Você conhece as principais modalidades dentro do atletismo?
Os maiores recordistas de todos os tempos
TOP curiosidades sobre o atletismo
Gostou do conteúdo?

Você já conhece o atletismo?

No dia nove de outubro é comemorado o dia do atletismo, descubra quais são as principais modalidades e curiosidades desse esporte.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Você já conhece o atletismo?

O dia do atletismo é comemorado no dia nove de outubro, e sendo essa uma data tão especial, resolvemos falar um pouquinho sobre esse esporte que a gente tanto ama.

O atletismo é uma das práticas esportivas mais antigas. Surgiu na Grécia Antiga por volta de 776 a.c. e teve sua principal aparição nos primeiros jogos olímpicos da Grécia. Algumas categorias que compunham o esporte na época eram: corridas com saltos e saltos a distância.

Ainda hoje, o atletismo tem como base as suas primeiras competições, testando as habilidades dos seres humanos em um compilado de variações de movimentos primários.

A seguir, mostraremos os seguintes tópicos:

  • Você conhece as principais modalidades dentro do atletismo?
  • Os maiores recordistas de todos os tempos
  • TOP curiosidades sobre o esporte

Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais!

Você conhece as principais modalidades dentro do atletismo?

O atletismo é um esporte vasto e flexível, com muitas categorias e possibilidades para praticar. Dentro dele, podemos encontrar com destaque as seguintes categorias:

  1. Marcha atlética: Categoria que consiste na maratona que vemos geralmente nas ruas, como a corrida de São Silvestre, a famosa prova de corrida brasileira nas ruas de São Paulo.
  2. Salto com vara: Modalidade que tem como princípio dar o maior salto usando uma vara para saltar, seu objetivo é ultrapassar a barra posta ao participante sem encostar na mesma.
  3. 400 metros: Corrida que tem como objetivo destacar a velocidade dos participantes, enfatizando quem consegue chegar primeiro à linha de chegada na distância imposta.
  4. Salto triplo: Consiste na prova de habilidades imposta ao participante que tem como finalidades dar uma série de sequência de saltosque devem terminar em uma caixa de areia, sem nenhuma queda brusca.
  5. Corridas com barreiras: Prova de velocidade com obstáculos que devem ser saltados e ultrapassados até que se chegue em primeiro lugar.

Muito legal, né? Cada dia que passa o atletismo vem ganhando mais o seu lugar no mundo dos esportes.

Visto isso, como uma homenagem ao dia mundial do atletismo,  separamos um pouco sobre os maiores recordistas de todos os tempos para você! Os maiores sucessos que fizeram parte dessa construção histórica e deixaram seu nome carimbado na história do esporte.

Vem com a gente saber mais um pouquinho sobre os três maiores recordistas da atualidade e do mundo no atletismo!

Os maiores recordistas de todos os tempos

1. Karsten Warholm: Recordista mundial na modalidade dos 400 m com barreiras, Karsten tinha um hobby desde criança: montar peças de lego.

O atleta por mais que amasse esse entretenimento, resolveu deixar de lado a diversão para ir com tudo naquilo que acreditava, assim, conquistou o bicampeonato mundial de atletismo.

Karsten tem 25 anos, uma medalha olímpica e dois mundiais!


2. Eliud Kipchoge: Bicampeão olímpico na categoria de maratona e considerado um dos maiores maratonistas da atualidade, Eliud tem um estilo de vida diferente dos outros atletas.

O esportista vive em alojamentos, limpa banheiros e afirma que tais tarefas o mantém motivado para seguir seus sonhos.

Eliud tem 36 anos, quatro medalhas olímpicas e três mundiais, sendo esses disputados em Moscou, Paris e Osaka.


3. Usain Bolt: Conhecido como o homem mais rápido do mundo, Bolt teve seu talento descoberto na escola, mas não levava muito a sério a corrida nessa época.

Tempos depois, o  velocista foi campeão olímpico consecutivas vezes, sendo multicampeão olímpico carregando consigo um histórico cheio de troféus e medalhas por todo o mundo.

Usain Bolt tem 35 anos e bateu três recordes mundiais sendo eles: 100 m rasos (9,58s em 2009), 200m rasos (19,19s em 2009) e 4x100m (36,84s em 2012).


Você reconhece pontos em comum nessas histórias? Todo caso de sucesso vem de uma longa jornada de esforço e determinação!

O atletismo tem várias vertentes e curiosidades muito legais, por isso, convidamos você a vir com a gente conhecer um pouquinho delas e viajar para esse mundo de superação que é praticar esse esporte. Vamos lá?

TOP curiosidades sobre o atletismo

  • Um atleta gasta no mínimo 6.000 calorias em um só dia!
  • 101 países já foram medalhistas olímpicos nas modalidades do atletismo.
  • Portadores de deficiência podem participar da paraolimpíadas com cadeira de rodas.
  •  A expressão ¨passar o bastão¨ faz referência a modalidade de revezamento do atletismo, essa que por sua vez, tem como finalidade o trabalho em equipe e consiste no manejo do objeto até que a prova seja terminada.

Existem muitas curiosidades sobre o atletismo e tivemos a honra de trazer alguma delas pra você aqui!

Gostou do conteúdo?

Fique por dentro do nosso Blog e não perca os melhores artigos e notícias do mundo e da educação.

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Princípios Da Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.