O que simboliza a criatividade?
O que estimula nossa criatividade?
Como ser criativo nos estudos?
Venha aprender a ser criativo com a Voitto!

Confira algumas dicas de como ter criatividade nos estudos!

Ter criatividade nos estudos faz com que indivíduos tenham melhores resultados! Veja formas de como colocar isso em prática.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Confira algumas dicas de como ter criatividade nos estudos!

Ter uma mente criativa é fundamental para resolver problemasque surgem no dia a dia. Não é de se surpreender, então, cada vez mais, pessoas que exercem essa criatividade nos estudos saem na frente e se destacam diante os demais. 

Dessa forma, ser criativo na hora determinar as técnicas mais eficientes de estudos para você mesmo, ou seja, uma rotina de estudos que seja eficiente, pode ser o grande segredo do sucesso naquela prova super difícil, e posteriormente, no mercado de trabalho!

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar um pouco melhor a respeito do conceito de criatividade, como também te mostrar como com algumas práticas, é possível ser mais criativo e assim melhorar o seu processo de aprendizado.

Sendo assim, veja a respeito nos seguintes tópicos:

  • O que simboliza a criatividade?
  • O que estimula nossa criatividade?
  • Como ser criativo nos estudos? 

O que simboliza a criatividade?

A criatividade é simbolizada pela capacidade de criar, de produzir, ou ainda, de inventar coisas novas! Também, pode ser representada pela inovação no modo de agir.

Desse jeito, pessoas com mentes criativas costumam ter uma curiosidade nata, bem como procuram sempre olhar as coisas por um ponto de vista diferente a fim de buscar novas oportunidades. 

Elas conseguem ser originais e criam soluções para os problemas que surgem em seu dia a dia, e por isso ter e desenvolver essa capacidade é tão importante!

Além disso, a criatividade possui diferentes classificações. Segundo o neurocientista Arne Dietrich, são 4 os tipos de criatividade existentes que os indivíduos podem possuir:

  • Deliberada e cognitiva; 
  • Deliberada e emocional;
  •  Espontânea e emocional; 
  • Espontânea e cognitiva.

Finalmente, visto a importância dessa habilidade, você saberia dizer que ações estimulam o processo criativo? É o que vamos te explicar no próximo tópico, então prossiga com a gente!

O que estimula nossa criatividade?

A criatividade não é necessariamente uma habilidade inata ao indivíduo, já que ela pode ser desenvolvida com os estímulos certos!

Desse modo, é possível “treinar” o cérebro a trabalhar de forma mais criativa, seja para a resolução de problemas, seja para inovar e ter criatividade nos estudos!

Isto posto, algumas dos estímulos que podemos fornecer a nossa mente para que esse desenvolvimento aconteça, são:

  • Deixar a mente viajar; 
  • Realizar diversas pesquisas;
  • Valorizar toda e qualquer ideia;
  • Conversar sobre o outras pessoas a respeito de seus assuntos de interesse;
  • Fugir da rotina e valorizar momentos de lazer; 
  • Exercícios físicos, como caminhadas, ajudam a melhorar o pensamento criativo;
  • Acompanhar suas ideias anotando-as num papel. 

Essas são apenas algumas das muitas táticas existentes para estimular o cérebro a pensar de modo mais criativo, e consequentemente ter criatividade nos estudos, ou seja, para saber aplicar técnicas mais criativas que trarão melhores resultados. 

Finalmente, vamos te mostrar algumas dessas técnicas criativas que podem ser inseridas em sua rotina de estudos, que vão aprimorar seu aprendizado e capacidade de memorização!

Como ser criativo nos estudos? 

Existem alguns métodos que podem ajudar a aprimorar a criatividade nos estudos, bem como outros truques considerados criativos que também auxiliam o aprendizado e aumentam a capacidade de memorização. Hoje iremos te apresentar 5!

São eles:

1. Alimentar o cérebro com novidades

Como você pôde ver anteriormente, para ser criativo, o cérebro precisar estimulado. Ver sempre as mesmas coisas e ter sempre a mesma rotina pode atrapalhar na hora que é necessário pensar de modo diferente. 

Por conta disso, é muito importante alimentá-lo com novidades. Por exemplo, que tal estudar em um ambiente diferente daquele que você está acostumado?

Isso quebra o padrão da rotina e estimula o cérebro a trabalhar de uma forma diferente da habitual.

2. Utilizar recursos visuais

O uso de recursos visuais na hora dos estudos é uma excelente estratégia tanto para ajudar na organização quanto na assimilação de determinado conteúdo. 

Cores diferentes, desenhos e símbolos, mapas mentais e post-its são alguns exemplos dos elementos que podem ser utilizados para enriquecer seus estudos.


3. Escolher bem as cores do ambiente 

Outra tática que também está relacionada aos recursos visuais é a escolha de cores que estarão presentes em seu ambiente de estudos.

A psicologia das cores não é novidade, e sabemos que ao depender da cor, sensações diferentes são experienciadas. Visto isso, que tal ser criativo na hora de escolher as cores para seu espaço?

Tente inserir tons de verde, a cor mais conhecida por estimular a criatividade! O amarelo provoca a concentração e o foco. Evite vermelho, já que essa cor pode remeter ao sentimento de fracasso!

4. Criar músicas e paródias com o conteúdo

Conteúdos que precisam ser assimilados por estudantes podem facilmente se tornar músicas e paródias, e com isso se tornam muito mais fáceis de serem memorizados. 

Essa é uma técnica que é muito utilizada em cursinhos pré-vestibular, e pode-se abusar da criatividade nesse momento! Seja criando algo do zero ou encaixando em algo já produzido.

5. Desenvolver jogos sobre o assunto

Outra tática parecida com a anterior é o desenvolvimento de jogos com o conteúdo a ser estudado.Também podem ser criados do zero ou adaptados, e ainda, desenvolver campeonatos entre colegas que também estão estudando o mesmo.

Funciona como uma excelente forma de fixar a matéria e ainda prestar mais atenção aos detalhes. 

Venha aprender a ser criativo com a Voitto! 

Inscreva-se agora no curso de Criatividade e Resolução de Problemas e inove sua carreira!

Você tem algum problema que não consegue resolver? Você acredita não ter o dom da criatividade? Com a criatividade aliada à resolução de problemas você é capaz de identificar um problema e gerar soluções inovadoras, mudando a forma de olhar para as situações em qualquer âmbito.

Este treinamento conta com os passos fundamentais para identificação de um problema e construção de soluções, tanto no cotidiano quanto no trabalho, apresentando ferramentas como Brainstorming Reverso, Design Thinking, Design Sprint e Lean Inception de forma prática e dinâmica.

Se você deseja inovar na resolução de qualquer problema, essa capacitação é para você! 

criatividade e resolucao de problemas

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

criatividade e resolucao de problemas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Criatividade E Resolução De Problemas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.