O que é a economia circular do agronegócio?
A criptomoeda do agronegócio

Saiba como o mercado cripto está auxiliando o agronegócio no Brasil

Entenda como o agronegócio brasileiro também tem investido em criptomoedas e como uma delas será usada para impulsionar a economia circular.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Saiba como o mercado cripto está auxiliando o agronegócio no Brasil

O mercado de criptomoedas tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e seu próximo passo é o agronegócio.

Para tanto, tem utilizado a tecnologia blockchain para desenvolver sua nova invenção, um ativo digital que consiga impulsionar a economia circular direcionado ao mercado agro, com base no cripto.

Assim, iremos discutir como os dois lados dessa moeda se unem por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é a economia circular do agronegócio? 
  • A criptomoeda do agronegócio.

O que é a economia circular do agronegócio?

A economia circular do agronegócio é entendida como uma forma de fazer todos os recursos retornarem para a cadeia produtiva, o que pode gerar uma menor despesa, além de ajudar a natureza.

Nesse sentido, há a possibilidade de causar menos impactos no meio ambiente, uma vez que, por meio dessa forma de economia, tornamos possível o que uma grande parte da população acha impossível, unir finanças e sustentabilidade.

Ainda não conseguiu compreender? Imagina o seguinte: um produtor tem uma lavoura de café e um aviário. Ele pode comprar adubos sempre que sua plantação necessitar ou pode utilizar o adubo que o aviário gera.

Assim, as aves que ele vende podem ajudá-lo a economizar nas despesas da lavoura, já que ao utilizar o material gerado na granja, ele pode adubar o solo sem gastar muito dinheiro.

Desse modo, o aviário acaba se atrelando à plantação do grão e diminuindo os custos de produção. Mas o que essa forma de produzir tem a ver com as criptomoedas? É o que vamos te contar no próximo tópico.

A criptomoeda do agronegócio

A criptomoeda do agronegócio faz parte de um projeto que usou a tecnologia blockchain para criar um ativo voltado à economia circular agrária.

Sob esse viés, a AgroVantagens, uma plataforma de produtos agrícolas, tem levado essa ideia para frente e para isso, uniu vendedores, entidades, produtos, serviços e consumidores em um único lugar, seu site.

Por conseguinte, unindo essa gama de pessoas em um único lugar, o objetivo é fomentar negócios utilizando a moeda real e a criptomoeda do setor, o AgroBonus.

Para que isso ocorra, o empreendimento de agricultura tem gerado um cashback ao cliente toda vez que ele negocia com uma empresa que seja parceira da plataforma usando o AgroBonus, o que incentiva o uso do ativo agrícola.

Além disso, com o seu valor atrelado ao PIB do agronegócio brasileiro, a moeda só tem a ganhar, uma vez que, no ano passado, esse índice cresceu 24,3% alavancado pela produção agrícola do país.

Desse modo, está claro perceber como uma estratégia certeira tem levado o setor agrícola do país a um novo mundo, o mundo das moedas digitais. Agora, o que antes parecia distante ao agricultor, já é realidade.

Nesse sentido, qualquer pessoa que queira fazer negócios nesta plataforma tem a facilidade de realizá-los de casa mesmo e ainda se familiarizar com a economia digital.

Segundo a empresa:

"No lugar da burocracia do sistema bancário, a tecnologia blockchain, os contratos inteligentes e a inteligência artificial vão facilitar os procedimentos e ampliar o acesso ao crédito, o que implica aumento da produção e sustentabilidade do agronegócio"

E de acordo com o CEO da AgroVantagens, Jean Carbonera, as empresas WTE Wireless Technologies e Newtime Blockchain Technology foram as responsáveis por desenvolver a rede que a plataforma utiliza.

Cabe ressaltar que, segundo ele, um automóvel elétrico parado gasta mais energia do que a rede para realizar suas transações, o que gera menos impactos ambientais.

Assim, o agronegócio tem se mostrado  cada vez mais aberto a inovar, além de se tornar mais preocupado com o meio ambiente, o que é algo louvável em um país considerado o celeiro do mundo.

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

[eBook] 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2025 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

9 Estudos De Caso Com Uso Da Tecnologia Blockchain

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.