O aprendizado sempre esteve presente nas sociedades, e cumpriu papel fundamental para o desenvolvimento delas, contribuindo para sua evolução como um todo. No entanto, em algum momento da história, a prática contínua da aquisição de conhecimento tornou-se necessária, dando início à cultura de aprendizagem.
Neste artigo, você aprenderá o que é cultura de aprendizagem com os seguintes tópicos:
A cultura de aprendizagem é um conjunto de ações e práticas constantes que incentivam os colaboradores a buscarem conhecimento.
Além disso, as organizações que valorizam essa cultura incentivam também o compartilhamento de conhecimento entre as equipes, prática que fomenta a integração de times e squads.
A implementação dessa cultura de aprendizagem é uma solução para organizações que desejam manter os colaboradores atualizados em relação ao mercado, bem informados e motivados.
É importante frisar que, o incentivo à aprendizagem contínua não é somente algo inspiracional. É preciso que os gestores, ou ainda o setor de recursos humanos, criem situações para que os colaboradores possam se dedicar ao aprendizado ou invistam em cursos para qualificação das equipes.
O conceito de aprendizagem constante se relaciona muito com o conceito de melhoria contínua. Este modelo de gestão visa uma busca incessante pelo aprimoramento de processos dentro das organizações, considerando que o mercado atual se modifica a todo momento, e para que isso seja possível, os colaboradores devem estar sempre buscando novos conhecimentos.
A aprendizagem influi diretamente na motivação e desempenho dos colaboradores, colabora para o desenvolvimento de um mindset de crescimento e, além disso também tem relação com a capacidade de uma empresa manter-se à frente no mercado.
Vejamos agora alguns benefícios de implementar uma cultura de aprendizagem nas organizações:
As empresas que investem nos colaboradores criam um ambiente em que estes se sintam valorizados. Essa apreciação da organização pelos indivíduos é um fator determinante para que eles permaneçam naquele lugar, pois eles entendem que naquela empresa há espaço para crescimento.
Quando os profissionais de uma organização são altamente capacitados, entende-se automaticamente que o conhecimento por eles adquirido também pertence à empresa. Afinal, aquele é o lugar onde o conhecimento será aplicado, e isso pode trazer muitas melhorias incrementais, e ainda estimula o intraempreendedorismo.
A cultura de aprendizagem contínua fomenta no colaborador, além do desejo de aprender, a vontade de crescer, pessoal e profissionalmente. Nas empresas em que há esse incentivo, o colaborador entende que quanto mais ele se capacitar, mais oportunidades de crescimento podem aparecer.
A cultura de aprendizagem nas empresas deve partir dos seus gestores e líderes, eles que vão divulgar a ideia. É preciso descobrir e formalizar os valores e objetivos para que guie o processo de implementação desse programa, estabelecendo também uma cultura de inovação.
Na criação de uma cultura de aprendizagem na empresa, uma das peças-chave é a colaboração de todos. É fundamental que haja a participação de todos e, principalmente, daqueles que estão dispostos a compartilhar e adquirir conhecimento. Essa característica deve ser considerada na hora das contratações e também na hora das avaliações dos colaboradores.
É importante que todos saibam que a disposição que um indivíduo tem para a divulgação dessa cultura na empresa é valorizada pelos seus gestores.
Criar oportunidades para aprendizado é tão importante quanto falar sobre isso. Veja aqui algumas sugestões de iniciativas para colocar em prática:
Procure por conferências, workshops, hackathons, ou qualquer evento que possa agregar conhecimento aos colaboradores e incentive-os a participarem. Além disso, empresa pode oferecer algumas inscrições como premiações por desempenho, assim a alta performance também é incentivada.
Essa iniciativa também é ótima para incentivar a integração entre os times, forme duplas juntando pessoas mais velhas com os mais novos, para que estes treinem os mais velhos no uso das novas tecnologias, atuando como seus mentores.
Crie um acervo de livros pertencentes à empresa e incentive que os colaboradores peguem emprestado para lerem.
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Essa é uma boa forma dos colaboradores compartilharem o conhecimento com toda a empresa. Marque uma reunião periódica, a cada uma ou duas semanas, e defina um “expositor”, essa pessoa vai compartilhar com a equipe algum conhecimento que domina. A cada reunião uma pessoa diferente se torna o expositor, para que todos possam assumir o papel em algum momento.
Uma empresa que valoriza a cultura de aprendizagem também deve valorizar a opinião dos colaboradores sobre as práticas implantadas internamente. Por isso, é importante dar espaço para que todos possam dar feedbacks e ideias de melhoria.
Crie as oportunidades para que essas conversas aconteçam, pergunte a opinião dos colaboradores. Podem ser em conversas individuais, ou equipes inteiras, as empresas podem investir em um programa de ideias e estimular a participação de todos.
De qualquer forma, lembre-se de os colaboradores precisam se sentir à vontade para serem sinceros, então crie um ambiente de confiança.
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Quando a organização entende que o crescimento dos profissionais que a compõem também indica que toda a empresa está crescendo, esse investimento passa a ser uma prioridade para as lideranças.
Investir na cultura de aprendizagem é garantir que a sua empresa está pronta para o futuro.
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