
Você sabe como surgiu o Dia da Ciência e da Cultura e o que essa data pode nos representar?
Ciência pode ser traduzido por "conhecimento" e refere-se a qualquer pratica que une atuação do conhecimento, o saber, e as práticas sistemáticas. Já a cultura, está ligada às ações, comportamentos e tradições de um determinado grupo.
Mas como esses dois termos podem atuar juntos? Simples, a ciência como cultura valoriza a dimensão formativa e cultural da educação científica. A interação entre cultura e ciência tem grande poder de transformações perante a sociedade.
Para compreender um pouco melhor sobre esse assunto, falaremos nesse artigo sobre a data que celebra a Ciência e a Cultura, e abordaremos os seguintes tópicos:
Continue a leitura para ver o significado do Dia da Ciência e Cultura.
No dia 05 de novembro é comemorado o Dia da Ciência e Cultura. Data instituída para aumentar a visibilidade de expressões culturais e para estimular a produção científica em todo território nacional, além disso o objetivo são análises certeiras.
Ciência é do Latim Scientia, significando "conhecimento" refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático, e conta com método científico.
Já a cultura é em seu significado mais amplo, está relacionada ao acúmulo da vivência histórica de significados sociais: vestimentas, interação, comunicação, linguagens, trabalho, moradia, costumes, crenças, etc..
O Dia da Ciência e Cultura foi criado para homenagear uma figura muito importante do jornalismo, literatura e diplomacia do Brasil e a data casa com o aniversário dele, Rui Barbosa, e foi instituída pela Lei 5.579 de 1979.
As datas comemorativas são criadas para fomentar e homenagear algum tema importante, e isso gera visibilidade para o mesmo. Assim, as produções científicas, produções e expressões culturais em todo âmbito, são estimuladas.
É claro que o Dia da Ciência e Cultura deveria ganhar sua data, em meio a tantas outras datas, não é? Essa data carrega uma importância muito grande, ambas são complementares e relacionam-se através do conhecimento e socialização.
Além disso, com o trabalho e junção das duas atividades é possível realizar análises para identificar o comportamento em um determinado país, como: preferências, gostos, comportamentos, formas de lidar com conflitos, entre outros…
Continue a leitura para entender a importância da criação da Data.
As conexões entre ciência e arte/cultura são importantes para promover uma ampla divulgação de vários temas que dificilmente chegariam à sociedade. Há alguns exemplos já apresentados por diversos estudiosos.
Um deles foi apresentado pelo Ildeu de Castro Moreira, diretor de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conselheiro da SBPC.
Em sua exposição ele revela exemplos de manifestações artísticas como músicas, textos, poemas, enredos, etc... que em suas manifestações artísticas falam sobre a ciência.
Vamos agora apresentar algumas curiosidades sobre a data, continue a leitura para descobrir!
Você sabia que a Ciência e Cultura podem interferir na sua saúde? Alguns trabalhos científicos divulgados correlacionam esse tema devido aos hábitos e crenças estabelecidos em grupos culturais.
Isso pode reunir itens como, alimentação, sedentarismo, além disso, devemos ressaltar, que existem grupos que enfrentam uma desigualdade enorme e podem estar suscetíveis a enfermidades por terem baixa imunidade por exemplo.
A ciência e a cultura podem interferir em sua vida, seja nas condições que você tenha de lazer, acesso à informação, recursos físicos e bens materiais… enfim, isso ressalta toda a desigualdade que muitos países enfrentam.
A produção de conhecimento científico está atrelada ao desenvolvimento da sociedade, assim como a dinâmica de expressões culturais que inclusive, também teve uma data, e um decreto elaborado.
As expressões culturais, teve data instituída pelas Nações Unidas e reconhece e fomenta cada vez mais a diversidade delas em todo o país, com o objetivo de estimular tudo o que envolve o tema.
Muito interessante não é mesmo? Então se você gostou do conteúdo não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!
Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!