O que é CRISP DM?
Como o CRISP DM funciona?
Estágios do CRISP DM
Vantagens do CRISP DM
Bônus: Crie uma cultura orientada a dados!

Descubra o que é a metodologia CRISP DM.

Entenda o que é CRISP DM e como isso irá contribuir para que empresas inovadoras consigam resolver problemas de forma prática e eficiente.

Aline Affonso
Por: Aline Affonso
Descubra o que é a metodologia  CRISP DM.

Muitas empresas compreendem que o segredo do sucesso é saber trabalhar com os seus dados, e a partir de um estudo analítico desses dados, é possível traçar estratégias, planos de ação e tomadas de decisões mais assertivas.

Você deve ter percebido como o Mercado de Data Science está quente! Cada vez mais as empresas estão requisitando profissionais qualificados para trabalhar com seus dados e garantir melhores  resultados, afinal “Data is the new oil” (“Dados são o novo petróleo”), frase dita por Clive Humby, um cientista de dados britânico.

E de fato, os dados são as novas riquezas para as empresas. Saber trabalhar com os dados garante vantagem competitiva e alavanca resultados.

E é aí que a metodologia CRISP DM  entra em ação; uma abordagem extremamente eficiente utilizada por especialistas na resolução de problemas e projetos envolvendo dados.

A seguir, você aprenderá o que é, os estágios da metodologia e qual a importância do CRISP DM a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é CRISP DM?
  • Como o CRISP DM funciona?
  • Estágios do CRISP DM;
  • Vantagens do CRISP DM;
  • Bônus: Crie uma cultura orientada a dados!

Curioso? Continue a leitura!

O que é CRISP DM?

CRISP DM significa Cross Industry Standard Process for Data Mining, traduzindo para o português significa Processo Padrão Inter-Indústrias para Mineração de Dados. O CRISP DM é uma metodologia ágil que fornece uma abordagem estruturada e robusta para o planejamento de projetos envolvendo Machine Learning, mineração e análise de dados.

Foi criada em 1996 pela IBM (International Business Machines). O objetivo principal foi ter uma metodologia voltada para projetos que envolviam dados. Haviam muitas na época, mas todas deixavam a desejar quando se tratava do processamento e análise de um grande volume de dados.

CRISP DM parte de princípios envolvendo agilidade, entrega incremental, técnicas de concepção e validação de estratégias para projetos.

Como o CRISP DM funciona?

O CRISP DM funciona como um processo cíclico, pois quando o projeto envolve muitos dados, informações e variáveis, não é possível ter a percepção completa do que irá ocorrer no final do projeto; portanto, é necessário um processo que faça explorações etapa a etapa e que seja capaz de retornar aos estágios anteriores sempre que necessário.

Na imagem a seguir, você será capaz de perceber o como funciona o ciclo de vida do projeto com a metodologia. Observe as linhas que interligam  os estágios, elas indicam as dependências mais frequentes e importantes entre as etapas.

O principal diferencial do CRISP em relação às outras metodologias está justamente na “conversa” que os estágios têm entre si.  Por exemplo, se durante o estágio de Modeling (modelagem), o analista de dados perceber que os dados presentes não são suficientes para resolver o problema, a equipe pode retornar ao estágio de Data Preparation (preparação de dados) e selecionar novas variáveis a serem trabalhadas, de tal forma que não seja necessário retornar ao estágio inicial do processo.


Como dito anteriormente, o CRISP DM é uma metodologia muito útil para projetos que envolvem análise de dados. Mas você pode usá-lo combinada à metodologia ágil SCRUM.

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O primeiro passo para resolver um problema é entender e ter uma visão geral sobre ele. Para isso, destrinchar e analisar a situação é fundamental! Com a Planilha de Definição de um Problema você poderá observar os aspectos que geram e agravam o problema, além de ter uma visão sistêmica ao definir o nível de gravidade dele.

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Estágios do CRISP DM

Os estágios do CRISP DM  são seis:

  1. Entendendo o negócio;
  2. Entendendo os dados;
  3. Preparando os dados;
  4. Modelagem;
  5. Avaliação; 
  6. Implantação. 

Esses estágios garantem a performance do método. A seguir vamos destrinchar cada um dos estágios.


1. Entendendo o negócio

Nesse estágio será realizado um estudo do projeto ou negócio (business understanding), atendendo os objetivos e interesses do cliente. Será necessário descobrir possíveis impedimentos e fatores que podem impactar no resultado final do projeto.

Nessa etapa é importante definir com clareza os objetivos, as metas, possíveis impedimentos e riscos, as aplicações para o produto a ser desenvolvido, além de custos, terminologia e os critérios de sucesso empresarial.

Também é importante verificar os recursos que a empresa tem: ferramentas, softwares, banco de dados e etc. E assim, se iniciam os planos de ação.


2. Entendendo os dados

O próximo estágio é sobre o entendimento dos dados (data understanding). Envolve a coleta, exploração e mineração dos dados. Esse estágio é extremamente importante para que haja a familiarização com os dados, garantindo fidedignidade, qualidade e relevância. Uma vez que haja compreensão dos dados, a modelagem se torna muito mais fácil.

