O Data Marketing tem se mostrado fundamental para o gerenciamento de mídias sociais e para o Marketing de Conteúdo.
Por meio dele, é possível definir padrões de comportamento e de interesse de seu público, além de analisar a concorrência e quais são os conteúdos mais efetivos para o sucesso do seu negócio.
Saiba mais sobre essa tendência a partir dos seguintes tópicos:
O Data Marketing é a utilização da coleta e da análise de dados para impulsionar o alcance de metas e resultados.
Isso é feito por meio de ferramentas e softwares que definem os interesses do seu público-alvo, as ações dos seus concorrentes, além do desempenho do seu conteúdo e como ele pode ser aprimorado.
Dessa forma, os seus principais objetivos são possibilitar uma estratégia de marketing mais assertiva, personalizar a experiência do cliente e conseguir lucros por meio dos canais de comunicação.
A previsão de comportamentos futuros do seu público é responsável pela satisfação e pela fidelização do cliente, além da resolução dos problemas com mais rapidez e eficiência, reduzindo assim o custo operacional da empresa.
O Big Data tem o seu fenômeno caracterizado por 7Vs. São eles:
O Data Driven Marketing é utilizado pelas principais empresas para obter sucesso nas vendas. Baixe o nosso eBook de 10 empresas com cultura data-driven para se inspirar e descubra o que é e como esse método pode ser utilizado em seu negócio.
Data-driven é uma das estratégias essenciais para destacar e alavancar os negócios da empresa orientados a dados. É por isso que as maiores empresas do mundo tem uma cultura data-driven para tomar decisões.
Com esse eBook, você vai descobrir o que é e como implementar o data-driven além de conhecer como grandes empresas como a Netflix, Spotify, Disney, entre outras utilizam o data-driven para direcionar objetivos, soluções e resultados.
Está esperando o que? Baixe agora, gratuitamente o eBook de 10 empresas com cultura data-driven para se inspirar!
O Data Marketing permite o mapeamento de seus seguidores e de potenciais clientes, obtendo as características do seu público alvo: os seus interesses, os seus comportamentos e quais redes sociais mais utilizam.
Além disso, os dados também possibilitam a checagem do desempenho dos conteúdos publicados, as estratégias de conteúdo dos concorrentes e os pontos de melhoria por meio do Marketing Digital.
Isso resulta no planejamento e na produção do seu conteúdo cada vez mais assertivo, impulsionando os resultados de suas mídias sociais e, consequentemente, de suas vendas.
A implementação do Data Marketing deve ser conjunta ao de Marketing de Conteúdo e ao de Inbound Marketing.
A definição do público-alvo e de seus interesses realizada pelo Data Marketing possibilita a criação de conteúdo relevante (Marketing de Conteúdo) para o cliente e a sua aproximação com a marca (Inbound Marketing).
Dessa forma, a coleta e a análise de dados deve ser feita de modo a obter o máximo de informação possível do seu público e, a partir disso, definir de uma a três personas para direcionar o seu conteúdo.
Outra opção é também definir a jornada de compra do seu negócio e quais são os conteúdos e os canais de comunicação relevantes, para que o planejamento e a produção do conteúdo sejam assertivos.
A implementação de indicadores-chave de performance (KPIs) permite a especificação e a priorização dos dados que são relevantes para o seu negócio e para o alcance de metas e resultados.
Dessa maneira, os profissionais de marketing devem definir uma periodicidade para coleta dos dados e, a partir deles, analisar se a meta está sendo cumprida de maneira efetiva ou se devem ser realizadas mudanças.
A análise desses dados é fundamental para entender melhor as necessidades do cliente e assim definir os próximos passos em relação ao negócio e às suas redes sociais.
Você sabia que existe uma Lei destinada à proteção dos dados dos internautas na Web? Baixe o nosso Kit LGPD e adeque suas mídias sociais a essa lei!
A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e sua empresa ainda não se adequou? Não sabe por onde começar?Respire fundo porque a Voitto tem a solução para você!
Esse é o nosso Kit LGPD, um material COMPLETO e GRATUITO. Nele contém um eBook com todas as informações mais relevantes sobre a nova lei e um Checklist com um passo a passo PRÁTICO para você se adequar.
Não perca tempo! Acesse nosso materiale fique por dentro de tudo sobre a LGPD agora!
O Data Marketing conta com uma infinidade de ferramentas de coleta e análise de dados relacionadas aos canais de comunicação digitais. As ferramentas principais são:
O Google Analytics permite o acesso de dados da sua audiência como perfil do público, canais de interesse, palavras chave e conteúdos com melhor desempenho por meio de gráficos e relatórios.
O Power Bi é um software responsável pela importação, decodificação e estruturação de dados coletados. Por meio dele, é possível definir a frequência das coletas de dados, além da personalização de dashboards e de relatórios.
Os softwares de gestão do relacionamento com o cliente permitem a automação da comunicaçãoe oacompanhamento da jornada de comprados leads, propondo soluções comunicativas para cada etapa do funil de vendas.
Os mais populares são Pipedrive, Ploomes, RD Station e Hubspot.
O Google Trends apresenta as tendências de pesquisa do Google. São assuntos que estão crescendo seu volume de buscas e sua utilização para produção de conteúdo pode atrair o interesse das pessoas para suas páginas.
O Google Data Studio apresenta a possibilidade de criação de dashboards com os dados que você julgar necessário para sua análise ou para uma apresentação, por exemplo.
O SemRush é uma das ferramentas mais completas relacionadas ao Search Optimization Engine (SEO).
Além de ter acesso aos tópicos e às palavras-chave de interesse do seu público, é possível monitorar os conteúdos de relevância da concorrência e identificar pontos de otimização dos seus artigos.
Entretanto, vale lembrar que nem todas as informações necessárias serão encontradas com essas ferramentas, mostrando assim a importância de entrevistas e de conversas com os clientes em busca desses dados.
Por meio dessas informações, as empresas podem realizar mudanças na precificação e desenvolver novos produtos e novos serviços que se adequem às necessidades dos seus clientes.
Se esse artigo foi útil para você, inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do Blog Voitto.
A Voitto preparou para você o curso de Power BI aplicado a negócios. Com ele, você vai aprender a analisar, tomar decisões orientadas por dados e apresentá-los de forma simples para a sua equipe. Acesse já a nossa plataforma!
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!