O que é a produção de conteúdo na prática?
Quais são os principais canais e tipos de conteúdos?
Como ter sucesso criando conteúdos?
Quais são as ferramentas mais indicadas para criar conteúdos? Conheça 10 delas!
Como posso começar a criar conteúdos de qualidade?

Você sabe o que é criação de conteúdo? Saiba como utilizar esse recurso a seu favor!

Aprenda o conceito sobre criação de conteúdo, e entenda como você pode aproveitar melhor esse recurso para encaminhar o seu negócio!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabe o que é criação de conteúdo? Saiba como utilizar esse recurso a seu favor!

Com o super avanço e procura dos canais digitais para comercialização, divulgação e distribuição de conteúdo, a criação de conteúdo vem se difundindo e ganhando formas, para que estratégias sejam adotadas a fim de atingir o seu público alvo.

Se você se encontra nesse cenário, e quer alternativas para empreender e tornar o seu negócio mais atraente, a fim de impactar nos seus resultados, essa é a hora certa! A adoção da criação de conteúdo pode te ajudar nisso!

Para começo de conversa, você já ouviu falar sobre Marketing de Conteúdo? Pois bem, entender como você pode aplicar essa estratégia é fundamental, antes de sair investindo mundos e fundos sem saber quais são os impactos dessas ações!

Pois agora, chegou a sua vez de aprender e aplicar essa estratégia em suas mídias, nas plataformas!

Separamos os principais tópicos que envolvem o tema! Hoje traremos a solução para os seus problemas na hora de colocar a mão na massa na criação de conteúdo, e são eles:

  • O que é a produção de conteúdo na prática?
  • Quais são os principais canais e tipos de conteúdo para criar?
  • Como ter sucesso criando conteúdos?
  • Quais são as ferramentas mais indicadas para criar conteúdos? Conheça 10 delas!
  • Como posso começar a criar conteúdos de qualidade? Confira alguns passos!

Então bora imergir nessa leitura?

Você quer aprender a tomar melhores decisões a partir da realização de uma análise de risco? Temos aqui a sua solução!

Com a nossa planilha de Planilha de Análise de Risco e Matriz de Decisão, você terá acesso a uma estrutura prática e interativa que te permite categorizar as possibilidades por riscos e vantagens, facilitando assim sua análise de riscos e a sua tomada de decisão.

Não vai perder essa oportunidade não é mesmo? Então clique no botão abaixo e faça já o seu download!

Planilha Análise de Risco e Matriz de Decisão

O que é a produção de conteúdo na prática?

A produção de conteúdo é basicamente, a criação e divulgação de materiais, que podem ser em diversos formatos, como: ebook, vídeos, pictoriais, lives, fotos, etc… Bem como, em plataformas variadas também!

Antes da criação, é utilizado o inbound marketing, que é a criação de uma estratégia de criação e compartilhamento, para o direcionamento deles, a fim de compartilhar para um determinado público, construir espaço no meio digital e adquirir autoridade. 

Consequentemente, um negócio ou marca que constrói e adquire autoridade, consegue atrair e fidelizar mais clientes, dominando assim, a área ou nicho em que atua, com a aplicação de estratégias como: funil de vendas.

Existem inúmeros benefícios para adotar a criação de conteúdo, e iniciar a jornada em busca da autoridade, como, aumentar a relevância da marca, conquistar a confiança, aumentar leads, além de fortalecer a imagem e a reputação da empresa.

Bom, agora que já sabemos o que é criação de conteúdo, vamos entender quais são os principais formatos de conteúdos para criar?

Quais são os principais canais e tipos de conteúdos?

A divulgação de conteúdos em mídias digitais tem um amplo espaço, afinal um conteúdo pode assumir diferentes formatos, pode ter inúmeras maneiras de criação, estratégia de conteúdos e objetivos, e saber entender sobre isso é fundamental!

Hoje, existem alguns canais que são mais utilizados, como: blog, mídias sociais em diversas plataformas, como instagram, youtube, tiktok, linkedin, facebook, e ainda diferentes plataformas como google ads, landing page, e-mail marketing, etc.

O canal a ser escolhido está atrelado ao seu objetivo, e é dependente do do seu público, sua persona,  e demais características que você queira afunilar, quanto mais você sabe sobre ele,  maior é a chance de você acertar no conteúdo.

Mídias Sociais ou canais digitais

É um dos canais, mais utilizados sendo considerado um excelente canal para divulgar conteúdos, afinal nesse ambiente, há uma grande quantidade de usuários,  e algoritmos diversos, e usabilidade do marketing digital.

Para ter sucesso usando as redes sociaisé essencial identificar quais são as características das redes desejadas, e entender “o que” o seu público quer consumir, afinal, cada rede tem o seu perfil e as suas características.

Instagram

O Instagram, por exemplo, é uma rede que conta com mais de 1 bilhão de usuários e é muito conhecido por ser uma rede social de textos curtos que valorizam vídeos curtos e imagens, e stories.

Facebook 

Já o Facebook conta com mais de dois bilhões de usuários, e atualmente vem caindo seu uso,  devido ao avanço de outras mídias, como o Instagram e o Tik Tok, por exemplo.

LinkedIn

O LinkedIn, é  uma rede social mais profissional, essa rede reúne especialistas e autoridades do mercado, por isso o conteúdo precisa se concentrar em temas mais específicos.

Twitter

É uma rede social utilizada para descontração, mas existe um recurso muito importante dentro dele que são as tags, na qual são discutidos os assuntos mais comentados no momento.

YouTube

É uma plataforma de streaming, na qual você consegue compartilhar vídeos mais longos,  normalmente os canais são focados em algum nicho específico,  aumentando a chance de atingir o seu público alvo.

