A Data Visualization é um recurso muito utilizado por empresas que precisam analisar diferentes dados para orientar os seus negócios.
Em vista disso, as representações visuais fornecidas permitem a organização, a interpretação e a exposição de diversas informações importantes para a condução dos negócios.
Nesse artigo, você irá compreender como as representações visuais ampliam a capacidade de compreensão e visualização dos dados, com o objetivo de eliminar falhas e impulsionar o sucesso dos negócios.
Você pode acompanhar a leitura, a partir dos seguintes tópicos:
Boa leitura!
A Data Visualization refere-se a uma representação visual de uma reunião de dados, os quais podem ser organizados em forma de barras, gráficos, mapas e esquemas.
Tal artifício é muito importante para facilitar o entendimento e gerenciamento dos dados de forma mais rápida e prática, haja vista que é um modelo que possibilita a verificação de conceitos e de padrões.
Nesse sentido, a data visualization organiza as informações de uma forma mais acessível aos usuários, o que permite um maior entendimento sobre um grupo de dados.
Após isso, os usuários conseguem identificar falhas e possíveis problemas, possibilitando a construção de decisões e de estratégias para melhorar os resultados.
Confira, logo abaixo, os princípios da data visualization:
Atualmente, as pessoas utilizam os gráficos em um dashboard, visto que permite que os usuários consigam realizar a manuseio e o gerenciamento dos recursos gráficos.
Nesse sentido, o aplicativo é capaz de transformar dados simples em imagens mais intuitivas, por meio de fontes adicionadas pelos usuários.
A confecção dos gráficos podem ser realizadas pelo Microsoft Excel. Além disso, as pessoas que desejarem softwares mais avançados podem utilizar outras plataformas baseadas em Business Intelligence (BI).
Assim, tal recurso, por intermédio de modelos de representações visuais, permite que os usuários consigam confeccionar os seus gráficos e diagramas de forma mais rápida e prática, a fim de acompanhar os resultados de seus negócios.
Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.
Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.
Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.
O data visualization apresenta diversas ferramentas que favorecem o atendimento às necessidades das empresas e dos usuários. Assim, logo abaixo, você encontra as principais vantagens ao utilizar a exibição das informações de forma visual.
O data visualization é um excelente recurso para proporcionar uma análise mais clara e objetiva dos dados dos usuários, dos produtos e das empresas.
Além do mais, como essa ferramenta permite a reprodução de um número de informações, o detalhamento tende a ser maior, uma vez que é capaz de relacionar dados de diferentes fontes.
Assim, todo o seguimento que utiliza tal recurso consegue apresentar maior precisão e clareza para analisar os indicadores desejados.
As imagens, por serem emocionalmente mais atrativas, conseguem despertar uma reação mais intensa nas pessoas quando comparadas aos textos.
Nesse sentido, os recursos visuais oferecidos pelo data visualization, como os gráficos, despertam a memória dos usuários, permitindo que operem de forma mais precisa os dados listados.
Os gráficos de dados apresentam a característica de serem mais compartilháveis, visto que a organização das estatísticas possibilita o compartilhamento com outras pessoas.
Nesse sentido, as imagens, por despertar maior entendimento sobre os indicadores listados, possibilitam que as informações sejam compartilhadas entre as pessoas, o que amplia a comunicação e a capacidade de resolver possíveis problemas.
Assim, o fácil compartilhamento dos documentos visuais é uma excelente vantagem para alinhar a equipe de trabalho como um todo, para buscar melhorias para os negócios.
Com a data visualization as informações são apresentadas de forma visual, o que amplia a capacidade de comparar diversos indicadores.
Nesse sentido, a representação dos dados em gráficos facilita o entendimento dos fatores que diferenciam cada ponto, possibilitando o desenvolvimento de soluções mais rápidas para os problemas encontrados.
Os gráficos permitem a transmissão de informações de forma ágil e objetiva sobre os padrões e as tendências de determinado período.
Isso permite que a equipe de colaboradores de uma empresa consiga atuar de forma mais precisa perante o histórico de informações coletadas no gráfico.
Assim, a análise dos indicadores permite que decisões sejam tomadas de forma mais rápida, a fim de diminuir erros e de solucionar problemas no negócio.
