Você sente que é muito difícil largar o celular? Saiba que você não está sozinho. Em 2021 os brasileiros passaram em média 5,4 horas por dia conectados. Ao longo de uma semana, esse valor corresponde a praticamente a um trabalho de período integral e, ainda assim, muita gente nem se dá conta do vício em celular.
A parte mais interessante é que isso não é totalmente culpa sua. Os smartphones foram cuidadosamente desenvolvidos para manter você online pelo maior tempo possível, ou seja, são intencionalmente viciantes.
Mas se você entender os gatilhos que tornam seu cérebro dependente destes dispositivos, vai aprender a ter uma relação mais saudável com seu celular. Para descobrir esses truques, continue a leitura:
Pronto para começar? Vamos lá!
Quando você recebe uma ligação ou uma mensagem, normalmente é porque outra pessoa está tentando conversar com você. Isso estimula o gatilho de interação social, que para nós humanos, é muito forte.
O truque que muitos aplicativos começaram a usar é: enviar notificações simulando essa interação social, como na imagem abaixo:
A dica é desativar as notificações de aplicativos em que somente uma máquina envia as mensagens, para assim, reduzir seus níveis de ansiedade.
Quando você desbloqueia seu celular, encontra uma enxurrada de aplicativos? Garanta que na sua tela inicial, você tenha somente as ferramentas necessárias para o dia a dia, como agenda, calendário ou google maps.
As redes sociais são onde a maioria das pessoas gastam mais tempo online, por isso, evite deixar esses aplicativos logo de cara quando você pega o seu celular.
A forma mais fácil de chamar sua atenção para a tela do celular é por meio de cores. Os olhos humanos são sensitivos a cores quentes e, explorando esse truque, muitos empresas decidiram mudar design de seus aplicativos, olha só:
Para escapar desse gatilho, você pode mudar a escala de cores do seu dispositivo para um filtro cinza nas configurações de acessibilidade do seu celular.
Recentemente o Instagram e Facebook liberaram um recurso que te envia lembretes - de 10, 30 ou 50 minutos - para você controlar seu tempo de uso do celular nas redes sociais.
A ideia aqui é evitar que você gaste horas por dia checando o feed e acabe prejudicando a sua qualidade de vida. Ficar longe do celular é uma forma de sobrar mais tempo para praticar esportes ou outras atividades.
Enquanto o uso consciente do celular pode melhorar a experiência dos usuários, a queda de acessos gera grandes prejuízos para as companhias. Ainda não está sabendo? Foi assim que o Facebook sofreu uma desvalorização bilionária!
Gostou desse conteúdo? Então siga o blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!
Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!