Aprenda como gerenciar a Cultura e o Clima Organizacional!

Compreenda como promover a cultura e o clima organizacional na sua empresa e implemente iniciativas para melhorar a qualidade de trabalho das equipes.

Parceiro
Por: Parceiro
Aprenda como gerenciar a Cultura e o Clima Organizacional!

Os conceitos de cultura e clima organizacional costumam confundir gestores e empreendedores. Fato é que ambos interferem na qualidade de vida no trabalho da equipe e, consequentemente, no bom desempenho da organização.

Enquanto a cultura organizacional se refere a algo mais enraizado, o clima organizacional é algo que pode mudar frequentemente. Ambos são impactados por fatores internos e externos, e você pode desenvolver iniciativas que visam melhorar o clima de trabalho.

Continue a leitura deste post para entender a diferença entre cultura e clima organizacional e como desenvolver ações para cada um desses conceitos!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é algo que está normalmente enraizado na essência da organização. Ela descreve a identidade da empresa por meio dos valores, crenças, hábitos e comportamentos das pessoas.

Para entender a cultura organizacional, vale a pena refletir em como é nossa cultura. Enquanto sociedade, temos nossos hábitos e rituais que nos consolidam. A cultura organizacional descreve a mesma dinâmica de comportamento e interação entre as pessoas, mas no ambiente empresarial.

É comum que as empresas avaliem a adequação cultural de um profissional logo no processo seletivo. Nesse momento, a empresa vai entender como o candidato lida com situações adversas no dia a dia e se esse comportamento é coerente com os demais membros da empresa.

O que é clima organizacional?

O clima organizacional descreve a percepção e os sentimentos da equipe durante o período. O clima pode ser positivo ou negativo, e também pode variar entre setores de trabalho.

Há diferentes fatores que interferem no clima organizacional, como o desenvolvimento de carreira, salários, relacionamento com a liderança e com os colegas de trabalho, além de satisfação com as atividades desempenhadas por cada equipe ou profissional.

Uma empresa que passa por uma demissão massiva, por exemplo, pode ter um clima organizacional negativo por um período; mas se uma empresa tem alguma mudança positiva, como um incremento nos benefícios, pode estar com um bom clima organizacional.

Para medir o clima organizacional, pode-se fazer pesquisas de satisfação com a equipe por meio de formulários anônimos. Investigue a satisfação e felicidade dos funcionários sobre diferentes assuntos que permeiam a empresa.

Como a cultura e clima organizacional influenciam no desempenho da equipe?

A cultura e clima organizacional interferem diretamente na produtividade da equipe — é o que diz uma pesquisa realizada pela Right Management, que apontou que colabores motivados são 50% mais produtivos.

Essa melhoria na produtividade ocorre porque, por meio da cultura e do clima organizacional, a empresa consegue comunicar de forma mais efetiva seus propósitos de negócio e engajar a equipe rumo ao mesmo objetivo. Além disso, a empresa que mantém os chamados fluxos comunicacionais ativos, conseguindo fortalecer a cultura e melhorar o desempenho dos colaboradores ao motivá-los.

Funcionários que acreditam genuinamente nos objetivos do negócio desenvolvem senso de dono e, com isso, assumem mais responsabilidade e se comprometem com as entregas do trabalho conectadas ao rumo da empresa.

Além dos ganhos no desempenho do negócio, o clima organizacional também se torna mais colaborativo e agradável. Empresas que desenvolvem iniciativas visando melhorar o clima e cultura organizacional têm uma equipe mais integrada, melhor comunicação interna, redução de ruídos e menos rotatividade.

Como trabalhar a cultura organizacional?

Apesar de estar enraizada, a cultura organizacional não é imutável. Gestores devem ter atenção constante a boas práticas que visam melhorar a cultura organizacional. Confira algumas iniciativas importantes.

Definição de valores

A definição dos valores da empresa formaliza a necessidade de comportamentos fundamentais à equipe. São os valores que permeiam a solução de problemas no dia a dia da corporação.

