e estratégica, por isso auxilia os gestores a encontrar a solução de diversos processos de vendas.
Com isso consequentemente, são alinhadas o modo de vendas, para aumentar o volume de negócios a serem fechados e sucessivamente a lucratividade da empresa, de maneira eficiente e eficaz para satisfazer as necessidades.
Contratar um consultor de vendas é responsável por dar ao seu negócio um olhar mais especializado sobre o que você deve realizar na sua operação comercial, com base em metodologias e diagnósticos sistêmicos que auxiliem os processos e resultados.
Continue a leitura para entender como é o mercado de trabalho para o consultor de vendas!
Com a criação de novos modelos de negócios e meios de comercialização, o consultor de vendas é essencial, e já abriu muito espaço no mercado. Ele pode atuar em diferentes estabelecimentos, independentemente do seu produto ou meio.
Há campo de trabalho tanto em lojas e-commerce como em estabelecimentos físicos, autônomos, grandes ou pequenas empresas, catálogos e muitos outros! A oportunidade depende muito mais dos seus esforços e das suas experiências.
Você pode também trabalhar prestando consultoria para diversos times de vendas, seja em indústrias, empresas com nichos ou fábricas, sempre encontrando a melhor solução de negócio!
A jornada de trabalho é de 44 horas e o salário médio no Brasil é de R$1364,47. O teto salarial registrado foi de R$2.489,86 com base nas remunerações registradas em regime CLT no Brasil.
Mas você sabe como você pode se tornar um consultor de vendas de sucesso? Veja a seguir.
Para se tornar um profissional consultor de vendas, apesar de não ser exigido, é muito importante adquirir uma formação de ensino superior. A melhor formação indicada é a formação de um curso superior de marketing ou administração.
A graduação pode ser um diferencial para te destacar em meio a tantos concorrentes, além disso todo conhecimento e experiência valorizar o seu passe na hora da contratação.
Existem algumas características que juntas formam um bom perfil para um bom consultor de vendas, e elas podem também promover o destaque ao seu currículo como:
Além disso existem outras captações e especializações que podem proporcionar um crescimento maior na sua carreira! Assim você consegue aprender novas técnicas, se desenvolver e aperfeiçoar o seu trabalho!
Buscar a realização de cursos que promovam capacitação e especialização, é o melhor caminho para promover o crescimento profissional e pessoal, pois assim você tem a chance de adquirir novas habilidades, experiências e conhecimentos!
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Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
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