Em comparação com planilhas e um conjunto de palavras, a visualização de dados fornece recursos visuais, os quais são mais fáceis de serem entendidos e manuseados.
Essa melhor compreensão é possível porque os modelos de visualização facilitam a compreensão dos indicadores, organizando as informações por meio de cores, formas, imagens e diversos recursos visuais.
Assim, o data visualization, ao centralizar e categorizar os dados, permitem um entendimento mais rápido das informações categorizadas. Além de tudo isso, a comunicação das conclusões também torna-se mais ágil e prática.
A utilização de recursos visuais por tal ferramenta permite que comparações entre resultados sejam realizadas de forma mais rápida. Além disso, os gráficos também facilitam a identificação de falhas e de fatores que necessitam de melhorias.
Nesse sentido, o aspecto visual é o ponto-chave, haja vista que permite que os usuários consigam analisar os dados e, a partir disso, chegar a conclusões sobre os negócios.
Assim, com uma visão mais ampliada, decisões mais assertivas podem ser tomadas, a fim de melhorar as estratégias adotadas.
As empresas precisam acompanhar o ritmo do mercado para conseguirem alcançar maior destaque.
Nesse sentido, é imprescindível que a equipe consiga identificar as tendências e os nichos de forma mais rápida que os concorrentes, a fim de alcançar uma vantagem no mercado.
Essa questão é fundamental, pois, atualmente, as empresas estão concentrando sua atuação sobre um público mais específico, o que exige estratégias para suprir as necessidades e as expectativas de tais grupos.
Assim, a utilização da data visualization fornece informações sobre as próximas tendências, o que permite o alinhamento das empresas para atender às novas demandas de forma mais rápida.
Após entender todo o funcionamento do Data Visualization, é muito importante compreender os tipos de maior destaque disponíveis no mercado, a fim de identificar o modelo que se aplica às suas necessidades.
Você encontra alguns tipos de tal recurso logo abaixo.
A mudança ao longo do tempo é um tipo de data visualization muito utilizada, visto que apresenta um modelo muito simples.
Nesse sentido, comporta-se como um elemento visual, o qual permite verificar como um número, em um momento específico, mudou nos períodos analisados.
O gráfico de linhas é o exemplo mais consumido, o qual abrange os preços de ações ou os relatórios financeiros. Além disso, tais informações também podem ser representadas em barras ou em castiçal.
A utilização de tais gráficos permite acompanhar a evolução dos desempenhos listados e as tendências futuras.
Por fim, ela também permite verificar instabilidades, possibilitando que medidas possam ser tomadas em tempo instantâneo para reverter os problemas gerados.
A comparação de categorias permite a análise de indicadores de diferentes fontes, os quais são comparados para entender a relação entre cada um deles.
As barras são bastantes utilizadas na comparação de categorias, já que permite uma análise direta entre as informações listadas.
Na prática, esse formato de data visualization é muito utilizado para comparar a produtividade de departamentos distintos ou, até mesmo, para verificar o desempenho de uma empresa perante os concorrentes.
Além disso, também pode ser empregada para desenvolver estratégias para impulsionar as vendas. Essa utilização é muito importante para agregar valor ao público.
O ranking é muito semelhante aos gráficos de comparação de categorias. No entanto, apresenta um diferencial muito sutil, isto é, a classificação.
Nesse sentido, os gráficos de classificação, geralmente, realizam a comparação de um conjunto de números em determinado período. Assim, é possível compreender como os aspectos comparados se relacionam e quais deles apresentaram melhores resultados.
Os melhores gráficos para tal modelo é o em barra ou em coluna, visto que diversas informações podem ser compartilhadas, por meio de imagens.
O tipo de visualização permite entender a importância relativa dos números como parte de um todo.
Nesse modelo, é possível compreender a relevância de diferentes elementos de uma empresa, projeto e estratégia, permitindo traçar decisões a partir das informações coletadas.
O gráfico mais comumente usado é o de pizza. No entanto, outros modelos podem ser utilizados, como a rosquinha, as barras e o mapa de árvores.
Assim, esse data visualization é muito utilizado para analisar orçamentos ou, até mesmo, para realizar pesquisas de idade, classe e outras características do público em questão.
A correlação assemelha-se muito ao modelo de comparação. No entanto, elas se diferem em um aspecto muito importante, isto é, a correlação considera as mudanças que ocorreram em determinados períodos de tempo.