Trata-se de um conjunto de regras que devem ser adotadas no convívio social entre a equipe, com clientes e fornecedores. Alguns exemplos de valor são: inovação; respeito; colaboração; diversidade e empreendedorismo.

Processo seletivo

Insira no processo de recrutamento e seleção uma etapa voltada à análise da adequação cultural do candidato. Nesse momento, faça perguntas situacionais aos candidatos para entender como ele lida com cada um dos valores.

A partir das respostas você interpreta se o candidato compartilha dos valores da empresa. Caso a resposta seja positiva, você encontrou um candidato que fará uma boa integração com a equipe e contribuirá no alcance dos resultados do negócio.

Rituais

Toda cultura tem seus rituais, que descrevem momentos de reunião das pessoas com um propósito específico. Em datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães, muitas pessoas se reúnem com suas famílias como um ritual cultural.

Na empresa, você pode desenvolver rituais semelhantes, como encontros semanais para compartilhar a rotina; encontros mensais para compartilhar metas e resultados; encontros frequentes com a liderança direta.

Também vale a pena focar no desenvolvimento das pessoas, propondo uma agenda de desenvolvimento, em que a cada encontro, alguém ministrará um treinamento específico voltado à qualificação dos demais.

Como melhorar o clima organizacional?

Visando melhorar o clima organizacional, é preciso direcionar esforços de escuta da equipe, para que a gestão tenha uma compreensão real das principais forças e fraquezas do clima organizacional. Confira as dicas!

Faça pesquisas

As pesquisas de clima organizacional devem ser realizadas constantemente — algumas empresas aplicam semanalmente, enquanto outras mensalmente. A frequência vai depender do volume de mudanças que ocorrem na empresa.

Você pode aplicar questionários anônimos à equipe fazendo perguntas como:


●     Como está a relação com a liderança?

●     Você se sente reconhecido?

●     Você se sente integrado em sua equipe?

●     Acredita nos objetivos da empresa?

●     Vive os valores no dia a dia?


A pesquisa pode ser realizada anonimamente. De tempos em tempos, é interessante aplicar o mesmo questionário para comparar as respostas e avaliar as mudanças.

Incentivo ao feedback

Incentive a troca de feedbacks entre colabores, para que todos os membros se contribuam, entre si, no desenvolvimento profissional e comportamental.

Uma boa dica é aplicar um treinamento de feedback, apresentando o propósito dessa ação e métodos mais efetivos.

Comunicação

Saiba que uma boa comunicação é fundamental para a construção de um bom clima organizacional. A cada pequena mudança, não deixe de comunicar no melhor canal e da melhor forma.

Ofereça suporte atendendo dúvidas. Com isso, os colaboradores podem se sentir ouvidos e confiantes, visto que mudanças, comumente, podem gerar inseguranças e dúvidas na equipe.

Desenvolvimento de lideranças

Não deixe de desenvolver as lideranças em treinamentos direcionados para a gestão de pessoas. Mais do que ninguém, as pessoas com um cargo de liderança devem viver os valores da empresa para conseguirem liderar pelo exemplo.

Apesar de serem diferentes, os conceitos de cultura e clima organizacional se complementam. Ambos são responsáveis por ditar a felicidade da equipe e à consequente identificação dos colaboradores com o ambiente de trabalho, com os colegas e com o propósito da empresa.


Gostou deste post? Compartilhe com seus contatos nas redes sociais!


Você é empreendedor, já passou pelos trâmites burocráticos de abrir o seu negócio e precisa começar a operar?

Ou é um profissional que tem vontade de trabalhar com Recursos Humanos, mas não sabe como começar?

No Curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, você irá aprender sobre a agregação de pessoal, com análise de perfil, entrevistas, contratação; passando pelo processo de aplicação de pessoal; compensação das pessoas, como quais benefícios oferecer; até o processo de manutenção de pessoal.

Este curso vai te auxiliar em todas as atividades de um setor de Recursos Humanos! Inscreva-se já e inicie a construção do seu império!

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, garanta sua vaga!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Sistema De Recursos Humanos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.