ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Quais as vantagens de se preparar para a entrevista de emprego?
Totalmente seu!
10 dicas para deslanchar em sua próxima entrevista!
Gostou desse conteúdo? Então venha ser um profissional cada vez mais completo com a Voitto!

Confira agora 10 dicas para deslanchar em sua próxima entrevista de emprego!

Veja a seguir dicas poderosas e eficientes para se destacar na entrevista de emprego e maximizar as chances de aprovação.

Paulo Augustinho
Por: Paulo Augustinho
Confira agora 10 dicas para deslanchar em sua próxima entrevista de emprego!

Quem nunca sentiu aquele frio na barriga ao ser convidado para uma entrevista de emprego?! Estamos falando de uma das etapas decisivas para a contratação em um processo seletivo.

Além disso, sabemos que muitos candidatos se perdem nessa fase, principalmente por não terem se preparado o suficiente para estar de frente ao selecionador e vender aquilo que possui de melhor para o cargo em questão.

Contudo, saber o que priorizar nessa preparação para muitos é uma dor de cabeça tremenda, por isso, resolvi elencar-os 10 dicas a serem seguidas para terem êxito na sua próxima entrevista de trabalho.


Vejam a seguir os principais tópicos abordados neste artigo:

● Quais as vantagens de se preparar para a entrevista de emprego?

● 10 dicas para deslanchar em sua próxima entrevista.

Quais as vantagens de se preparar para a entrevista de emprego?

Só de planejar sua participação numa entrevista de emprego, estará à frente de muitos de seus concorrentes no mercado de trabalho. No entanto, é indispensável que você vá muito além do planejamento e busque uma preparação completa.

Logo, essa preparação precisa enquadrar principalmente o autoconhecimento, coleta de informações sobre a empresa e clareza de suas competências para a posição disputada.

Principais vantagens em se preparar para entrevista de emprego:

  • Evitar comportamentos inadequados;
  • Clareza na comunicação;
  • Evita o famoso “branco”;
  • Vende o seu melhor;
  • Menor insegurança;
  • Autoconhecimento;
  • Autocontrole.

Com isso, ficam evidentes os impactos positivos que a preparação prévia tem na vida do candidato durante a seleção. Bem como, que sua chance de aprovação está diretamente ligada a essa prioridade que deve anteceder a entrevista.

Está gostando do artigo? Então olha o que trouxemos para você!

Totalmente seu!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

10 dicas para deslanchar em sua próxima entrevista!

Para vencer a fase de entrevista, você não pode ser apenas um candidato comum, e sim o mais preparado. Algumas dicas para aplicar agora, são:

1. Estude sobre a empresa

Não cometa o erro de encarar o selecionador sem conhecer o mínimo sobre a corporação. Pesquisem no site da empresa, na página do LinkedIn, veja relatos de antigos colaboradores no Glassdoor, busque notícias nos grandes veículos de comunicação e se possível converse com alguém que já trabalhe nessa empresa.

Com isso, você não só vai estar afiado para dar a resposta que o entrevistador quer, mas também alinhar seu perfil com o que a empresa espera, além de entender se onde quer trabalhar realmente tem alinhamento com o seu plano de carreira e seus valores pessoais.

2. Faça um inventário de suas realizações

Se não quer ter aquele famoso branco em um dos momentos mais importantes do processo de seleção, faça um levantamento de suas experiências e destaque suas melhores entregas visando já o cargo disputado.

Assim, vai sentir-se mais seguro na hora de responder às perguntas que lhes forem redirecionadas e saberá selecionar qual fato é mais vantajoso ser posto à mesa objetivando validar sua competência para a posição.

3. Pratique o autoconhecimento

Certamente já se deparou com a seguinte expressão: “Só se vende aquilo que se conhece”. Pois, é!  Essa é uma verdade.

Não somente para a vida o autoconhecimento é essencial, na entrevista, por exemplo, vai possibilitar com que você exponha seus pontos fortes e deixe de lado as vulnerabilidades que podem prejudicar seu desempenho frente ao recrutador.

Por tanto, meios interessantes para pôr em prática o autoconhecimento, são: processo de coaching e submeter-se a testes comportamentais como o DISC. Com isso, terá uma visão ampla de suas habilidades e pontos de melhoria.

4. Trabalhe a respiração

O nervosismo sabota muitos profissionais durante um bate-papo com o potencial empregador, e trabalhar a respiração é um meio eficaz para alcançar o autocontrole e manter sua concentração no que realmente importa.

