CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é criatividade e inovação?
Como definir um problema e identificar a sua causa raiz
Por que criatividade e inovação são importantes na resolução de problemas?
Técnicas de resolução de problemas usando criatividade e inovação
Quer se destacar ainda mais na sua carreira?

Resolução de problemas com criatividade e inovação

Descubra como criatividade e inovação podem auxiliar na resolução de problemas, aprenda as técnicas de resolução e seja um destaque!

Carolina Crissafe
Por: Carolina Crissafe
Resolução de problemas com criatividade e inovação

A resolução de problemas é um processo difícil, e até mesmo um desafio, para muitas pessoas. Por isso, a capacidade de resolução de problemas é uma das habilidades mais procuradas pelas empresas em um profissional atualmente.

Nem sempre o problema enfrentado tem uma solução linear e tradicional. Por esse motivo, ter criatividade e inovação é fundamental para gerar soluções inovadoras e alcançar resultados extraordinários.

Ficou curioso para saber como desenvolver uma solução criativa e inovadora para os problemas? Vem com a gente!

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é criatividade e inovação?
  • Como definir um problema e identificar a sua causa raiz;
  • Por que criatividade e inovação são importantes na resolução de problemas?
  • Técnicas de resolução de problemas usando a criatividade e inovação;

O que é criatividade e inovação?

Criatividade e inovação são conceitos que podem ser facilmente confundidos. A criatividade é definida como a capacidade de criar, inventar e desenvolver coisas novas, com originalidade e autenticidade, a partir da imaginação. Inovação é colocar a criatividade em ação.

“Pensamos na criatividade no sentido de usar a nossa imaginação para criar algo novo no mundo. Dessa forma, a criatividade entra em ação sempre que você tem a chance de criar novas ideias, soluções ou abordagens e acreditamos que todo mundo deveria ter acesso a esse precioso recurso.” (David M. Kelley, Confiança criativa, p. 12)


Ao contrário do que muitos acreditam, a criatividade não é uma habilidade nata que somente algumas pessoas possuem. Ela é uma capacidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada para agregar valor ao ambiente no qual se está inserido.

Essa habilidade faz toda a diferença no também no ambiente de trabalho, clique aqui e aprenda a ser mais criativo no meio corporativo.

Como definir um problema e identificar a sua causa raiz

A definição de um problema nem sempre é um trabalho fácil. O primeiro passo para essa definição é identificar se o problema é realpara, a partir disso, detectar a sua causa raiz e encontrar uma solução criativa para resolvê-lo.

Uma ferramenta interessante para auxiliar nesse processo consiste em reunir a equipe de trabalho que está envolvida no problema em questão para analisar os seguintes pontos:

  • Observar: qual é a principal dificuldade que está sendo enfrentada e precisa ser resolvida?
  • Divergir: para quem isso é um problema?
  • Moldar: que fatores sociais/culturais moldam esse problema?
  • Evidenciar: quais evidências você possui que mostram que esse é um problema significativo?
  • Reformular: você consegue pensar sobre esse problema de uma maneira diferente? Você pode reformulá-lo?

Realizando esses questionamentos em grupo surgirão diferentes pontos de vista, ampliando a visão limitada que uma só pessoa teria ao tentar analisá-los. Esse processo possibilita uma definição mais clara e objetiva da magnitude do desafio a ser resolvido e da sua causa raiz.

“Apaixone-se pelo problema e não pela solução.” (Uri Levine)


Uri Levine, cofundador da Wazee empreendedor em série, aborda na frase descrita acima a importância de reconhecer o problema como sendo o seu propósito e o ponto de partida para a sua solução.

Na maioria das vezes, tentamos procurar uma solução e adequá-la ao nosso problema. Porém, o correto seria focar no problema e ressignificá-lo, através de uma mudança de mentalidadee atitudes para, dessa forma, encontrar a solução criativa e inovadora ideal que estamos buscando.

Por que criatividade e inovação são importantes na resolução de problemas?

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a habilidade de resolução de problemas ocupa o segundo lugar na lista de demandas mais crescentes pelas empresas até 2025.

habilidades mais procuradas pelas empresas até 2025

Fonte: Future of Jobs Survey 2020, World Economic Forum.


