Muitos candidatos buscam recolocação profissional no mercado de trabalho brasileiro, que conta com alta taxa de desemprego e subemprego e está exigindo cada vez mais de seus trabalhadores.
Dessa forma, a competitividade está cada vez mais acirrada: há pouquíssimas vagas para muitos candidatos na maioria das profissões. Em consequência, os processos seletivos tornam-se cada vez mais exigentes também.
Sabendo de tais fatos, é necessário que o candidato se prepare para os principais desafios da recolocação profissional. Confira a seguir como se destacar por meio dos seguintes tópicos:
Boa leitura!
Um grande empecilho para quem busca a transição de carreira e a recolocação profissional é a compreensão de como os processos seletivos funcionam.
Dessa forma, o candidato precisa entender que não é apenas possuir as competências e as habilidades requeridas em uma vaga. Ele também precisa estabelecer uma rede de contatos e realizar pesquisas nas redes sociais.
Grande parte dessas vagas requerem testes de conhecimentos, como Excel, raciocínio lógico e inglês. Estude antes, já que se você tiver um desempenho ruim, sua nota fica gravada por um tempo e isso pode comprometer candidaturas futuras.
Portanto, é fundamental que sua busca por um novo emprego seja ativa, ou seja, você não deve apenas esperar o alerta de vagas enviado para seu e-mail. Podem surgir diversas vagas diariamente e você deve se candidatar a elas o quanto antes!
Para te ajudar nessas seleções, a Voitto preparou para você o Webinar 4 recursos do Excel indispensáveis para processos seletivos. Baixe agora mesmo e se capacite!
Você sabe o que é um Webinar? Ele é um seminário online, que na maioria das vezes é transmitido ao vivo, sobre um tema específico. Pensando nisso, criamos um Webinar diretamente voltado para o Excel, que é uma ferramenta de extrema importância no mercado de trabalho e também durante os processos seletivos.
Baixe agora mesmo e veja como esses recursos são indispensáveis para você!
A triagem inicial dos currículos nos principais sites e plataformas de emprego é realizada por softwares-robôs; Eles selecionam os dados dos candidatos por meio da leitura e da busca de palavras-chave definidas pelos recrutadores.
Essa triagem é feita por um Sistema de Rastreamento de Candidaturas, que busca, analisa e classifica os currículos com as palavras-chave mais aderentes à descrição da vaga e elimina os menos qualificados.
Esse sistema lê apenas palavras-chave, comprovando que currículos em design - produzidos no Canva ou no Adobe Photoshop, por exemplo - podem ser ineficazes para suas metas e objetivos.
Dessa forma, é necessária a escolha de um modelo simples original em Word. Em relação à apresentação de foto no currículo, apenas se o recrutador pedir, assim como ícones.
Esses sistemas são utilizados para facilitar a vida dos recrutadores, que recebem centenas e até mesmo milhares de currículos para uma única vaga. Portanto, é necessário ter atenção a essa formatação do currículo.
Para a busca de palavras-chave, entre em um site que você faz candidaturas, como o Vagas ou o LinkedIn. Busque dez vagas que tenham a ver com o seu objetivo pessoal e leia suas respectivas descrições, atividades desempenhadas e requisitos necessários.
Caso o candidato já tenha realizado alguma atividade relacionada à palavra-chave pesquisada, ele poderá colocar no resumo e nas suas experiências profissionais do seu currículo.
Também é preciso se atentar à forma pela qual um recrutador faz uma busca: pelo nome do cargo. Portanto, um exemplo de objetivo é: Analista de Logística. Caso não tenha uma vaga específica, coloque o cargo ou a área. Exemplo: Logística.
É importante que o candidato envie currículos todos os dias úteis da semana, utilizando o máximo de ferramentas e de plataformas possível. Dessa forma, a sua chance de ser contratado será maior também.
Com a concorrência cada vez maior é preciso se diferenciar da concorrência. A preparação para entrevistas de emprego deve ser anterior ou no máximo concomitante ao envio de currículos, com regularidade e disciplina.
Há dois erros cometidos pelo “candidato comum”, ou seja, aquele que dá as mesmas respostas para as mesmas perguntas. O primeiro deles é apenas ler e no máximo escrever.
A melhor forma de treinar para entrevistas é gravar vídeos respondendo às principais perguntas, já que o candidato passa a maior parte da entrevista respectivamente falando e ouvindo.
Ainda, o nervosismo causado por perguntas que fugiram do script ensaiado leva muita gente a esquecer tudo o que leram e escreveram, tornando o método ineficaz.
Outro erro é passar mais tempo estudando mais sobre a empresa e pouco sobre si mesmo. O candidato passa mais tempo falando sobre ele e, por isso, deve ter em mente quais foram as maiores conquistas, desafios, fracassos e arrependimentos.
Como treinar? Bastam 20 minutos por dia. Grave vídeos até um minuto e meio – de primeira, sem parar – mesmo que se perca no meio da fala. Lá na hora da entrevista você não vai poder parar, pois é ao vivo e com continuidade.
Pode ser que você se sinta travado nos primeiros dias de gravação, mas responda com sinceridade: quantos vídeos já gravou na vida? A realidade é que quanto mais você treina, melhor você fica.
E o que fazer com os vídeos depois? Assistir cada um deles. E mensurar seu desempenho. Traçar planos de ação para melhoria contínua. E fazer a sua parte para chegar ao sonhado SIM.
Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades sobre carreira no Blog Voitto.
A Voitto também preparou para você o curso gratuito Como ter sucesso em um processo seletivo? Nele, você aprenderá as melhores práticas para aumentar as suas chances de aprovação nas seleções profissionais. Acesse já a nossa plataforma!
Administrador de Empresas com 3 Pós-graduações completas: Gestão de Pessoas (PUC-PR), Gestão Pública (UFF) e Gestão em Saúde (UFF). Atualmente, cursando Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (UFF). Ele possui especializações em: Recursos Humanos (University of Minnesota) e Liderança (Conquer). Também atua como Analista Comportamental Disc e Profiler, Scrum Certified, Black Belt, Life and Business Coach. Com mais de 15 anos de experiência em Gestão de Pessoas em posições de Linha e Staff. Além de Consultoria e Mentoria. Reconhecido como HR Influencer LatAm (2019), SAP HR Business Influencer (2020), Embaixador da Escola Conquer (2020), do Aprende Aí (2021) e do Grupo Voitto (2021). Reconhecido também como Linkedin Creator (2021). Trabalha atualmente com treinamento para entrevistas de emprego, com mais de 300 clientes treinados individualmente que foram recolocados em vários países desde 2019, além de ser consultor de gestão de pessoas para empresas.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!