Nesse sentido, esse modelo analisa como um conjunto de indicadores estão progredindo um em relação ao outro. Isso permite verificar como um fator influencia o outro.
O gráfico de dispersão é o mais comum para o formato de data visualization.
Os gráficos de distribuição fornecem as informações sobre incidência e volume. Assim, eles apresentam a frequência que um grupo de valores ocorre em um determinado período de tempo.
Sendo utilizado mais para estatísticas, a melhor representação para esse modelo é o histograma ou o gráfico de densidade.
Os fluxogramas relacionam-se ao movimento, ou seja, fornecem dados sobre a evolução de um indicador e como tal evolução se relaciona com outros aspectos e períodos.
De forma geral, essa forma de data visualization é utilizada em relatórios financeiros, principalmente quando o orçamento não se limita apenas a ser medido e segmentado. Assim, também abrange a contabilização das transferências de fundos e a alocação de recursos.
O gráfico mais utilizado para tal modelo é o Sankey. Além dele, os gráficos de rede e de acordes também funcionam para tal o modelo mencionado.
Provavelmente, você já entendeu o efeito da visualização de dados nas empresas, o que representa uma tendência no mercado corporativo. Nesse sentido, a DataViz apresenta diversas tendências para conduzir as transformações que vêm ocorrendo na sociedade.
Logo abaixo, você encontra quais são essas tendências.
As interações nos segmentos de verificação de dados permitem que os usuários interajam com uma visão geral da tela. Ou seja, as informações podem ser destacadas ou ocultadas.
Essa interação é realizada, através de uma tecnologia de toque para otimizar a análise das informações geradas e melhorar a visualização dos dados processados.
Além disso, à medida que os usuários acessam a web de forma mais ativa, suas interações podem estar vinculadas a exercícios de navegação do usuário mais eficientes e melhor engajamento em plataformas de visualização de dados.
A colaboração do corpo social é muito importante para impulsionar e enriquecer a visualização de dados, uma vez que permite a elaboração de novas perspectivas e insights perante as estratégias a serem adotadas.
Nesse sentido, os usuários apresentam uma participação significativa, já que contribuem com indicadores, sugestões visuais e análise de números em relação aos dados paralisados.
Assim, a colaboração é uma ferramenta imprescindível para o sucesso das empresas modernas, pois abrange a estrutura interna e o público consumidor.
Os dados são uma parte integrante da rotina das pessoas, principalmente no âmbito profissional.
Por isso, para que as empresas consigam alcançar o sucesso desejado, é preciso que todos os colaboradores tenham contato às informações de forma fácil e objetiva.
Assim, é muito importante adaptar toda a estrutura empresarial aos layouts responsivos, já que permite visualizar os indicadores de forma mais acessível e em qualquer tamanho de tela ou tipo de suporte.
A visualização de dados comporta-se de maneira dinâmica, uma vez que o avanço da tecnologia tem permitido o recolhimento e a manipulação de um número significativo de informações.
Nesse sentido, as ferramentas disponibilizadas pela data visualization conseguem integrar dados coletados de diferentes fontes, o que permite a centralização das informações e uma análise mais complexa das informações adquiridas.
Assim, é possível visualizar as informações com mais habilidade e objetividade.
A visibilidade em tempo real é um aspecto muito importante para empresas e usuários, pois mantém as informações sempre atualizadas.
No contexto empresarial, essas tendências permitem que as empresas tomem decisões mais fortes e rápidas diante das mudanças em um contexto altamente competitivo.
Portanto, após conhecer os principais aspectos da Data visualization, é muito importante compreender como empregar esse recurso. Assim, logo abaixo, você encontra algumas ferramentas para você empregar a Data Visualization.
A ferramenta D3, sigla para Data-Driven Documents, é constituída por uma base em JavaScript. Nesse sentido, a D3 não se comporta como uma plataforma, haja vista que é uma biblioteca que otimiza a manipulação de documentos baseados em dados.
A D3 é uma ferramenta muito fácil de ser utilizada, o que proporciona às empresas a possibilidade de compartilhar e visualizar informações visuais no seguimento online.
O HighCharts, também conhecido como plataforma de visualização de dados, funciona como uma biblioteca de documentos em forma de imagens.
