Já parou para pensar em qual é o padrão que o Google utiliza para classificar a qualidade dos conteúdos desse mecanismo de busca? Entre as possíveis respostas, hoje vamos te falar de uma: as métricas do Core Web Vitals!
Conforme os dados dessa avaliação, o Google faz um ranking das páginas encontradas nas buscas de determinadas palavras chaves.
Sendo assim, seguir as métricas Core Web Vitals é de forma direta interferir positivamente na visibilidade do seu conteúdo.
Esses parâmetros de qualidade estão relacionados com a estabilidade de uma página, assim como a sua velocidade de carregamento a cada interação dos usuários.
Quer entender mais a fundo sobre esse assunto? Confira!
● O que são Core Web Vitals?;
● Quais são as métricas que o Core Web Vitals analisa?;
● Quais são as ferramentas para medir o Core Web Vitals?;
● Qual a importância do Core Web Vitals para estratégias de SEO?
Core Web Vitals são um conjunto de métricas desenvolvidas pelo Google e colocadas como forma de análise de qualidade de conteúdo em maio de 2020.
O objetivo principal do Core Web Vitals é medir a usabilidade de uma página. Para isso, ele pode ser dividido em três pilares principais. São eles:
Quer entender mais a fundo sobre cada uma dessas métricas que compõem o conjunto Core Web Vitals? Continue a leitura abaixo.
Como você já sabe, a user experiencedeve ser medida levando em consideração diversos fatores. No entanto, para direcionar melhor os proprietários de sites foram priorizadas as três vertentes que você conheceu anteriormente.
Agora, chegou o momento de entender mais a fundo sobre elas e descobrir como melhorar a experiência do usuário do seu site.
A métrica Largest Contentful Paint ou LCP é voltada para medir o tempo de carregamento de uma página. Por isso, ela é utilizada em todas as páginas tanto em computadores, quanto em dispositivos móveis.
Para essa análise, podem ser utilizados alguns dados secundários, como:
● First Contentful Paint (FCP): tempo de carregamento do primeiro elemento de cada página;
● First Meaningful Paint (FMP): tempo de carregamento do principal elemento de cada página.
Mas o que na prática é contabilizado nessas métricas Core Web Vitals? O tempo de renderização entre o usuário entrar na página até que o conteúdo principal esteja de possível visualização para o usuário. Ele pode ser um texto, imagem, vídeo ou áudio.
A recomendação é que o LCP seja de até 2,5 segundos. No entanto, apenas acima de 4 segundos que deve-se se atentar a essa métrica como causa de eventuais perdas de visitantes e posições sem destaque no Google.
Outra métrica Core Web Vitals que é de grande importância no marketing digital e o SEO é a First Input Delay. Conhecida pela sigla FID, esse parâmetro busca avaliar o tempo para a primeira entrega de conteúdo ao usuário.
Em termos práticos, essa métrica começa a contar o tempo a partir da primeira interação. Podendo ela ser um cliente ou controle JavaScript.
Para a FID, o Google recomenda que o tempo não seja maior que 100 milissegundos. O cenário mais crítico é quando esse período excede 300 milissegundos. Isso qualifica a experiência do usuário como ruim.
Por fim, a última das novas métricas é chamada de Cumulative Layout Shift. Designada como CLS, ela busca analisar a frequência das alterações inesperadas do layout de um site.
Essas mudanças podem impactar na experiência do usuário. Seja de maneira positiva ou negativa. Por isso, deve-se levar em consideração as estratégias de marketing digital para diminuir as pioras na usabilidade dos sites.
Caso o valor da CLS esteja abaixo de 0.1 o Google considera a experiência do usuário boa. Já se o valor estiver acima de 0,25, medidas de melhoria devem ser tomadas imediatamente.
Agora que você já sabe o que é esse conceito, chegou o momento de conhecer quais são as melhores maneiras de acompanhá-las para que o seu conteúdo seja potencializado, confira!
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Você já deve ter imaginado que as Core Web Vitals não podem ser mapeadas sem o auxílio de programas específicos. E é justamente por isso que é possível encontrar no mercado diversas ferramentas para te ajudar nesse processo.
Sendo assim, listamos as principais para que você saiba por onde começar a procurar:
Buscar auxílio nessas plataformas pode ser um grande diferencial no aumento e fidelização de clientes. Por isso, busque alinhar os dados e informações de mais de uma delas, fazendo com que a análise seja mais rica e assertiva.
O SEO é um conjunto de estratégias de marketing digital muito amplo mas que traz grande resultado na performance de um conteúdo e impacta em métricas de venda, conversão e muito mais.
Mas o SEO é uma estratégia que deve ser pensada de maneira a alinhar diversas métricas de ranqueamento e entrega dos mecanismos de busca. Por isso, as métricas Core Web Vitals são fundamentais para o seu desempenho efetivo.
Com elas, é possível testar a usabilidade da página nos quesitos mais relevantes. Que inclusive foram testados e validados por amostras representativas.
Pensando nisso, colocar em prática Core Web Vitals é uma maneira de garantir que a experiência do seu visitante será boa e a performance do seu site também. Principalmente no que diz respeito à agilidade de entregas e carregamentos.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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