Controle financeiro de vendas é tão importante queindependente do seu negócio e da complexidade, toda organização precisa analisar e controlar seu processo de vendas de produtos e/ou serviços. E para isso, podemos criar um controle financeiro de vendas utilizando o Microsoft Excel.
Esta planilha tem o objetivo de auxiliar seu usuário a manter um controle geral de suas vendas, controlando a venda de produtos, os clientes, os tipos de vendas e pagamentos realizados, as políticas de descontos e taxas de cobranças, registrando a receita total de vendas e fornecendo ao usuário uma visão geral dos resultados das vendas da empresa.
Interessado? Então, fique aqui! Neste artigo você irá aprender:
Vamos lá?
Controle financeiro de vendas possui um papel importante para a saúde financeira de qualquer empresa. É por meio dele que se pode medir os ganhos, fluxos de caixa, e também a parcela de investimentos disponíveis para a movimentação do capital de giro.
Ele é basicamente uma relação entre compras e vendas de uma empresa, que resulta, no final, em um panorama do fluxo de caixa disponível para o empreendimento e possíveis investimentos futuros.
A realização de vendas é o que garante o funcionamento de qualquer negócio! Por meio delas, os lucros são gerados e assim, as empresas conseguem continuar operando.
Dessa maneira, manter um bom gerenciamento de vendas é uma atividade essencial para um desempenho empresarial de sucesso!
Pensando nisso, criamos para você a Planilha de Controle Financeiro de Vendas, com o objetivo de facilitar o seu trabalho nesse gerenciamento.
Com ela, você poderá organizar suas finanças, lucros, e descontos por clientes, entre outras funcionalidades.
Sendo assim, não perca essa oportunidade! Clique no botão abaixo e faça o download!
O primeiro passo para criar um controle financeiro de vendas é entender como a ferramenta funciona. A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas, bastando apenas clicar nos botões que lhe direcionam para a respectiva aba.
Ao clicar nas setas localizadas no canto superior esquerdo de cada aba retorna-se à página inicial.
Esta aba é a primeira ser preenchida e é onde os dados utilizados na etapa de lançamento devem ser atualizados. Os dados de entrada são resumidos na figura seguinte.
Nestas tabelas não há fórmulas. Portanto, todos os dados podem ser modificados (adicionando ou removendo) de acordo com as necessidades do usuário. As informações contidas são fictícias e servem apenas para explicar a funcionalidade da planilha.
A etapa de lançamentos é onde o usuário irá inserir as vendas realizadas. Esta tabela é difícil de visualizar por inteiro neste documento e, portanto, reproduzimos apenas um fragmento da planilha.
Essa é uma importante etapa do controle financeiro de vendas, pois você deve estar atento aos detalhes para que os lançamentos sejam feitos corretamente.
As colunas coloridas em azul e verde possuem fórmulas e não precisam ser modificadas, já que atualizam automaticamente. As colunas em branco são os dados a serem preenchidos pelos usuários da planilha.
As vendas são registradas mês a mês não havendo necessidade de utilizar uma planilha para cada mês, a menos que sua empresa tenha uma grande variedade de produtos e uma grande venda por mês pode ser que fique melhor utilizar uma planilha para cada mês, dependendo da adaptação do usuário com a planilha.
OBS: A planilha foi desenvolvida para lançar as vendas registrando apenas o mês e não os dias, uma vez que registrando dia a dia o conteúdo iria ficar muito extenso e a planilha se tornaria lenta para manipular, devido a quantidade de informação que seria trabalhada pelas fórmulas existentes.
A aba de resumo dos lançamentos possui quatro tabelas que resumem os resultados financeiros e de quantidades vendidas analisando os produtos/serviços vendidos, os canais de vendas, as formas de pagamento e os meses de vendas. Vemos abaixo um fragmento das mesmas.
As tabelas possuem a quantidade total de vendas, a receita total e a receita média (que é a receita total dividida pela quantidade total de vendas).
Além disso, nas tabelas de produtos/serviços e dos meses o usuário pode comparar o valor da receita de vendas sem desconto (caso não exista desconto em nenhum produto ou para nenhum cliente) e o valor da receita com descontos.
Os resultados podem ser vistos na aba "Gráficos" que reúne cinco gráficos que resumem os resultados obtidos nas vendas.
O primeiro gráfico mostrado acima faz um comparativo mês a mês das receitas geradas com descontos (real) e sem descontos.
Os dois gráficos seguintes mostram a receita e a quantidade total das características que são selecionadas na coluna A e B (quadrado na cor laranja). O usuário pode selecionar visualizar as informações do produto/serviço (conforme o exemplo), canal de vendas e formas de pagamento.
Os gráficos abaixo fazem um comparativo entre os valores de venda médios de cada produto e por mês, respectivamente. Por exemplo, o produto fichário que custa R$ 32,00 é vendido pela loja pelo valor médio de R$ 29,77, que é o valor registrando os descontos associados e as taxas de formas de pagamento.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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