9 Dicas para falar bem em público
Principais erros cometidos em apresentações
Pronto para desenvolver a sua comunicação?

Neste artigo você vai aprender as nossas 9 dicas para falar bem em público!

Se você tem dificuldade para falar em público, então confira as nossas 9 dicas para falar bem em público e encante as pessoas com a sua oratória!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Neste artigo você vai aprender as nossas 9 dicas para falar bem em público!

Ter medo de falar em público é comum para várias pessoas, mas é extremamente necessário conseguir superar esse medo, uma vez que várias empresas no mercado de trabalho exigem essa habilidade.

Esse medo é tão comum que ganhou o próprio nome: glossofobia.

A glossofobia é o nome dado ao medo excessivo de falar em público e, nesses casos, as medidas a serem tomadas são mais sérias, contando inclusive com a ajuda de profissionais capacitados a lidar com esse tipo de problema, como psicólogos.

Essas 9 dicas para falar bem em público se destinam ao quadro geral de pessoas, visto que grande parte de nós possui esse receio. Se olharmos para o mercado atual, veremos que a necessidade de falar bem em público é cada vez maior, devido ao avanço das comunicações e da tecnologia.

Assim, saber como apresentar uma ideia, como defender uma tese, como expor dados de um relatório em uma reunião com os diretores da empresa é essencial para alcançar o sucesso profissional.

E isso vale para o meio acadêmico também, afinal o estudante precisa apresentar trabalhos para sua classe, um TCC para a banca examinadora, e por aí vai.

Então, pegue um papel e caneta, ou ainda seu smartphone, e anote essas dicas, pois tenho certeza de que elas te ajudarão.

Neste artigo, nós vamos falar sobre:

  • 9 Dicas para falar bem em público;
  • Principais erros cometidos em apresentações.

Vamos começar?

9 Dicas para falar bem em público

Falar em público pode ser uma tarefa aterrorizante para várias pessoas e essa fobia tem até nome, glossofobia! Já foram feitas diversas pesquisas sobre esse tema para que os pesquisadores consigam entender mais sobre essa fobia.

Uma pesquisa afirma que existem pessoas que têm mais medo de falar em público do que da morte.

Para te ajudar a superar o seu medo, conheça nossas 9 dicas de como arrasar em uma apresentação:

1. Estude bastante o assunto sobre o qual vai falar

A primeira das 9 dicas para falar bem em público é bem simples, certo? Simples, mas fundamental. Se estamos discursando sobre um assunto que dominamos, nos sentimos imediatamente mais confiantes, o que é um fator primordial para uma boa apresentação.

Portanto, é necessário que você estude bastante o assunto da palestra em questão. Saiba mais do que apenas o suficiente para preencher o tempo da apresentação. Quanto mais conhecimento você tiver, mais autoridade você possuirá no assunto, passando maior credibilidade para a plateia.

O contrário também é verdade, pois se você não tem domínio do assunto, acaba transparecendo isso para o público e, consequentemente, sua apresentação cairá em descrédito.

Além disso, falar de assuntos dos quais se tem pouco conhecimento te deixará mais inseguro, o que influenciará negativamente na hora de falar em público.

Logo, não deixe de dar a devida atenção à preparação para a palestra, dado que esse é um dos pontos principais de qualquer apresentação. Se você considerar útil, pode levar um papel com os principais tópicos, informações e dados anotados, o que te ajudará a não perder o foco.

Mas lembre-se de não ficar preso à folha, pois apenas ler na frente da plateia tem um efeito muito ruim em sua apresentação. As anotações estão ali apenas para te guiar, o que o público quer é ouvir o que você tem a dizer.

2. Esteja atento &agrave sua linguagem corporal

Nesse blog, sabemos o quão importante a linguagem corporal é, tendo inclusive já falado sobre como ela afeta sua imagem em uma entrevista de emprego. O que seu corpo transmite enquanto você fala é fundamental para uma correta interpretação da mensagem.

Nosso subconsciente envia uma mensagem automática que demonstra como você está se sentindo. Assim, você pode muito bem estar dizendo algo, mas seu corpo pode estar enviando a mensagem contrária. Como evitar isso?

Treinando sua linguagem corporal. Sim, é possível moldá-la a seu favor. Por exemplo, modificar o tom de voz dependendo do que você quer em determinado momento, usando um tom mais alto para demonstrar animação ou diminuir o tom para atrair a atenção do ouvinte e enfatizar uma informação.

Outra pergunta que fica é: o que fazer com as mãos? Parte essencial da linguagem corporal, as mãos são motivo de embaraço para muita gente quando precisa falar em público.

Pode ser difícil não cruzar os braços ou não colocar as mãos no bolso devido à insegurança ou timidez, mas é necessário que se evite esses gestos, pois passam uma mensagem negativa para a audiência, como se você estivesse fechando a ligação com os ouvintes.

Use suas mãos como ferramentas de explicação, pontuando o que você tem a dizer, envolvendo o público com gestos que criam uma conexão entre o palestrante e a plateia.

Um exemplo simples é gesticular com a palma da mão virada para cima, o que demonstra um sentimento de ligação com o público. Você está sugerindo, informando, e não dando ordens.

3. Seja natural

Na dica anterior para falar em público, nós vimos que a postura que assumimos é parte do conjunto da apresentação e que isso influencia diretamente na confiança que você quer passar para o seu público.

Sendo assim, seja espontâneo e cativante, quanto maior ligação com o público, maior as chances que eles se identifiquem com você, e consequentemente, maior a ligação e compreensão com a mensagem que você está passando.

Quando você age naturalmente, mais chances terá de construir um vínculo de empatia com o seu público e isso traz todo o diferencial na hora de falar bem para uma platéia.

