Chamamos de cultura organizacional o conjunto de crenças, valores e práticas que uma determinada empresa considera como a sua essência para gestão de pessoas dentro da corporação.
Dessa forma, a cultura organizacional de uma empresa é o elemento que rege a direção, os objetivos, e as metas a serem seguidas.
Contudo, com a chegada da era digital no mercado de trabalho, esses valores culturais se modificaram quanto ao seu antigo estilo de gestão.
Agora, nossas estratégias podem alcançar mais pessoas e nossas metas se encontram em uma eficiente forma de expansão, isto é, seguindo as tendências das inovações tecnológicas.
Fazendo parte da nova indústria 4.0 (conceito utilizado para definir novos processos que vieram após a terceira revolução industrial), podemos alcançar mais pessoas e construir uma cultura organizacional que preza por resultados.
Fique conosco e descubra os 6 passos para elaborar uma cultura organizacional na era digital! Vamos lá?
Existem 4 tipos de cultura que uma empresa pode optar por aderir, estas, por sua vez são:
Ordena cada colaborador para uma função específica, dando aval completo para cada um expressar suas idéias e promover maiores resultados para a empresa. Nessa cultura é necessário igualdade entre as funções e não há a presença de um superior.
É definida por um nível hierárquico de funções e valoriza uma maior produtividade e resultados contínuos. O poder é completamente centralizado e toda decisão precisa passar por um superior antes de ser efetuada.
Assim como na cultura de tarefas, a cultura de papéis delega funcionários a funções específicas mas neste caso, a hierarquia dos cargos são bem definidas e cada pessoa é responsável por cumprir apenas um papelnas respectivas tarefas.
Tem o foco no bem estar dos seus colaboradores para adquirir uma cultura organizacional forte e que preza os valores da empresa. Nesse tipo de cultura é esperado que o bom clima organizacional atraia e retenha novos talentos em destaque.
A maior vantagem da era digital para as culturas organizacionais é que a partir da definição de qual tipo você deseja que a sua empresa siga, você pode escolher as melhores ferramentas advindas da tecnologia para gerir seus colaboradores da melhor forma.
O WCM é uma técnica de melhoria contínua que visa promover um maior comprometimento dos funcionários e auxiliar na gestão de pessoas. Essa prática é fundamental para uma cultura organizacional eficiente e organizada.
Lidar com os problemas que surgem em uma empresa muitas vezes não é uma tarefa fácil, e por isso, fazer uso de algumas ferramentas é essencial para facilitar e otimizar esse processo.
Visto isso, nós criamos o Ebook As 7 Ferramentas do WCM para Solução de Problemas para que você aprenda a solucionar problemas utilizando 7 ferramentas aplicáveis nos 11 pilares do World Class Manufacturing, a metodologia que virou pré-requisito para profissionais da indústria 4.0. Aproveite e baixe agora mesmo!
Agora que você já sabe mais sobre o WCM, vamos continuar o nosso passo a passo?
Antes de colocar em prática um planejamento estratégicode acordo com a cultura organizacional definida para a sua empresa, é preciso definir qual será a sua persona e identificar o comportamento dela para elaborar os gatilhos mentais certos.
As crenças e valores de uma empresa precisam ser baseadas no que temos a oferecer com o nosso produto e como iremos fazer nosso cliente chegar até ele!
Uma cultura organizacional dentro da era digital deve estar de acordo com as novas tecnologias. Dessa forma, a digitalização é um ótimo recurso para a sua empresa aderir!
A transformação digital nas empresas veio para substituir os processos manuscritos e otimizar o tempo dos funcionários, gerando mais produtividade e tempo de qualidade.
Hoje, com uma simples planilha no excel, somos capazes de ter um controle sobre diversos segmentos que antes, eram anotados à mão!
Por último, depois de seguir todos os passos anteriores, invista pesado no marketing digital da sua empresa! Transpasse o máximo possível através da internet qual a visão e os valores que a sua empresa possui.
A partir das estratégias de marketing digital você poderá aproximar o seu cliente ideal ao seu negócio, e também, o tornar fiel ao seu empreendimento.
O marketing digital é extremamente importante para a cultura organizacional na era digital pois consegue criar uma ponte entre o cliente e a empresa. Outro fator muito importante também é o uso do marketing digital na criação do branding da sua marca.
O branding é o responsável pela gestão da sua marca, e por isso, é importantíssimo para a cultura organizacional da sua empresa.
Com um branding alinhado aos seus objetivos, os resultados positivos são apenas consequência deste ato.
Para elaborar uma cultura organizacional na era digital você precisa passar pelo processo de transformação digital para estar dentro das tendências do mercado de trabalho e se destacar entre os seus concorrentes.
Visto isso, como uma escola de negócios que se preocupa com o seu crescimento profissional e o sucesso da sua empresa, criamos o curso de transformação digital para engenheiros!
O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!
Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!
Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:
Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.
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