Como surgiu o Dia Mundial de prevenção ao suicídio?
Principais fatores de risco do comportamento suicida
Se precisar, peça ajuda!

Conheça agora sobre o Dia mundial da prevenção ao suicídio e a importância dessa data!

O suicídio é uma das 20 principais causas de morte no mundo e a conscientização da prevenção é muito importante para toda a sociedade. Saiba mais!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Conheça agora sobre o Dia mundial da prevenção ao suicídio e a importância dessa data!

O dia 10 de setembro foi escolhido como data representativa do dia mundial de prevenção ao suícidio.

Apesar de que muitos ainda enxergam o suicídio como um estigma ou um tabu, é de suma importância falar sobre esse assunto e tomar medidas para a sua conscientização e prevenção.

Diante disso, hoje iremos te falar mais sobre esse assunto, de tal forma que abordaremos os seguintes tópicos:

  • Como surgiu o Dia mundial da prevenção do suicídio?
  • Principais fatores de risco do comportamento suicida 
  • Se precisar, peça ajuda! 

Vamos lá!

Como surgiu o Dia Mundial de prevenção ao suicídio? 

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como a data oficial do dia mundial de prevenção ao suicídio. Tal data tem origem nos Estados Unidos, com a história de Mike Emme.

Em 1994, Mike era um jovem que tinha como marca um Mustang amarelo. Nesse ano, com apenas 17 anos, ele cometeu suicídio. Infelizmente, sua família e amigos não tinham percebido os sinais que levaram a esse triste fim.

No seu funeral, as pessoas próximas dele levaram fitas e cartões amarelos com a frase “se precisar, peça ajuda”. Tal cor foi escolhida para remeter ao Mustang de Mike e a frase serviu de alerta para as outras pessoas se atentar mais aos sinais e prevenir com que mais pessoas tirassem suas vidas.

Diante disso, a ação se expandiu por todo o país, e o assunto que era considerado um tabu começou a ser mais falado pela sociedade. Diante disso, a OMS oficializou a data e incentivou a campanha do setembro amarelo para se dedicar a essa causa.

Essa pauta é extremamente importante de ser discutida, visto que, o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo. Além disso, no Brasil há mais de 12 mil mortes por suicídio no ano e no mundo há mais de 1 milhão de casos.

Em geral, os fatores psicológicos e biológicos são os principais motivadores do suicídio, mas fatores genéticos, culturais e socioambientais também podem influenciar as pessoas a tirarem a própria vida.

Vale ressaltar que todas as vidas importam e uma pessoa que comete um suicídio é sempre o filho, amigo, marido, primo, neto ou qualquer outro nível de parentesco com alguém, deixando muitas pessoas queridas.

Além disso, segundo pesquisas, aproximadamente 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados à fatores psicológicos. Entre os principais listados, temos a depressão seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Assim, devemos nos atentar aos sinais para preservar a vida das pessoas que amamos e prestar a ajuda necessária. Por isso, confira a seguir, medidas que podem ajudar nesses casos.

Principais fatores de risco do comportamento suicida

No Brasil, a cada 40 segundos, alguém comete tentativa de suicídio. Infelizmente, essa é a triste realidade. Além disso, segundo a OMS, cerca de 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos.

Por isso, confira quais são os principais sinais depressivos que devemos nos atentar para nos conscientizar contra o suicídio:

  • Ficar triste com muita frequência; 
  • Falta de vontade na realização de atividades cotidianas; 
  • Baixa auto estima e desleixo com a aparência; 
  • Expressar sentimento de desesperança ou inutilidade; 
  • Ter constante desinteresse e apatia; 
  • Se sentir rejeitado e se irritar constantemente; 
  • Falar sobre acreditar que sua dor não ter cura; 
  • Ter mudanças de humor muito súbitas; 
  • Apresentar pensamentos negativos sempre; 
  • Manifestar distúrbios do sono.

Diante disso, a melhor maneira de combater o suicídio é a informação. Pois, falar sobre o assunto é a melhor forma de conscientizar as pessoas sobre a possibilidade de pedir ajuda e impedir que mais pessoas tirem sua própria vida.

Se precisar, peça ajuda! 

A vida é repleta de adversidades que afetam o nosso bem estar mental. Por isso, está tudo bem não se sentir bem sempre!

Diante disso, se a sensação de estar sozinho te assombra, saiba que você não está sozinho nessa e que tem muitas pessoas dispostas a te ouvir, te entender e te ajudar a sair dessa situação.

O mundo está cada vez mais dinâmico e acelerado, mas está tudo bem você voltar para si mesmo e desacelerar. Está tudo bem você precisar de ajuda. Está tudo bem você precisar descansar. Afinal, sua vida importa!

Logo, cuide de sua saúde mental e esteja sempre disposto a conversar e orientar as pessoas a procurar ajuda profissional para prevenir o suicídio.

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.