A jornada de compra é uma espécie de roteiro que orienta o seu cliente nas etapas do funil de vendas. Ela tem como o objetivo identificar o conteúdo que a sua empresa deve criar para que o consumidor invista na sua marca, de acordo com cada etapa, além de possibilitar a fidelização deste cliente.
Para conquistar clientes promotores para o seu negócio, é essencial alcançar o coração dos seus consumidores e proporcionar uma ótima experiência de compra a eles. Existem diversas estratégias em que você pode apostar para alcançar esse objetivo. Mapear a jornada de compra é uma delas.
O primeiro passo para criar um conteúdo de valor para seu público é definir as personas do seu negócio: personagens semifictícios que representam o comprador ideal.
Com isso, a sua empresa tem a oportunidade de identificar quais são os materiais adequados para conversão, a fim de direcionar os conteúdos e as suas ações. Dessa forma, você consegue conduzir muito melhor as campanhas de marketing digital, conquistando os resultados esperados para a sua organização.
Neste artigo, nós vamos te explicar detalhadamente como criar conteúdo de valor para cada etapa da jornada de compra. Confira os tópicos abaixo e continue a leitura:
Vamos lá?
A jornada de compra, ou jornada de compra do consumidor, é toda a trajetória que o seu lead percorre até a compra do produto ou serviço.
Ela é composta por 4 etapas, sendo:
É através do conhecimento da jornada de compra que as empresas poderão desenvolver ações de marketing e vendas direcionadas exclusivamente para cada lead das etapas.
Depois de entender o que é a jornada de compra do seu cliente, é o momento de conferir cada uma das 4 etapas separadamente.
A primeira etapa da jornada de compra corresponde ao aprendizado e à descoberta. Essa etapa está relacionada ao primeiro contato que um visitante, usuário ou lead tem com a sua empresa — mesmo não tendo nenhuma intenção de compra.
Nessa etapa, ele está apenas curioso e não sabe que tem um problema. Por isso, o grande desafio da sua empresa é chamar a atenção para este problema. Existem algumas perguntas que podem proporcionar insights significativos para a criação de conteúdo focado nesta etapa. Confira:
● Quais são os conteúdos de interesse do seu público-alvo?
● Quais são as maiores dificuldades deste público na hora de encontrar um conteúdo de valor?
● Quais são os principais temas de interesse para este público?
● Como essas pessoas chegaram até a sua empresa?
● Quais são os conteúdos que seu público mais gosta na empresa?
A segunda etapa da jornada de compra é o reconhecimento do problema, quando o consumidor já realizou pesquisas sobre o tema que desperta o seu interesse. Portanto, é o momento de gerar a necessidade de encontrar a solução para esse problema.
É nesse ponto que ele vai começar a pesquisar sobre como resolver a própria dor. Por isso, sua empresa deve conhecer quais são as necessidades do consumidor para conseguir apresentar as melhores soluções. Aqui estão algumas dúvidas para refletir a respeito durante essa etapa:
● Quais são os reais problemas e dificuldades do seu público-alvo?
● Será que essas pessoas conseguiram encontrar exatamente o que precisavam para resolver seu problema?
● Quais conteúdos podem ter faltado para atender a dor do seu público?
● Quais os conteúdos da sua empresa que são úteis para atender aos problemas do seu público-alvo e por quê?
Na terceira etapa da jornada de compra, o cliente já sabe qual é o seu problema e quais são as opções disponíveis para atender a sua demanda. Nesse ponto, você precisa apostar em técnicas que mostrem quais são os diferenciais do seu negócio.
Para isso, é essencial apostar em diversos gatilhos mentais para criar senso de urgência no público. Somente assim, ele avança para a última etapa da jornada de compra. Observe algumas perguntas que precisam ser respondidas nesta etapa:
● Quais foram as soluções encontradas pelo seu público-alvo para solucionar o problema inicial?
● Quantas e quais empresas oferecem a mesma solução?
● As soluções apresentadas pela sua empresa são úteis para resolver a dor dessas pessoas?
● O que está faltando para que mais pessoas apostem nas soluções da sua empresa?
A última etapa da jornada de compra é a decisão. Este é o momento em que o cliente decide o que é melhor para resolver o seu problema e, de fato, efetiva a compra.
Portanto, é fundamental que a sua empresa aposte em estratégias de persuasão. Para elaborar o planejamento estratégico ideal para convencer o cliente a investir no produto da sua empresa, você precisa refletir e responder às seguintes perguntas:
● Em sua empresa, o cliente consegue encontrar com facilidade todas as informações que precisa para tomar uma decisão?
● Quem precisa estar envolvido no processo de decisão do cliente?
● Quais são os pontos cruciais para que o cliente escolha investir na sua empresa?
● Quais são os pontos fortes e fracos encontrados pelo cliente em sua marca?
● O que você pode fazer para melhorar seus serviços e produtos para os clientes?
A empresa que conhece a jornada de compra dos seus clientes e compreende as 4 etapas consegue desenvolver estratégias de vendas mais eficazes para persuadir o lead a continuar o caminho de compra.
Afinal, nenhum cliente é igual ao outro e cada um deles necessitam de ações de marketing e vendas diferentes a depender da etapa em que estão inseridos. Por isso, aplicar a jornada de compra é um passo a mais da concorrência e a certeza de clientes encantados com a sua marca.
Abaixo, listamos um exemplo fundamental de jornada de compra para que você compreenda a aplicação dessa técnica de forma prática:
Imagine que Beatriz é dona de uma loja de cosméticos, na qual comercializa maquiagens e produtos para a pele. A partir do momento em que ela estuda sobre a jornada de compra, decide estruturar as seguintes estratégias para a persona que tem interesse na sua marca:
Etapa 1: Aprendizado e Descoberta - Descubra se a sua pele é oleosa, seca ou mista
Etapa 2: Reconhecimento do Problema - Entenda como manter uma rotina de cuidados com uma pele oleosa
Etapa 3: Consideração da solução - Veja como o produto X age em uma pele oleosa
Etapa 4: Decisão de compra - Veja as vantagens exclusivas que os clientes da “Marca X” possuem!
Tendo essas reflexões em mente durante o processo de planejamento dos conteúdos de valor da sua marca, fica muito mais fácil alcançar e converter o seu público em consumidores das suas soluções!
Depois de compreender o que é a jornada de compra e estudar sobre todas as etapas, ainda falta um problema: como conquistar o “sim” do seu cliente?
O único jeito é melhorar o seu atendimento, desde a abordagem até a execução da venda! Afinal, você sabia que cerca de 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?
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