Por isso, minutos antes da entrevista sente-se em um ambiente calmo e foque sua atenção em sua respiração, inspirando e expirando vagarosamente. Especialistas da área apontam que a prática leva à diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca.

5. Faça perguntas para o selecionador

“Eu não tenho nenhuma dúvida”. Dizer isso ao entrevistador pode ser um “tiro no pé”.

Sendo assim, prepare algumas perguntas para fazer durante a entrevista ou ao final dela. Diferente do que alguns pensam, essa também é uma oportunidade para conhecer melhor seu futuro empregador.

6. Vai ser online? Teste os equipamentos

Diante de uma seletiva online seus equipamentos precisam passar por inspeção previamente, se não deseja ser surpreendido com um fone defeituoso, com um Notebook que não abre a CAM, etc.

Dessa forma, selecione e teste as ferramentas para que tudo ocorra bem na hora H.

7. Não peça feedback ao final da entrevista

O selecionador precisa de tempo para analisar seu desempenho no processo seletivo. Desse modo, jamais peça feedback agora.

Fazendo isso você pode chamar atenção para seus pontos negativos, ao invés de deixá-lo centrado nas suas habilidades para o cargo.

8. Esteja com a roupa certa

Parece bobo falar de vestimenta, mas ela também é ponto de partida para a famosa primeira impressão.

Se estiver concorrendo a uma vaga em uma startup onde os colaboradores trabalham de camiseta, bermuda e sandália não faz nenhum sentido você participar da seletiva de terno e gravata, o máximo que vai conseguir é sinalizar desalinhamento com a cultura da empresa.

Por fim, evite roupas muito extravagantes e de preferência sem cores chamativas.

9. Esteja pronto com antecedência

Não importa se a entrevista é online ou presencial, você precisa estar disponível no mínimo 30 minutos antes do horário combinado com o recrutador.

Quem sabe a entrevista precise ser adiantada motivada pela ausência de um candidato. Todavia, você vai estar mais que pronto.

10. Treine para o pitch

O pitch nada mais é que sua apresentação pessoal no início da entrevista. Porém, não podemos confundir essa apresentação com fazer um relato das situações que vem enfrentando na sua “vida pessoal” para o selecionador.

Dessa forma, recomendo que tome a seguinte estrutura como base para sua introdução: nome, idade, localidade, formação, experiência de trabalhos anteriores, qualificações profissionais, grandes momentos da carreira, motivação para a vaga e alinhamento com a empresa.

Gostou desse conteúdo? Então venha ser um profissional cada vez mais completo com a Voitto!

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho foi indicado ao Prêmio iBest 2023 na categoria de melhor influenciador de RH do país e foi reconhecido como LinkedIn Top Voice Carreira 2023. Ele também compôs a lista dos Top 100 Influenciadores de RH do país, pelo RH Summit.

Paulo é bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas pela PUC/MG e está atualmente cursando pós-graduação em Psicologia Organizacional, Direito do Trabalho e Previdenciário. Com mais de meia década de experiência no mercado, ele tem se destacado na área de Recursos Humanos.

Ao longo de sua carreira, Paulo desenvolveu diversas atividades, como especialista em Carreira e Recolocação, recrutador, palestrante, escritor e colunista, sendo responsável pelo ingresso de centenas de profissionais em empresas nacionais e multinacionais.

Paulo já foi palestrante em diversos eventos e instituições renomadas, incluindo o CONGERHI 2023, a Faculdade do Sul da Bahia - FASB, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, a Escola do Legislativo da Paraíba, CREAjr-MG, o Colégio Polivalente de Caravelas, a TechnoServe, o ECD-Curitiba, o Evento Carreira em Foco e a Startup GO GRH, entre outros.

Como LinkedIn Creator, Paulo participou da primeira turma de aceleração do LinkedIn Brasil em 2022 e da Academia Itaú de Criadores no mesmo ano. Além disso, é um dos autores convidados do livro "Maior Programa de Emprego do Brasil", no qual escreveu um capítulo sobre Currículo Profissional Estratégico.

Paulo aceitou o convite do Grupo Voitto e atualmente é Embaixador da marca. Também é produtor de conteúdo no segmento de Carreira, Recolocação e Recrutamento e Seleção, com publicações em seu perfil do LinkedIn e Newsletters, que hoje contam com mais de 24 mil seguidores, acumulando mais de 1.800.000 visualizações. Milhões de pessoas e empresas impactadas.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.