Além disso, as seguintes características fazem parte do TOP 15 das habilidades mais procuradas pelas empresas para 2025, segundo o Fórum Econômico Mundial:

  • Pensamento analítico e inovação, ocupando o primeiro lugar;
  • Resolução de problemas complexos, na terceira posição; 
  • Criatividade, originalidade e iniciativa, ocupando o quinto lugar.

Encontrar desafios e obstáculos é inevitável, tanto na carreira profissional quanto na vida pessoal de qualquer pessoa. Mas saber lidar com eles e conseguir superá-los de forma criativa e inovadora é um grande diferencial para que você e a sua organização se destaquem.

Um profissional que saiba utilizar criatividade e inovação na resolução de problemas terá seu lugar garantido no mercado de trabalho!

Quer aprender como desenvolver essas habilidades? Continue lendo esse artigo, que vou te mostrar algumas técnicas para que você consiga resolver os problemas de forma criativa e inovadora no seu ambiente de trabalho.

Técnicas de resolução de problemas usando criatividade e inovação

Existem diversas técnicas utilizadas na resolução de problemas usando a criatividade e inovação, como o Brainstorming invertido, Design Thinking, e o Lean Inception. Apesar dessas técnicas não terem sido criadas especificamente para a resolução de problemas, elas se encaixam muito bem nisso!

Vou te explicar um pouquinho sobre cada uma delas!

Brainstorming invertido

Brainstorming invertido ou brainstorming reversoé uma técnica baseada na psicologia reversa, que propõe aos indivíduos pensar em ações que pioram o problema a ser resolvido, ao invés de propor soluções para ele.

No geral, as pessoas têm mais facilidade em enxergar problemas do que propor soluções. Desta forma, com a certeza do que não se deve fazer, a resolução do problema se torna mais clara e objetiva, através dessa ferramenta criativa e inovadora.

Design Thinking

Design Thinking é uma abordagem utilizada pelas empresas, que usa ferramentas de designers para criar soluções mais desejáveis pelas pessoas, com o foco voltado para o usuário. É um processo estratégico, usando a criatividade e inovação para entender melhor a dor da personae criar produtos mais relevantes para ela.

Uma das técnicas do design thinking é o reenquadramento, que consiste em analisar e observar determinado problema sob diferentes pontos de vista, para que soluções criativas e inovadoras sejam descobertas e aplicadas.

Quer se aprofundar um pouco mais nessa abordagem? Temos um vídeo incrível para você! Em um dos episódios de uma de nossas séries no Youtube, a Mundo Empreendedor, falamos um pouco sobre como o Design Thinking  pode ser usado no empreendedorismo para criar ou melhorar produtos e serviços!

Veja só:

Lean Inception

Lean Inception é um método criativo e inovador de desenvolvimento de produtos, em que a equipe desenvolve um Produto Mínimo Viável (MVP), implementando protótipos aos poucos e testando hipóteses até encontrar a solução ideal para o cliente, consolidando a criação de um novo produto.

Através desse método, um problema original é resolvido aperfeiçoando-se a ideia inicial, até que seja definida a solução final que resolva aquele problema.


Agora que você já sabe a importância de desenvolver a capacidade de resolução de problemas usando criatividade e inovação, não perca tempo para desenvolver as suas habilidades profissionais!

Quer se destacar ainda mais na sua carreira?

Se você está precisando de ideias inovadoras, a metodologia de Brainstorming é perfeita isso! Como o nome já diz, ela consiste em uma chuva de ideias, quanto mais melhor.

Porém, a seleção delas é a parte mais importante do processo, então montamos a Planilha de Brainstorming e seleção de ideias para te auxiliar!

Nesta Planilha, você terá as etapas do Brainstorming mais clara, além de ferramentas para a seleção de ideias, definição de critérios, colaboradores envolvidos, entre outros.

Baixe-a agora mesmo clicando no botão abaixo!

planilha brainstorming e seleção de ideias

Carolina Crissafe

Carolina Crissafe

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Gerente de Projetos e Conselheira Fiscal na empresa júnior Edifica Consultoria. Trabalhou como estagiária no Laboratório de Mecânica das Rochas da UFV. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Mecânica das Rochas. Atuou como monitora da disciplina de "Fundamentos das estruturas" e atua como monitora da disciplina de “Teoria das estruturas I" da UFV. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e faça o download do ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Praticas Exemplares De Lideranca

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.