Tik Tok

O TikTok é a rede social mais recente e tem feito um grande sucesso,  é uma rede  dinâmica, e super adotada pelo público mais jovem, são produzidos vídeos mais curtos e práticos.

Agora que já conhecemos algumas ferramentas para compartilharmos nossos conteúdos, vamos conhecer um pouco melhor quais são os tipos de conteúdos  e onde eles performam melhor!

Como ter sucesso criando conteúdos?

A base para conquistar audiência, criar autoridade e fidelizar público é a constância na criação de conteúdo! É essencial, criar uma estratégia de conteúdo e de cronograma a seguir para evitar lacunas de conteúdos para o seu público.

Seja criativo, busque solucionar os problemas dos seus seguidores e o principal: fuja do óbvio! Para conseguir alcançar destaque é fundamental que você tenha esses princípios em mente!

Algumas dicas: fale com o seu público/persona, ou melhor, fale com a linguagem que o seu público quer ouvir! Isso cria relacionamento e aumenta a questão da confiança e credibilidade para a conversão dos produtos ou serviços.

Não esqueça de se movimentar e acompanhar os assuntos do momento abordando da sua maneira, para contribuir dentro do seu nicho! Afinal, quem sempre aparece não é esquecido!

Entenda os seus resultados, e estude maneiras estratégicas para criar alternativas que permita escolher atalhos e novos caminhos para alcançar os objetivos e conquistar as metas!

Quais são as ferramentas mais indicadas para criar conteúdos? Conheça 10 delas!

1.Canva

É uma ferramenta que possui diversas funcionalidades, e permite a criação de diversos materiais como e-books, capas, imagens, fluxogramas, carrossel de conteúdo, etc. Tudo isso de maneira personalizada! Muito bacana não é?

2.Piktochart

É uma ferramenta online que auxilia na criação de design para web, e possibilita a criação de materiais personalizados, com sua própria paleta e afins. Criando assim experiências diferentes e possibilitando o destaque.

3.Evernote

É um software que auxilia na organização das ideias e informações! Você consegue capturar, salvar e organizar ideias para serem utilizadas posteriormente, é uma maneira de facilitar o processo de criação e memória do criador de conteúdo.

4.Google Docs

Com o Google Docs você consegue criar e editar documentos, de maneira on-line e off-line sem a necessidade de instalar algum aplicativo em seu computador! Ele é um aplicativo simples do tipo SaaS (Software as a Service) e funciona no seu drive/nuvem.

5.Google Trends

É uma ferramenta que te entrega quais são os termos populares mais buscados e comentados recentemente, para que você consiga produzir conteúdos de maneira síncrona com os acontecimentos do momento!

6.Answer the Public

Ela encontra e te direciona para novas maneiras de pensar e adotar ideias diferentes para o blog! É bem simples, juntamente com a  ferramenta Google Suggest, é possível encontrar e mapear perguntas sobre determinados assuntos!

7.Máquina Geradora de Títulos

Essa ferramenta auxilia na criação de títulos que estejam alinhados com o seu material, para que assim, aspectos como qualidade, estratégia e tática estejam alinhados a fim de chamar a atenção do seu seguidor!

8.Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

É uma ferramenta que possibilita encontrar verbetes e indicar a ortografia correta, além de termos relacionados também.

Ela foi desenvolvida pela Academia Brasileira de Letras e contém uma base de quase 400 mil vocábulos, então sempre que estiver com dúvidas é só consultar esse material.

9.Trello

É um aplicativo de gerenciamento de projetos, e pode te ajudar e facilitar sua vida e a organização das suas tarefas! Além disso, você consegue trabalhar em equipe e acompanhar as atividades em tempo real!

10.Google Calendar ou Google Agenda

Funciona como uma agenda e calendário online, no qual é possível adicionar todos seus eventos, rotinas, atividades do dia a dia, compromissos, e ainda marcar e compartilhá-los com outras pessoas.

Bacana, não é mesmo? Agora é só escolher quais ferramentas você se identifica mais e quer trabalhar, para otimizar o seu tempo e aumentar a qualidade das produções! Veja a seguir como começar a criar conteúdos.

Como posso começar a criar conteúdos de qualidade?

Você pode começar a criar conteúdos agora mesmo! Você precisa de força de vontade, determinação e persistência! O restante envolve apenas o estudo e aplicação das estratégias para o seu nicho.

Tudo isso, só depende de você! Fácil não será, terão dias bons e ruins, mas tudo isso faz parte do caminho! E está nas suas mãos a decisão sobre o que realmente quer fazer, produzir e criar.

Atente-se aos formatos e as ferramentas que existem! Não tenha medo de errar, um conteúdo bom é fruto de muito teste, e nem sempre acertamos de primeira, grande parte das vezes as ideias são lapidadas ao longo do processo.

Estude! O estudo é a base para o nosso desenvolvimento, existem cursos muito bons com qualidades incríveis para contribuir em sua formação! Por isso, aproveite as oportunidades que a nossa era tem acesso, para buscar sempre o melhor de você!

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

Você sabe o que precisa ser feito para ter uma boa Gestão de Tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar os horários da sua rotina com o nosso Teste Princípios da gestão do Tempo.

Nele, você encontrará perguntas referentes as suas atividades profissionais e pessoais. Contabilizando a sua pontuação e trazendo seu resultado com dicas de como melhorar a sua Gestão de Tempo. Para aproveitar esse teste, clique na imagem abaixo e tenha acesso gratuito!

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Logística 4.0: Você Está Conectado Ao Futuro?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.