Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre diversidade e inclusão. Mas, você sabe o que realmente isso significa?
Ter diversidade e inclusão nas organizações deve ser uma tarefa conjunta entre o sistema de recursos humanos e a liderança e essa iniciativa deve estar presente em todos os níveis da organização.
As organizações, atualmente, são compostas pelos millennials e pela geração Z, gerações que estão ocupando cargos de liderança e que se preocupam com a sustentabilidade, são engajados, conectados, inovadores, criativos, ágeis e abertos à diversidade.
Isso faz com que o trabalho esteja mais relacionado com um senso de propósito e representatividade do que simplesmente pelo fato de estarem empregados e seguros financeiramente.
Ao longo deste artigo, vamos falar sobre:
Para começarmos a nossa conversa, vamos entender a diferença entre diversidade e inclusão. E, para isso, vamos analisar a seguinte metáfora, feita por Verna Myers, advogada de Harvard, expert em D&I da própria companhia e vice-presidente na área de inclusão da Netflix:
"Diversidade é ser convidado para a festa, inclusão é ser chamado para dançar e pertencer é dançar como se ninguém estivesse olhando."
Diversidade está relacionado com a união de diferentes perspectivas que se complementam. Ela é garantida por meio do recrutamento, da retenção e do desenvolvimento de talentos variados, independente dos seus variados backgrounds.
Inclusão é quando as pessoas se sentem parte da organização, sem precisar esconder parte de sua identidade por medo de não serem aceitos. Para estimular a inclusão, a cultura do respeito, da aceitação e do acolhimento é essencial.
Muitas empresas, na tentativa de ter diversidade e inclusão, contratam pessoas diversas, mas não oferecem as mesmas oportunidades para todos. Ou seja, convidam para a festa, mas não chamam para dançar.
Para incentivar a diversidade e a inclusão nas organizações, é necessário saber se o ambiente organizacional é propício para tal iniciativa, sendo necessário a realização de pesquisas internas sobre discriminação e assédio.
Para que você possa saber como está o clima organizacional da sua empresa, separamos a nossa Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional.
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Organizações bem estruturadas e maduras aplicam a inclusão na cultura, no mindset e nos processos para garantir os mesmos benefícios a todos.
Segundo a McKinsey e Company, a inclusão possui três dimensões, sendo elas:
Tudo o que falamos até aqui se reflete em condições igualitárias de trabalho e de renda, sem a descriminação de gênero e de raça.
Além de proporcionar ambientes mais humanizados e abertos à compreensão das diferenças que nos tornam únicos, a diversidade e inclusão podem gerar diversos benefícios para as organizações.
Vamos ver quais são eles?
A diversidade e a inclusão estimulam a inovação. Isso porque, com uma equipe composta por pessoas com experiências diferentes e com pensamentos diferentes, possibilita a criação de novos processos, novas soluções para velhos problemas e novas formas de negociar.
Mas não basta apenas ter uma lista de colaboradores diversa. É preciso entender o valor da diversidade e da inclusão e a liderança deve incentivar uma cultura de respeito.
Vamos listar aqui 3 benefícios de se ter uma organização diversa e inclusiva. veja só:
A sociedade tem se tornado cada vez mais diversa, sendo este um fator essencial para as pessoas na hora de escolher a empresa que desejam trabalhar, sendo estas também observadas na liderança das empresas.
As organizações inclusivas trabalham na sua employer branding com a finalidade de fortalecer a sua reputação de bem-estar organizacional. Assim, a rotatividade é evitada, aumentando a taxa de retenção de talentos.
Isso corresponde a uma economia de 20% ou mais em recursos, visto que esta é quantia gasta, em média, para a contratação e treinamento de um novo colaborador.
Para que isso funcione, o gestor possui um papel fundamental, sendo ele o responsável por construir, defender e promover a equidade e a confiança entre os colaboradores.
Quanto maior a variação de pessoas em uma equipe, maior é a capacidade criativa delas. Essa criatividade é resultado da flexibilidade cognitiva, desenvolvida por meio das interações com diferentes formas de pensamento.
Além disso, a diversidade e inclusão promove a produtividade, fazendo com que as equipes executem projetos e processos em uma velocidade maior.
Quando o cliente se sente compreendido, bem atendido e bem representado por uma empresa as chances de fidelização são maiores.
Essa diversidade é importante para que a organização possa entender os diferentes segmentos do seu próprio nicho de mercado, ao mesmo tempo que possui a oportunidade de se expandir.
O movimento de diversidade e inclusão pode ocorrer de baixo para cima ou de cima para baixo.
Além disso, é preciso criar um espaço no qual as pessoas tenham liberdade para se expressar, que elas se sintam pertencentes ao ambiente, incentivando a criatividade.
Existem algumas empresas pelo mundo que possuem um profissional específico para trabalhar com as iniciativas de diversidade e inclusão.
A Nubank é um exemplo dessas empresas. Ela possui um cargo de Head of Diversity, que é responsável por gerir essas iniciativas e fazer com que elas tenham impacto em todos os resultados gerados pela empresa.
Cada organização precisa descobrir qual é a forma mais efetiva de realizar as ações que mais se adequem à suas necessidades em busca de estimular a diversidade e a inclusão.
Essas iniciativas devem começar desde o processo de recrutamento até à forma como a liderança estimula e interage com os seus liderados, sendo esta o espelho para os futuros profissionais que farão parte da organização.
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Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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