A cultura organizacional é extremamente importante para o sucesso de uma empresa, e é necessário saber suas características, seus tipos e algumas ações concretas que você pode tomar.
Nesse artigo, reunimos as principais informações para te ajudar a criar, descobrir ou fortalecer a cultura da sua companhia.
Para isso, trabalharemos com os seguintes tópicos:
Cultura organizacional é um conjunto de diretrizes compartilhadas por todos os funcionários de uma empresa.
É composta de valores, crenças e normas que definem a dinâmica interna de uma organização, influenciando suas relações com o mercado e com a sociedade.
Richard Perrin define cultura organizacional como "valores e tradições que são a ‘cola’ que une os membros de uma companhia".
Uma cultura organizacional forte é essencial para um ambiente de trabalho mais agradável e para a produtividade e eficiência da equipe.
Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Michael Page apontou que problemas relacionados a uma má cultura organizacional são responsáveis pela maior parte dos pedidos de demissão.
As principais justificativas são: falta de reconhecimento e feedback da empresa, gestão mal estruturada, estagnação ou desmotivação com o cargo, falta de referência de liderança e carência de treinamentos. Por isso, técnicas como a Gamificação vêm sendo cada dia mais utilizadas.
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Esses problemas demonstram a importância da cultura organizacional, e são solucionados pelos vários benefícios trazidos por ela, como:
A cultura organizacional é capaz de criar um sentimento de união, fazendo com que todos os colaboradores compartilhem a mesma visão.
Ela faz com que os funcionários se sintam verdadeiramente parte da empresa, responsáveis pelos resultados obtidos.
Uma pessoa engajada contribui mais para atingir objetivos. Utilizando seu maior potencial, ela traz entusiasmo, esforço e iniciativa para o ambiente de trabalho.
A cultura organizacional gera esse efeito no funcionário através da valorização, mostrando o motivo de ele ser necessário.
Esse é um dos principais alvos a serem atingidos pela gestão de pessoas, e a cultura organizacional resulta justamente em maior rendimento.
Com um corpo de funcionários motivado e se sentindo parte ativa e funcional da empresa, haverá mais ânimo e disposição para o cumprimento de tarefas.
Como falamos anteriormente, as pesquisas indicam que os problemas resultantes de uma cultura organizacional ruim são a maior causa dos pedidos de demissão.
Portanto, quando a cultura de uma empresa é definida, ela favorece um ambiente unificado, com maior comunicação e valorização pessoal. Desse modo, melhora-se o tempo que as pessoas permanecem na empresa.
Com uma cultura organizacional bem estabelecida, sabemos identificar o perfil de colaborador que buscamos, tornando os processos de seleção mais eficientes.
Além disso, o funcionário que já compartilha da mesma missão, visão e valores da empresa terá maior facilidade de adaptação. Ele poderá iniciar o trabalho mais cedo, sem a necessidade de longos períodos de integração.
As características fundamentais da cultura organizacional são:
A partir dessas características podemos saber qual a cultura da sua empresa, observando a ênfase dada para elas no dia a dia de trabalho. Quer entender quais tipos de culturas organizacionais existem e qual é a da sua empresa? Vem com a gente!
Agora que você já sabe o que é, a importância e as características de uma cultura organizacional, conheça alguns tipos:
Charles Handy é especialista em comportamento organizacional, possuindo uma carreira premiada e uma extensa publicação de livros sobre o assunto.
Ele é a principal referência quando tipos de cultura são o tema. Assim fica a sua classificação:
É caracterizada pela concentração de poder na figura de uma liderança, podendo ser o empreendedor ou gerente.
Devido a isso, acaba engessando os outros colaboradores e os orienta a buscar resultados, incitando a competição.
Geralmente está presente em empresas pequenas, o que pode representar um fator limitante ao crescimento por reduzir as possibilidades de desenvolvimento dos funcionários.
É marcada pela burocracia, com processos bem estruturados e definição rigorosa das funções, não tendo muitas possibilidades de inovação.
Trabalhando pela lógica da racionalidade, é mais vista em organizações e empresas públicas, e acaba gerando uma acomodação dos funcionários por não gerar perspectiva para crescimento na hierarquia empresarial.
O que importa aqui é resolver o problema, dando mais liberdade e autonomia para os colaboradores.
Tem como características a flexibilidade, inovação e criatividade, por causa da responsabilidade de ter que lidar com diferentes tipos de demandas.
Essa cultura pode ser identificada em e-commerces.
O indivíduo é colocado em primeiro lugar neste modelo, buscando gerar maior bem-estar no ambiente de trabalho e favorecendo a coletividade.
O trabalho em equipe é muito importante, e as pessoas têm suas ideias e pontos de vista valorizados. Além disso, adotam modelos de gestão mais modernos. Pode ser observada em startups.
Professores da Universidade de Michigan, Robert E. Quinn e Kim S. Cameron desenvolveram um método para classificar os tipos de cultura organizacional que é utilizado por cerca de 12.000 empresas ao redor do mundo.
Segundo eles, todas as organizações possuem um pouco desses quatro tipos de cultura, porém um deles acaba prevalecendo. As classificações são:
É centrada na colaboração, com foco no trabalho em equipe e na manutenção de um ambiente de trabalho amigável. Os líderes são vistos como mentores, e valores como lealdade e comprometimento são fundamentais.
