O que são Relações Públicas?
Como surgiu o Dia Nacional das Relações Públicas?
O que se estuda em Relações Públicas?
O que faz um profissional de Relações Públicas?
Mercado de trabalho em Relações Públicas
Quer se tornar um especialista em Marketing?

Entenda como surgiu esta data e com o que o profissional de Relações Públicas trabalha!

Saiba mais sobre a criação do Dia Nacional das Relações Públicas e como este profissional atua diante da sociedade e do mercado dos negócios.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Entenda como surgiu esta data e com o que o profissional de Relações Públicas trabalha!

O Dia Nacional das Relações Públicas é comemorado anualmente no dia 2 de dezembro, após a instituição da Lei nº 7.197 de 14 de junho de 1984, em homenagem a esses profissionais que são fundamentais para que as instituições organizacionais tenham um bom funcionamento.

O profissional de Relações Públicas é responsável por contribuir com a comunicação institucional de uma empresa, de uma marca ou de um evento específico diante de seus stakeholders, trabalhando nas mais diversas áreas.

De forma resumida, as Relações Públicas são responsáveis pela qualidade dos relacionamentos e da imagem pública das organizações.

Saiba mais sobre o Dia Nacional das Relações Públicas e sobre o profissional desta área por meio dos seguintes tópicos:

  • O que são Relações Públicas?
  • Como surgiu o Dia Nacional das Relações Públicas?
  • O que se estuda em Relações Públicas?
  • O que faz um profissional de Relações Públicas?
  • Mercado de trabalho em Relações Públicas;

Vamos lá?

O que são Relações Públicas?

Relações Públicas, ou PR (sigla em inglês para Public Relations), representam a gestão da função política organizacional de uma empresa.

O processo de Relações Públicas dentro de uma empresa trata de, através de várias técnicas de pesquisa, levantar informações sobre a empresa e seus públicos alvo para diagnosticar, dar pareceres e sugerir planos de ação tanto administrativos quanto comunicacionais.

Dessa forma, as Relações Públicas podem garantir a manutenção da qualidade dos relacionamentos que a empresa estabelece com os seus públicos e, assim, obter uma imagem pública favorável para a instituição.

Como surgiu o Dia Nacional das Relações Públicas?

O Dia Nacional das Relações Públicas surgiu no Brasil por meio da Lei nº 7.197 de 14 de junho de 1984, determinando o dia 2 de dezembro como data oficial de celebração.

O dia 2 de dezembro está relacionado à data de aniversário do engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo, patrono das Relações Públicas. Ele foi responsável pela direção do primeiro departamento de Relações Públicas no Brasil, criado em 30 de janeiro de 1914.

O primeiro curso de Relações Públicas criado no Brasil foi na Universidade de São Paulo (USP) em 1966. Atualmente, são mais de 58 universidades e cerca de 20 mil profissionais na área.

Outra data comemorada pelos profissionais de RP é o Dia Interamericano das Relações Públicas, que acontece em 26 de setembro no Chile, Estados Unidos da América, Colômbia, Panamá, entre outros países.

O que se estuda em Relações Públicas?

O curso de Relações Públicas tem uma grade curricular multidisciplinar, tendo disciplinas nas áreas de Administração, Marketing, Comunicação e Economia.

A grade curricular do curso vai depender da instituição na qual será cursado, mas algumas matérias que o futuro profissional de Relações Públicas irá estudar são:

  • Estatística e Pesquisa de Opinião;
  • Gestão de Eventos;
  • Teoria da Comunicação;
  • Fundamentos do Marketing.

O curso é oferecido como bacharelado e tem duração média de 4 anos.

O que faz um profissional de Relações Públicas?

O profissional de Relações Públicas é responsável pela gestão da comunicação de organizações que podem ser públicas, privadas ou do terceiro setor.

Esse profissional, assim como os demais da comunicação, deve estar atento às tendências do mercado e à identidade organizacional da empresa. Ele é diretamente responsável pela reputação da empresa onde trabalha.

Dessa forma, possui como principais atributos o diagnóstico, o planejamento e a implementação de ações estratégicas comunicativas em busca do bom relacionamento entre a empresa e os seus stakeholders.

O profissional de RP conta com diversas ferramentas para estabelecer a comunicação com a opinião pública: notas, releases, vídeos institucionais, campanhas publicitárias e postagens nas redes sociais, por exemplo.

O departamento de relações públicas pode atuar em diversas áreas, dependendo da estrutura organizacional e das necessidades de sua empresa.

Algumas dessas áreas são:

Pesquisa de Opinião

O profissional de Relações Públicas realiza pesquisa de opinião com o público para entender as necessidades do mercado. Com essa pesquisa é possível entender quais são os pontos fortes e os pontos de melhoria para a empresa ou um determinado produto.

Com os insights gerados através dessa pesquisa, a empresa consegue tomar decisões mais estratégicas e com maior chance de atingir o resultado esperado.

Organização de Eventos

O profissional de Relações Públicas estrutura toda a logística para que os eventos tanto internos quanto externos da empresa funcionem da melhor forma possível e atinjam os objetivos esperados.

Criar e gerir relacionamentos

Uma das demandas das relações públicas é criar e gerir os relacionamentos. Quando dizemos relacionamentos neste contexto empresarial, automaticamente já pensamos no cliente, mas você sabia que não é apenas esse relacionamento que o RP cultiva?

O profissional de relações públicas trabalha com a criação e gerenciamento do relacionamento com os clientes, mas também com os funcionários da empresa e da mídia, que são peças fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa.

Assessoria de Imprensa

Nessa posição, o profissional de RP trabalha como intermediário entre a empresa e o público. Para esse cargo existem diversas demandas como: gestão de imagem e redes sociais, criação de press releases para veículos de comunicação, entre outros.

Comunicação Institucional

Como o próprio nome já nos diz, grande parte do trabalho de um RP é a comunicação com pessoas. O trabalho com a comunicação institucional é realizado através da comunicação e divulgação de informações para o público interno e externo da organização.

Mídias Sociais

Para este cargo, o RP trabalha com a gestão das redes sociais da empresa, atuando na produção de pautas para as mídias sociais, além de acompanhar o feedback do público em relação aos conteúdos.

Gerenciamento de Crises

Os profissionais de Relações Públicas também podem atuar na área de gerenciamento de crises. Essa área está diretamente interligada a fatores que podem prejudicar a imagem de uma empresa ou organização.

Para isso, o ideal é realizar um planejamento estratégico contendo todos os riscos que sua empresa pode ter diante da opinião pública e como agir diante deles. Isso evita que desastres com a sua reputação aconteçam.

Durante as crises, esse profissional é responsável por criar planos de ação e estratégias para minimizar os impactos negativos e identificar oportunidades de melhoria da imagem da organização.

Mercado de trabalho em Relações Públicas

Como vimos no tópico anterior, o profissional de Relações Públicas pode atuar em diversas áreas diferentes. O mercado de trabalho para pessoas formadas nesta área é amplo, fazendo com que este profissional possa trabalhar tanto no setor público quanto no privado.

Embora muitos digam que o mercado de comunicação está cada vez mais difícil, isso não impede que as pessoas com formação em Relações Públicas encontrem um trabalho, já que uma boa relação entre a empresa e o público é de extrema importância para o sucesso da mesma.

Além disso, com o grande crescimento digital que o mundo tem passado nas últimas décadas, fica cada vez mais necessário que as empresas tenham profissionais capacitados para gerir sua imagem e relações.


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Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

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