
O engenheiro elétrico éuma das profissões que impulsionam o país e ajudam ele a se desenvolver, portanto, nada mais justo do que uma data criada especialmente para comemorar o dia do eletricista.
Tal profissão tem tanto peso na sociedade por se tratar basicamente do profissional que desenvolve qualquer tipo de projeto elétrico, e como sabemos, a sociedade não consegue mais funcionar sem energia elétrica e componentes elétricos/eletrônicos.
Por isso a base de todo desenvolvimento tecnológico precisa ser forte e essa profissão faz parte dessa base. Para entender melhor essa data comemorativa e essa profissão acompanhe o artigo com os seguintes tópicos:
No dia 23 de novembro de 1913 foi inaugurado o Instituto Eletrotécnico de Itajubá, considerado a primeira universidade federal tecnológica do Brasil. E foi essa data que foi escolhida para comemorar o dia do engenheiro eletricista, pois esse instituto teve grande influencia no desenvolvimento dessa profissão.
O Instituto Eletrotécnico de Itajubá foi fundado pelo advogado Theodomiro Carneiro Santiago (1883-1936), filho de um coronel importante para a região. Santiago, entendia o quão importante a eletricidade era para o país e também o grande potencial hidroelétrico que o Brasil possuía.
Assim, com o apoio do pai, Theodomiro viajou para os Estados Unidos e para a Europa atrás de modelos de ensino e professores qualificados para abrir uma instituição no Brasil.
O modelo em que ele se inspirou foi no do Instituto Montefiore, em Liège, na Bélgica e de lá também trouxe os primeiros professores e laboratórios. Portanto, essa data foi escolhida pelo grande peso que esse instituto possui para a engenharia elétrica.
Essa data é comemorada desde 2009, quando a Lei Nº 12.074 foi instituída em 29 de outubro, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, assim, foi dado origem ao dia do Engenheiro Eletricista que é comemorado em 23 de novembro.
O engenheiro elétrico possui um vasto campo de atuação, pois sua formação engloba estudos que capacitam esse profissional a atuar em diversas áreas com êxito.
Todas as áreas, obviamente, envolvem eletricidade, porém vão desde sua geração e armazenamento até micro sistemas eletrônicos. Pode atuar em diversos tipos de projetos que envolvem motores elétricos, maquinários sofisticados, turbinas para a geração de energia, entre outros.
As fontes de energias renováveis geralmente também fazem parte do estudo desse profissional, mas de maneira geral, tudo que precisar de eletricidade terá um engenheiro elétrico participando do projeto.Um profissional tão versátil e útil merece um dia para sua carreira!
Para ficar ligado nas principais notícias, não deixe de nos acompanhar noGoogle News, a última que envolvia uma grandiosa inovação (que com certeza um engenheiro elétrico ajudou a criar) é um power bank de grafeno que carrega seu celular em apenas 7 minutos, não deixe de conferir!
O engenheiro eletricista faz projetos elétricos de vários tipos de construções, cria e instala componentes elétricos e, até mesmo, busca automatizar processos. Também pode atuar em diversas esferas, tais como: eletroeletrônica, nanotecnologia, sustentabilidade, biomedicina, sistemas de controle, hardwares e softwares.
Para ser Engenheiro Eletricista é necessário, ao menos, obter o grau de bacharelado em Engenharia Elétrica ou Engenharia de Energias. Também, para atuação no mercado de trabalho, é necessário que todos os engenheiros tenham cadastro no CREA.
Inscreve-se para formação em Green Belt para Engenheiros e não perca tempo!
Conquistar uma certificação Green Belt não significa apenas possuir fundamentos da filosofia do Lean Manufacturing e habilidades de melhoria, significa também dar um grande salto na sua carreira! Nosso treinamento de Green Belt contempla todo o conteúdo recomendado pela ASQ (American Society for Quality), está alinhado com a ISO 13053-Six Sigma, possui o selo da The Council for Six Sigma Certification e é o ÚNICO curso online de Green Belt atestado pela Six Sigma Brasil (maior grupo de profissionais Lean Seis Sigma do país).
Nesse pacote, além de obter o treinamento de MS Project para Gerenciamento de Projetos, você também terá acesso ao Ciclo de Mentoria para Projetos Lean Seis Sigma e ao processo de Certificação de Especialista Seis Sigma para que você possa obter um dos títulos de maior condecoração, o de Especialista Seis Sigma Green Belt!
Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!