4. Conheça a si mesmo

O autoconhecimento é muito importante para uma boa apresentação em público, afinal, você será a pessoa em evidência durante todo o discurso e é necessário que você se sinta à vontade diante da sua plateia.

Para isso, descubra como as suas características principais podem se destacar na sua apresentação, além disso, como ela pode afetar na produção das tarefas e na percepção que o seu público tem de você.

Temos uma dica para você!

Existe uma ferramenta que pode te ajudar nesta descoberta, é o Teste DISC da Voitto, com ele você vai descobrir qual é o seu traço de comportamento diante das pessoas com quem trabalha ou se relaciona.

E o melhor de tudo, ele é totalmente gratuito! Clique na imagem abaixo e faça hoje mesmo!

Teste DISC

5. Conte uma boa história

Já reparou como nos lembramos melhor de histórias do que dados e fatos? E por que isso acontece? Porque é assim que nosso cérebro funciona. Nos sentimos mais seguros ao dirigir um carro do que ao voar, mesmo que as estatísticas mostrem o contrário. E isso se deve à histórias marcantes sobre acidentes de avião.

É exatamente por isso que a capacidade de contar uma boa história (storytelling) é tão valorizada na hora de fazer uma apresentação que gera impacto nos ouvintes. Portanto, é necessário desenvolver essa habilidade, pois através dela você consegue criar uma conexão emocional com a plateia.

Uma vez criada essa conexão emocional, seu discurso será mais prontamente aceito e lembrado. Com isso, sua confiança aumentará e você se sentirá mais à vontade na frente das pessoas.

6. Conheça seu público

Essa é mais uma das dicas para falar bem em público que não podem ser ignoradas de forma alguma. Por quê? Bem, porque você precisará adaptar o que você vai falar de acordo com quem vai ouvir.

Imagine que você vai discursar sobre assuntos jurídicos para pessoas que não têm conhecimento da área. Se você fizer uso de termos técnicos e jargões, os ouvintes entenderão muito pouco do que está sendo dito. Assim, qual será o proveito a ser tirado de sua apresentação? Nenhum.

Existe uma frase atribuída a Albert Einstein que diz: “Se você não consegue explicar algo de modo simples, é porque não entendeu bem a coisa”. Sendo assim, você precisa ter em mente que sua mensagem deve ser compreendida, pois essa é a marca de um bom discurso.

7. Utilize recursos visuais

Se for possível, faça uso de recursos visuais na sua apresentação, pois as pessoas se lembram muito melhor do que veem do que o que apenas ouvem.

Sendo assim, ao expor seu conteúdo de forma visual, com a ajuda de um software como o PowerPoint, você conseguirá obter mais êxito na propagação da sua mensagem.

Esteja atento ao conteúdo dos slides, pois eles estão ali apenas para te auxiliar na apresentação. Portanto, fuja dos textos longos, animações e coisas do tipo. Não se esqueça de que o foco do discurso ainda é o que você diz.

8. Aprenda com cada experiência

De nada adianta você ler essas dicas para falar bem em público se você não estiver disposto a manter uma evolução constante. Para você não ficar estagnado em um mesmo nível sempre, você precisa aprender com seus erros e acertos.

O caminho para se tornar um grande orador não é rápido, pelo contrário, é algo que exige tempo e dedicação. Para saber como melhorar, dado pelo público. Até você mesmo consegue perceber alguns erros cometidos após uma apresentação, que podem ser lapidados.

Assim, mantendo essa mentalidade de aprendizado constante, você naturalmente se tornará um palestrante melhor, e o medo de falar em público terá sido vencido, se tornando apenas um “friozinho na barriga”.

9. Prepare-se para as possíveis dúvidas

A primeira dica dessa lista é indispensável para o sucesso dessa, afinal, quando você conhece o assunto e tem autoridade para falar dele fica mais fácil responder dúvidas de pessoas que estão tendo um primeiro contato. Mas você não precisa ter a resposta para tudo!

Uma boa dica para responder questões em público é estar confiante sobre o seu conhecimento do assunto, e caso você não saiba responder alguma dúvida que surgiu.

Principais erros cometidos em apresentações

Agora que você já sabe o que fazer para arrasar em uma apresentação, vamos citar alguns erros comuns que as pessoas cometem:

1. Fazer gestos repetitivos

Tente fazer gestos naturais que ilustrem o que você está falando, sem ficar repetindo-os excessivamente.

2. Não fique parado 

Ficar parado em uma mesma posição durante toda a sua apresentação pode torná-la monótona. Faça movimentos para conseguir manter a atenção de seus espectadores.

3. Não fique olhando para um mesmo ponto

Ficar encarando apenas uma pessoa ou um ponto pode acabar gerando desconforto para as pessoas assistindo. Tente fazer contato visual com todos que estão em sua apresentação, da forma mais natural possível.

4. Braços cruzados? Não, não!

Manter os braços cruzados é um clássico mecanismo de defesa em situações desconfortáveis. Inclua gestos, mesmo que simples, em sua apresentação.

Pronto para desenvolver a sua comunicação?

Você tem conhecimento da importância de seus stakehoders? Ou ainda, conhece suas estratégias?

Se não, com a nossa Planilha de Comunicação com Stakeholders a análise dos mesmo ficará muito eficiente para você, além da avaliação da influência deles em seu processo, entre outros fatores.

Clique no botão agora mesmo abaixo e faça o download gratuitamente!

planilha comunicacao com stakeholders

Não deixe de nos dizer o que você achou dessas dicas nos comentários. Se você tem alguma dica que não foi mencionada, compartilhe conosco também. E não se esqueça de compartilhar esse post. Agradecemos pelo feedback!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Storytelling, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Storytelling

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.