Nesse viés, permite a construção de diferentes modelos de data visualization, como esboços em forma de linhas e gráficos de barras.
Essa plataforma apresenta diversas integrações com linguagens de programação, as quais podem ser JavaScript, PHP e Python.
O Leaflet é uma excelente plataforma comunicativa para equipes de produto que desejam organizar os dados em mapas.
Essa ferramenta, também se comporta como uma biblioteca open-source, a qual, ainda que exija um conhecimento amplo na linguagem de programação JavaScript, não é muito difícil de ser utilizada.
O Vega é uma boa ferramenta para desenvolvimento de gráficos, por meio de dados em constante construção.
Nesse contexto, o Vega comporta-se como uma plataforma que permite a criação e o compartilhamento de documentos visuais interativos, os quais apresenta o formato JSON.
Ademais, a presente ferramenta é capaz de disponibilizar visualizações com outras plataformas, como o Canva e o SVG.
O Canva é um sistema web e mobile, de design gráfico muito abrangente. Essa ferramenta apresenta uma interface muito intuitiva, o que dispensa a utilização de programação.
Assim, o Canva é uma excelente alternativa para quem busca o desenvolvimento de gráficos e outros projetos, pois, além de apresentar uma fácil utilização, fornece diversos modelos para você customizar seus negócios da melhor forma.
O Visual.ly apresenta uma abordagem um pouco diferente e específica para a operação de dados, haja vista que concentra sua atuação na demanda por informações visuais relacionadas aos assuntos abordados e ao Marketing Digital.
Nesse sentido, esse serviço apresenta o auxílio de diversos profissionais especializados, o que permite a confecção de infográficos, calculadoras de ROI, documentos, apresentações visuais e vídeos.
Assim, o Visual.ly possibilita que as corporações consigam encontrar profissionais para a elaboração de seus projetos.
O Google Sheets é um software destinado à organização e ao entendimento de informações mais convencionais.
Essa ferramenta apresenta diversas funções, como a possibilidade de importar dados de outros programas, de relacionar informações e de desenvolver gráficos participativos e planilhas automatizadas.
Além disso, os conteúdos do Google Sheets ficam armazenados na nuvem, o que torna mais fácil o trabalho em conjunto, uma vez que todos os membros da equipe de funcionários conseguem editar o documento e realizar comentários.
Por fim, é importante pontuar que diversos recursos dessa ferramenta precisam ser realizados manualmente, o que pode ser um problema para aqueles que desejam operar uma maior proporção de dados.
O Power BI é um recurso da Microsoft que fornece uma tecnologia de manuseio de dados de forma mais sofisticada. Assim, torna-se possível que dados de bancos de dados locais e dados armazenados em nuvem sejam interconectados usando alternativas do Microsoft Azure e do Office.
Além desses fatores, o Power BI também possui uma rede de proteção de dados que permite operar as informações com maior segurança.
O Google Data Studio é uma ferramenta que permite a produção de dashboards personalizados, os quais não exigem uma linguagem muito técnica.
Assim, por fazer parte do Google, é possível relacionar dados e criar relatórios de diversas ferramentas do mesmo conjunto, como o Google Analytics e o Google Search Console.
O Infogram permite o desenvolvimento e criação de infográficos e documentos de dados de forma mais fácil.
Dessa forma, a plataforma apresenta diversos templates que possibilitam aos usuários a criação e o compartilhamento dos seus elementos visuais, como: mapas, gráficos, animações e vídeos.
O Tableau é um artifício de fácil utilização que permite a criação de gráficos, mapas e diagramas. Além disso, também opera como uma plataforma capaz de realizar análise de dados.
Por fim, o Tableau também é responsável por integrar outros sistemas, o que otimiza a manipulação de materiais e a produção de relatórios visuais completos.
O RAW é um site que apresenta diversas funcionalidades, como a centralização de elementos de fontes distintas e a produção de documentos de data visualization com base nas informações processadas.
Nesse sentido, essa ferramenta possibilita que os usuários consigam escolher entre diferentes modelos de layout para personalizar os documentos desejados.
Além disso, do mesmo modo, é possível desenvolver representações gráficas possíveis de serem editadas, podendo, assim, ser utilizadas em diversas outras ferramentas.
Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.
E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!
Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!
Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!