Data Entry é uma profissão que consiste na escrita, edição e análise de diversos dados eletrônicos, como número de vendas de uma empresa.
Se você está à procura de um trabalho remoto, simples e muito prático, o Data Entry é seu match perfeito.
Afinal, inúmeros estabelecimentos precisam de pessoas para transcrever dados para planilhas, controlar número de vendas ou redigir documentos. Com o fim das gigantescas pilhas de papelada nos escritórios e o aumento das vagas remotas, essa é uma profissão que tem ganhado destaque atualmente.
Traduzindo para o português, Data Entry significa “entrada de dados” e é justamente esse o trabalho de um profissional deste ramo. Tudo o que você precisa é acesso à internet, mãos rápidas para digitar e claro, conhecer as dicas de ouro que trazemos aqui para você se destacar nesse mercado.
Ficou interessado em atuar como Data Entry? Continue a leitura e descubra tudo sobre:
Vamos nessa!
Data Entry, em tradução literal “entrada de dados”, é uma profissão na qual as pessoas escrevem, editam e verificam diversos dados eletrônicos para terceiros, como número de vendas e notas de reuniões.
Um Data Entry pode ser contratado como freelancer para atender a demandas pontuais ou trabalhar como profissional para uma empresa que lida com toneladas de informações diariamente.
Quem contrata um Data Entry? Empresas de diferentes ramos possuem interesse nesse tipo de serviço, incluindo escritórios de contabilidade, clínicas médicas e lojas de comércio eletrônico, por exemplo.
Como funciona o pagamento? O Data Entry é pago de acordo com o número de palavras escritas por minuto, tamanho do projeto e outros parâmetros nesse sentido. Quem escreve mais rápido tem uma vantagem e costuma ganhar mais dinheiro.
Você tem a oportunidade de se especificar de acordo com suas habilidades e oferecer serviços como digitador, codificador, tradutor ou como editor de textos, muito legal não é?
Se você se sente pronto para entrar nesse mercado, descubra agora como fazer isso!
Para entrar no mercado de Data Entry é preciso ter duas coisas em mente: onde encontrar empregos e quais são as habilidades necessárias para essa vaga.
A boa notícia é que e essa profissão, em comparação com outras carreiras, não oferece muitas barreiras para quem quer se tornar um profissional capacitado em Data Entry.
Para começar a trabalhar como Data Entry você precisa ter acesso à internet, equipamentos como computador/notebook, teclado e mouse, além de uma boa habilidade de digitação. Esse é o básico, mas você pode ir além!
Você quer se tornar um profissional de destaque? Capacitação é a solução. Os profissionais mais capacitados são mais valorizados pelo mercado, tendo acesso a oportunidades exclusivas e preferência na hora da contratação.
Para se dar bem no mercado de Data Entry, saiba que as empresas procuram pessoas com boa habilidade de escrita, conhecimentos em diferentes idiomas(se você estiver interessado em atuar como tradutor), além do domínio de softwares como Word, Excel e Power Bi.
Mais do que um diferencial, saber como usar o Excel se tornou um pré-requisito para o mercado de trabalho. Você ainda não é capacitado em Excel?
Não é segredo para ninguém que o Excel é mais que um diferencial no mercado de trabalho: é obrigação!
Além disso, saber utilizar essa ferramenta é um conhecimento valiosíssimo, afinal o Excel não vai ser extinto e nem desbancado por outra plataforma por um bom tempo, não é verdade?
Dessa forma, se você está interessado no Data Entry e ainda não domina o Excel, faça o download gratuito do nosso e-book Primeiros Passos no Excel!
O valor é calculado com base no tamanho e complexidade da tarefa, podendo variar entre R$50,00 a mais de R$2000,00 por projeto. Muitos sites oferecem a possibilidade de ser pago em dólares, o que garante um lucro ainda maior.
A dica é começar com trabalhos menores e, conforme você ganha experiência, se candidatar a serviços mais difíceis, com melhores oportunidades de retorno financeiro.
Ser um trabalhador no ramo de Data Entry pode ser uma ótima chance de fazer uma renda extra, mas é necessário ter em mente quais os desafios dessa profissão.
Os principais desafios para o profissional de Data Entry são a gestão de tempo e produtividade. Lembre-se que você irá ganhar dinheiro com base no seu rendimento! Por isso um home office de alta performance é a chave para o sucesso na carreira de Data Entry.
Por se tratar de uma tarefa mecânica é necessário atenção para evitar lesões por movimento repetitivo, má postura e fadiga ocular. Garanta um ambiente de trabalho confortável e aposte em exercícios de alongamentos ao longo do dia!
Você já ouviu falar de ginástica laboral? Essa é uma prática super importante para todos que passam várias horas em frente a tela do computador, como trabalhadores de escritório, estudantes e claro, profissionais de Data Entry.
Se você está se perguntando onde você pode encontrar seu primeiro emprego, descubra agora!
Encontre vagas para Data Entry em sites para trabalhar como freelancerou em plataformas de emprego on-line. Outra dica é estar ativo no LinkedIn e manter sempre seu perfil sempre atualizado, para não perder nenhuma oportunidade.
Uma das grandes vantagens do trabalho em Data Entry é a facilidade de contratação. Com o aumento da digitalização em escritórios, clínicas e demais ambientes de trabalho, os serviços de Data Entry vem aumentando sua demanda, principalmente para os freelancers.
Entenda o cenário: muitas empresas veem mais vantagem em contratar um profissional de forma on-line, que atende a uma demanda específica, do que procurar um novo funcionário para realizar este serviço (menos uma carteira de trabalho para assinar).
Você sabe o que precisa ser feito para ter uma boa Gestão de Tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar os horários da sua rotina com o nosso Teste Princípios da gestão do Tempo.
Nele, você encontrará perguntas referentes as suas atividades profissionais e pessoais. Contabilizando a sua pontuação e trazendo seu resultado com dicas de como melhorar a sua Gestão de Tempo. Para aproveitar esse teste, clique na imagem abaixo e tenha acesso gratuito!
Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!