É importante verificar se esses dados irão suprir as necessidades que o projeto demanda, ou seja, se estão corretos, coerentes e coesos. Após a coleta dos dados, pode ser interessante fazer relatórios descritivos deles.


3. Preparando os dados

A preparação dos dados (data preparation) envolve a escolha correta de quais dados serão usados. Dados de entradas ruins resultam em dados de saídas ruins; portanto é importante dar como entrada os dados corretos.

Portanto, essa etapa inclui os seguintes passos:

  • Seleção: selecionar os dados mais relevantes. 
  • Limpeza de dados: verificar dados corrompidos e excluí-los. 
  • Construção de dados: construção de novos  conjuntos de dados a partir de um dado original.
  • Integração dos dados: unir ou mesclar os dados para que tenha algo ainda mais consistente que irá contribuir para o estágio de modelagem.  

4. Modelagem

Modelagem (Modeling) envolve técnicas e algoritmos, muitas vezes algoritmos de classificação, — como árvore de decisão, redes neurais e regressão logística — no âmbito de Machine Learning. Esse estágio fica em loop com o estágio de preparação dos dados.

Pode ser interessante separar os dados em dois conjuntos: um de treino e outro de teste. No de treino serão gerados os modelos, e no de teste será a parte de validação do modelo.

Nesse estágio, a equipe irá selecionar o algoritmo, definir planos de testes para validação, construir o modelo e avaliar essa modelagem.


5. Avaliação

O estágio da Avaliação (Evaluation) irá avaliar a qualidade, fidedignidade e segurança dos resultados obtidos da etapa de Modelagem. Nessa etapa é necessário fazer uma revisão de todo o processo, levando em consideração os objetivos iniciais do primeiro estágio, de tal forma que os modelos propostos consigam atender os objetivos pré definidos.

É bem comum nesse estágio identificar novas necessidades no projeto - uma vez que durante todo o processo, novos padrões de dados são reconhecidos. Por esse motivo, o método propõe retornar ao estágio inicial.

Na etapa de avaliação será definido os próximos passos, envolvendo as possíveis ações e decisões a serem tomadas.


6. Implantação

Na etapa de implantação se inicia o processo de desenvolvimento dos modelos criados e avaliados nas etapas anteriores. Vale ressaltar que essa etapa só é possível quando atingimos com sucesso todos os objetivos das etapas anteriores.

Essa etapa é o momento de colocar os modelos em produção. Você pode implantar em uma pipeline ou em serviços de cloud computing. 

Os objetivos dessa etapa são os seguintes:

  • Planejamento da deploy: implantação do software;
  • Monitoramento e manutenção;
  • Gerar relatórios: documentar todos os processos e resultados;
  • Avaliar os resultados finais. 

Vantagens do CRISP DM

Como vantagens da metodologia CRISP DM, podemos citar:

  • Resolução de problemas: a metodologia oferece respostas precisas para a resolução de problemas.
  • Análise em tempo real: a metodologia permite que haja mudanças imediatas durante o processo. À medida que o cenário vai mudando e novas probabilidades surgem, contar com um processo incremental e que pode ser alterado a qualquer momento, pode ser bem útil. 
  • Relacionamento com o cliente: uma das etapas primordiais engloba o entendimento do negócio, atendendo os objetivos do cliente.Isso irá contribuir para que o cliente se sinta mais seguro e confortável para possíveis negociações futuras. 
  • Decisões e Resultados mais inteligentes e eficazes: Saber trabalhar com dados garante vantagem competitiva e resultados promissores.
  • Pode ser aplicado em qualquer área: Independente do ramo da Indústria da sua empresa, trabalhar com dados irá contribuir para o sucesso dos seus negócios. A metodologia pode ser aplicada para análises  de dados financeiros, comerciais, de marketing, de recursos humanos, de produção e etc.  
  • Tomada de decisão orientada a dados: Isso é uma vantagem excepcional que falaremos um pouquinho melhor no Bônus a seguir. 

Bônus: Crie uma cultura orientada a dados!

Uma cultura orientada a dados é o que chamamos de Data Driven — cultura e gestão empresarial que utiliza os dados como elementos principais na tomada de decisão. Seu objetivo é validar planos de ação levando em consideração os dados produzidos.

Neste artigo você aprendeu como o CRISP DM funciona para projetos que envolvem análise de dados, facilitando a tomada de decisões e trazendo uma grande vantagem competitiva no mercado.

Uma vez que a qualidade da análise de dados está garantida com a metodologia apresentada nesse artigo, você precisa garantir que os dados irão fornecer insights preciosos quando sua empresa almejar um resultado específico.

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Aline Affonso

Aline Affonso

Grad. em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Possui curso técnico em Eletromecânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IFET).
Bolsista de Iniciação Científica na UFJF. Possui certificação em Growth Hacking, White Belt em Lean Seis Sigma e Agile Scrum.
Atua no Grupo Voitto na área de Pesquisa & Desenvolvimento, apaixonada por falar de Tecnologia e Inovação de forma democrática e acessível. Acredita que compartilhar conhecimento é a maneira mais eficaz de mudar o mundo.

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