Adhocracia significa algo dinâmico, sendo caracterizada pela flexibilidade, energia e criatividade. Os líderes, vistos como inspiradores, estimulam os colaboradores a assumirem riscos em prol da experimentação e inovação.
Focada em resultados, essa cultura estimula a competição e a realização de tarefas. Seus líderes são conhecidos pela exigência. Além disso, existe uma grande preocupação em se manter competitivo no mercado.
Baseada em estruturas rígidas e no controle. A liderança gira em torno da organização, coordenação e monitoramento.
Quinn e Cameron criaram uma ferramenta online para determinar quais são as culturas que mais se encaixam com sua empresa. Seu nome é Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI).
Desenvolver uma cultura organizacional não é uma tarefa fácil, pois envolve alterar hábitos e a maneira como as pessoas se relacionam com seu trabalho. Aqui vão alguns passos para te ajudar:
A cultura organizacional é definida pela mentalidade dos fundadores. Portanto, entenda com quais valores sua empresa foi construída, e separe as coisas positivas das negativas.
Algumas conversas particulares com determinados funcionários podem te ajudar a perceber atitudes consolidadas que representam obstáculos, aqui na Voitto, por exemplo, realizamos One On One (1:1) mensalmente.
Faça uma avaliação individual dos membros da equipe para saber como cada um está lidando com a cultura.
Também é importante que o gestor dê feedbacks para garantir que cada colaborador esteja desenvolvendo os valores e hábitos esperados.
Deixe claras as responsabilidades de cada um, e crie indicadores de performanceque recompensem bons hábitos. Desse modo, você dará a direção desejada.
Esteja disponível e crie empatia.Até mesmo uma conversa informal com um funcionário pode dar a ele a noção de sua importância.
Para garantir que a empresa está seguindo a direção correta, converse com pessoas que possam te dar algum tipo de feedback: colaboradores, parceiros, clientes, etc.
Trabalhe sua reputação como empregador. Gerar uma percepção positiva como empregador atrai talentos e mantém os melhores colaboradores.
Realize pesquisas internas sobre satisfação, busque a opinião dos funcionários sobre o gerenciamento e aceite sugestões de melhoria.
Aqui estão algumas dicas para fortalecer sua cultura organizacional:
Permitir que os colaboradores saibam gerenciar o próprio tempo é muito benéfico. Isso vai desde oferecer oportunidades de trabalho home officeaté permitir que algum pai veja a apresentação de seu filho na escola.
Estimule seus funcionários criando oportunidades de escolha. Você estará os incentivando a serem capazes de gerenciar suas próprias tarefas.
Adote plataformas que facilitem a comunicação e o fluxo de trabalho onde for possível. Assim é feito em muitas empresas, que utilizam softwares como Skype, Trello, Google Apps for Business, entre outros.
Quando um funcionário for recompensado, torne isso público, mostrando que a empresa valoriza o sucesso. Quando tiver que chamar a atenção, faça isso em particular para não correr o risco de criar uma situação ruim.
Os valores são o coração de uma empresa. Sempre tome atitudes baseadas neles, mostrando coerência e integridade.
O principal sintoma de uma cultura organizacional tóxica é um ambiente sufocante e opressivo. Ela pode estar relacionada a diversos fatores, e traz desmotivação, comportamentos agressivos, negatividade e falta de confiança.
Ao se deparar com alguns desses sinais, o gestor precisa demonstrar inteligência emocional.Com o conhecimento dos valores de uma cultura organizacional saudável, é necessário iniciar um processo cuidadoso de observação.
Busque entender as atitudes negativas que geram esses sentimentos, observando as relações no ambiente de trabalho. Analise a conduta dos colaboradores entre si e com seus líderes, e a maneira como trocam as informações.
A partir disso, tente identificar os possíveis valores negativos que orientam o comportamento. Estabeleça diálogos, conversando individualmente e buscando soluções em conjunto.
Depois, monte um plano de ação voltado à implementação de hábitos baseados nos valores de uma cultura organizacional positiva.
Já aprendemos sobre diversos aspectos das culturas organizacionais. Agora vamos conferir alguns exemplos inspiradores de grandes empresas que obtiveram sucesso com suas culturas! Vamos lá?
A Google mantém uma cultura que visa extrair o máximo de criatividade de seus funcionários, os estimulando a tomar riscos. E faz isso tão bem que chegou a ganhar prêmios.
Para isso, a companhia cultiva uma série de valores fundamentais, como flexibilidade, confiança e inovação.
A Magazine Luiza representa o poder de uma boa cultura organizacional, chegando a ser tema de artigo na Harvard Business School. A responsável por isso é Luiza Helena, que assumiu a empresa de sua tia.
Com uma gestão inovadora, ela adotou um modelo horizontalde relações com foco nas pessoas, buscando sempre comunicar a verdade aos clientes.
A fabricante de automóveis alemã tem valores compartilhados muito bem definidos: responsabilidade, valorização, transparência, confiança e abertura.
Com isso, eles são capazes de criar novas tecnologias, produzindo desde componentes eletrônicos até aviões.
Isso nos mostra que é fundamental definir a cultura organizacional da sua empresa.
Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.
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Grad. em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do GET Economia, onde desenvolve pesquisa e artigos sobre Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local. Certificação em White Belt Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e em Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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