O que são os dados estruturados?
Para que servem os dados estruturados?
Quais os tipos de dados estruturados?
3 Boas práticas para uso de dados estruturados!
Invista em resultados para o seu negócio!

O que são dados estruturados? Entenda sua relevância para o SEO!

Os dados estruturados são importantes ferramentas para potencializar seus resultados em SEO. Quer saber mais? Leia este artigo!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
O que são dados estruturados? Entenda sua relevância para o SEO!

O grande objetivo de todo mundo que trabalha com SEO é colocar o seu conteúdo no topo dos resultados de buscas. Para isso, todas as ferramentas contam. Por isso, hoje vamos falar de uma delas: os dados estruturados.

Você sabe do que se trata esse conceito? De maneira simplificada, esse é um mecanismo do Google para identificar se o seu conteúdo e suas aplicações são  interessantes.

Quer saber mais sobre esse assunto? Não deixe de mergulhar na leitura desse artigo, pois ele tem como principal objetivo, te contar todas as principais informações sobre:

  • O que são os dados estruturados? 
  • Para que servem os dados estruturados? 
  • Quais os tipos de dados estruturados? 
  • 3 Boas práticas para uso de dados estruturados! 
  • Invista em resultados para o seu negócio! 

Vamos à leitura?

O que são os dados estruturados? 

De forma direta ao ponto: os dados estruturados podem ser definidos como “marcações do Google” para identificar e classificar o conteúdo de uma página de um site, ou seja, é uma forma de organizar os conteúdos do Google.

Como estas marcações funcionam? Então, o Google marca com uma inserção no código fonte HTMLde determinado site, assim, ele consegue identificar com precisão do que se trata o assunto abordado ali.

Logo, esse “esquema de marcação”, como também é conhecido, funciona como uma espécie de marca páginas de classificação de conteúdos com a finalidade de ajudar os mecanismos de busca na assimilação dos mesmos.

Muito interessante, não é mesmo? Ficou curioso para saber como isso funciona na prática? Não se preocupe, esse é justamente o assunto do próximo tópico, confira para saber mais! 

Para que servem os dados estruturados? 

Que a ferramenta de dados estruturados é importante para o SEO , você já sabe não é mesmo? Mas, para que elas realmente servem?

Você sabe o que são featured snippets ou rich snippets? Se você pensou naquelas primeiras respostas da posição zero de uma pesquisa orgânica, sua resposta está correta!

Mas, o que isso tem haver com os dados estruturados?

A resposta é: tudo! Afinal, é a partir da classificação atribuída pelos dados estruturados que o Google define quais serão os snippets mais adequados para cada pesquisa orgânica.

Ou seja, os dados estruturados são muito importantes para te ajudar a alcançar os tão sonhados resultados de pesquisas iniciais em SEO, e consequentemente, aumentar o reconhecimento e visibilidade do conteúdo.

Antes de continuar a leitura, se liga nessa dica!

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Além disso, vale ressaltar que os conceitos não acabam por aqui! No próximo tópico, vamos falar dos principais tipos de conteúdo de marcação dos dados estruturados, não deixe de conferir! 

Quais os tipos de dados estruturados? 

Você já sabe o que são os dados estruturados e para que eles servem, certo? Nada melhor do que entender quais são os tipos desse mecanismo para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre esse assunto, veja: 

Organization

Esse é o tipo de dado estruturado que expõe as principais características de uma instituição existente. Tais, como: nome, endereço da sede, número para contato, localização geográfica, entre outros.

Carrosséis 

Esses se referem a exibição de listas de itens de uma determinada finalidade. Assim, a visualização e absorção da informação é facilitada ao leitor que busca a palavra chave relacionada.

Perguntas e respostas 

Essa se refere a exibição de quais são as perguntas e respostas mais relevantes para aquele conteúdo. Para ilustrar, temos as dúvida mais frequentes como um desses tipos.

Instruções

Diz respeito às instruções destinadas ao usuário sobre determinado conteúdo que for procurado. Esse tipo é muito comum e frequente em pesquisas dos mecanismos de buscas.

Muito interessante, não é mesmo? No próximo tópico, vamos falar sobre as boas práticas que você precisa saber e pode te ajudar a usar dados estruturados!  

3 Boas práticas para uso de dados estruturados! 

Não adianta ter uma boa ferramenta se não souber como usá-la, não é mesmo? Por isso, as boas práticas são importantes norteadoras para impulsionar os resultados, confira a seguir:

1. Não exagere

Já ouviu a expressão que diz que menos é mais? Para os dados estruturados, essa máxima também é válida, afinal, não é recomendado que se use eles em todos os conteúdos do site.

Por isso, selecione apenas os mais relevantes e que tenham maiores chances de alcançar as melhores posições para ter resultados mais eficientes.

2. Estude sobre a ferramenta 

O conhecimento é sempre cumulativo e estar disposto a aprender sempre mais é o que diferencia quem alcança resultados de quem não consegue ter um desempenho tão bom.

Por isso, invista em capacitações para entender e dominar os mecanismos de dados estruturados para que o uso dos mesmos seja cada vez mais assertivo.

3. Monitore o desempenho

Usar ferramentas para entender se os resultados esperados estão sendo de fato alcançados é essencial. Por isso, monitore os dados estruturados para redirecionar ações, caso seja necessário.

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Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

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