CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que significa Design Thinking?
Como aplicar esse conceito?
Benefícios do Design Thinking
E aí, pronto para inovar?
Oportunidade especial para você!

Gestão de Projetos com Design Thinking

Entenda o moderno conceito de Design Thinking e como ele pode ser aplicado no gerenciamento de projetos.

Juliana Moro
Por: Juliana Moro
Gestão de Projetos com Design Thinking

Você já ouviu falar de Soft Skill? Stakeholder, Coping ou Benchmarking? Existe uma infinidade de termos em inglês que estão envolvidos na área de projetos, não é mesmo? Nesse sentido, "Design Thinking", ou pensamento de design em português mais do que um termo novo, é hoje uma peça chave para a inovação.

Mas o que você sabe sobre Design Thinking? Afinal, o que isso tem a ver com o desenvolvimento de projetos?

Neste artigo, você vai ficar por dentro de tudo sobre o tema. Vem comigo?!

O que significa Design Thinking?

O termo surgiu nas Universidades de Harvard e Stanford e consiste em um modelo de desenvolvimento criativo que busca por respostas inovadoras para os problemas identificados. É uma abordagem que sugere melhorias com base nos conceitos do design, fazendo uso da sensibilidade deste.

Já é de se esperar então que envolva muito brainstorm e elementos visuais. Para ficar ainda melhor, as pessoas são o centro e o enfoque desses projetos.

Isso é Design Thinking. É o famoso pensar "fora da caixa" enquanto entrega muito valor para o cliente.

Como aplicar esse conceito?

O Design Thinking não cumpre uma sequência rígida de processos para sua aplicação. Assim, o que existe hoje são algumas etapas fundamentais para a concepção de projetos alinhados com essa abordagem criativa. Confira quais são essas etapas:

  1. Identificação

O início do Design Thinking é o problema em questão. O projeto em si pode ser problemático ou podem existir alguns pontos fracos específicos. Pesquisas de mercado, reuniões com o cliente, entrevistas e benchmarkings podem te ajudar no reconhecimento dessas oportunidades de melhoria

  1. Ideação

Sabendo em quais pontos o projeto pode inovar, a questão é como fazer isso. Nesse momento, a equipe de projeto deve reunir pessoas de diferentes áreas para enriquecer os brainstormings gerados. O principal objetivo é criar novos caminhos para resolver os desafios e, dessa forma, inovar

  1. Prototipação/Experimentação

Aqui ocorre a validação do que foi proposto através de testes. A melhor ideia sugerida na fase anterior é colocada em prática e avaliada. Inclusive, novos insights podem surgir para aprimorar a ideia original.

  1. Implementação

Após o sucesso relativo da ideia testada, é chegada a hora de aplicá-la. Digamos que o problema identificado foi o atraso nas entregas e a solução pensada foi criar um cronograma. Este, ficaria disponível em um aplicativo para cada um dos envolvidos no projeto. Agora é a oportunidade de pôr tudo isso pra funcionar! Só não esqueça de definir os responsáveis e indicadores para avaliar o que está sendo feito.

"Ok, entendi todo o procedimento. Mas o que eu ganho com isso?". Vamos aos benefícios então!

Benefícios do Design Thinking

Em comparação a outros modelos de projeto, o Design Thinking se destaca como um meio de suprir as lacunas dos processos mais tradicionais. Segundo Aldo Pires, professor Mestre em Sistemas e Computação e engenheiro eletrônico: "A empatia, co-criação e prototipação são pontos específicos para captar essas lacunas e descobrir as reais necessidades do cliente, que consequentemente geram projetos com valor para os mesmos".

Assim, as vantagens do Design Thinking são competitivas. Inovar é uma tarefa árdua, mas essencial para uma diferenciação de mercado e é aqui que essa abordagem criativa faz toda a diferença.

Um projeto que faz o seu uso tem muito mais chances de ter um escopo bem alinhado, falhar e corrigir mais rápido e oferecer um valor agregado muito maior ao cliente.

A proposta é que as oportunidades de melhoria sejam analisadas em conjunto com as pessoas que serão impactadas diretamente por elas, que os protótipos sejam construídos e testados ainda durante o processo e que as experiências geradas no projeto sejam tão boas para os clientes como o são para quem as executa.

E aí, pronto para inovar?

Ganhando em tempo, recursos e qualidade, que gerente não vai desejar o Design Thinking para seus projetos? Você também não vai ficar de fora dessa, não é?

Depois de tudo o que foi discutido aqui, dê uma chance, explore novos caminhos, faça diferente da concorrência, implemente o Design Thinking em seus projetos e consolide o seu lugar no mercado.

Você já pode aproveitar sua jornada de desenvolvimento para assistir o Workshop de Inovação e Design Thinking e saber como aplicar os conceitos aprendidos em seus projetos. Este Workshop lhe possibilita desde aumentar a capacidade de criação da sua empresa, a estabelecer produtos minimamente viáveis, os MVP’s.

Certifique-se com poucas horas de dedicação em um conceito base e aplicável para a padronização do pensamento fora da caixa e projeção de ideias, clicando no botão abaixo:

Oportunidade especial para você!

Deseja estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência?

Para alcançar patamar profissional, nós oferecemos para você a Formação Especialista Lean. Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas de controle de desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.

O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Formação Especialista em Lean

Juliana Moro

Juliana Moro

Graduanda em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista de iniciação científica por três semestres no projeto "Método dos Elementos Finitos no Estudo da Teoria de Placas". Através do movimento empresa júnior, atuou como Diretora de Marketing na i9 CONSULTORIA adquirindo conhecimentos em Inbound Marketing e ferramentas específicas da área. Escreveu um artigo acadêmico sobre logística e planeja seguir carreira na área de projetos e inteligência empresarial. Possui certificação em Oratória e Técnicas de Apresentação, Yellow Belt em Lean Seis Sigma e Master Excel. Está realizando o curso de Green Belt em Lean Seis Sigma.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.