Você sabia que a demanda agregada corresponde ao total de bens e serviços na economia que será adquirido a todos os preços possíveis?
É por isso que ela impacta diretamente no desenvolvimento econômico dos países.
Ficou interessado(a) em saber mais sobre como a demanda agregada funciona e como é determinado o seu cálculo?
Então, fica ligado(a) nesse artigo que será abordado por meio dos seguintes tópicos:
Mas, antes, que tal você conferir o nosso curso de Formação Empreendedora?
Nele, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo VUCA, identificar oportunidades e chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio e muito mais!
Não perca tempo e clique no botão abaixo para saber mais!
O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?
Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.
Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!
E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
Agora que você já acessou o nosso curso, vamos descobrir o que é, de fato, a demanda agregada?
Então, vamos lá!
A demanda agregada é um termo da macroeconomia que representa a demanda total de bens e serviços da economia a um determinado nível de preços e período de tempo.
O PIB e a demanda agregada possuem relação, pois são calculados da mesma maneira, entretanto é válido destacar que não são a mesma coisa. A demanda agregada representa o desejo dos consumidores por bens e serviços, já o PIB é o somatório de todos esses bens e serviços produzidos em uma economia.
Além disso, só podemos comparar ambos a longo prazo com o nível de preços da demanda agregada já ajustado.
A demanda agregada é composta por: Consumo (C), Gastos do Governo (G), Investimentos (I), Exportações menos Importações (X-M). A soma desses 4 componentes resulta na demanda agregada.
Segundo a perspectiva Keynesiana, é a demanda agregada que determina a quantidade de produtos e de serviços vendidos na economia.
Assim sendo, a demanda agregada não é estável e pode mudar a qualquer momento, por causa dos fatores que você irá conferir no próximo tópico!
Como você viu, a demanda agregada é a soma da demanda dos agentes econômicos.
Portanto, para você calcular a demanda agregada, você deve somar os seguintes fatores:
São as aquisições de equipamentos e máquinas pelas empresas e aumento proposital de estoques.
Os investimentospodem ser alterados por causa de uma série de fatores, entre eles: a oscilação da taxa de juros, as especulações sobre o crescimento econômico, a criação de novas tecnologias, entre outros.
São os gastos individuais como alimentação, vestuário, lazer, entre outros. O consumo pode ser alterado por diversas causas como oscilações na renda disponível, expectativas na renda futura e impostos.
Representam os gastos da administração pública como salários e aquisições de bens e de serviços.Os gastos do governo são diretamente impactados pela influência política.
Ao analisar os gastos governamentais não são apenas despesas financeiras, mas refletem as prioridades políticas, influenciando diretamente como recursos são alocados para serviços públicos essenciais e projetos estratégicos.
Essas decisões são fundamentais para a implementação das políticas governamentais e para atender às necessidades da sociedade, cada decisão impacta diretamente na economia do país, seja diretamente ou indiretamente.
Representam as vendas de bens e de serviços para os outros países.Seus níveis podem se alterar de acordo com preços e taxas das economias envolvidas.
Como você deve ter percebido, são esses 4 componentes que dão forma ao PIB, produto interno bruto. Por outro lado, a demanda agregada e o PIB não são a mesma coisa.
Ao mesmo tempo que o PIB representa o produto de bens e de serviços que um país produz, a demanda agregada representa a procura e o desejo dosconsumidores por esses produtos.
Agora você vai entender qual é a relação, de fato, entre a demanda e a oferta agregada.
Diversos fatores podem influenciar as flutuações da demanda agregada. Podemos citar a alteração de preferências dos consumidores e escolhas de políticas macroeconômicas pelos governos como sendo os principais.
Os componentes da demanda agregada podem mudar devido às escolhas pessoais resultantes da confiança do consumidor ou de negócio em cenários de crescimentoeconômico ou de escolhas políticas, como as mudanças nos gastos do governo e impostos.
As taxas de juros , salários , inflação e taxas cambiais também contribuem para o deslocamento das curvas de demanda agregada.
Juntamente com a oferta agregada, a demanda busca encontrar um equilíbrio de longo prazo.
Nesse equilíbrio, procura-se balancear o PIB real e que os níveis de preços satisfaçam os consumidores e os vendedores.
Portanto, para se ter o equilíbrio da economia, é necessário que a demanda agregada se iguale com a curva de oferta agregada.
Assim, a quantidade demandada de produtos será igual a quantidade ofertada.
Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?
Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!
Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.
Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.
Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!
Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!