Cultura organizacional para reter os millennials

Diversidade e inclusão como estratégias para reter profissionais qualificados

Trabalhar esses pilares nas empresas é fundamental para atrair profissionais da geração que deve representar 70% da força de trabalho até 2030.

Clarissa Ariel
Por: Clarissa Ariel
Diversidade e inclusão como estratégias para reter profissionais qualificados

O mercado profissional tem avançado e adotado práticas no intuito de reter talentos das novas gerações, e vem investindo em estratégias que se alinhem aos perfis desses profissionais.

Uma pesquisa do Banco Itaú BBA revela que a chamada geração Y, os profissionais millennials -com idade que varia entre 26 e 41 anos - já são maioria no mercado de trabalho no Brasil.

Segundo o estudo, essa geração deve representar 70% da força de trabalho do país até 2030, o que motiva as empresas a reverem valores e propósitos para conseguir manter profissionais qualificados.

Especialmente para os talentos dessa geração, é elementar que as empresas às quais dedicarão grande parte do seu tempo, tenham propósitos alinhados com a sua realidade e compreensão de vida.

Para os millennials, a entrega de resultados é uma consequência de uma experiência positiva na sua jornada, por isso, cada vez mais as empresas têm buscado trabalhar a cultura organizacional.

Essa mudança de perfil direciona os gestores a realizarem uma avaliação genuína do que faz sentido para cada colaborador, considerando os objetivos pessoais e expectativas dele com a organização.

Outra característica comum nos millennials, é o fato de possuírem uma mentalidade muito mais aberta e receptiva a novas experiências, respeitando diferenças culturais, crenças e estilos de vida.

Com essa pluralidade de culturas, raças, gêneros e vivências, fortalecer os pilares de diversidade e inclusão é necessário para dar vida ao negócio. Mais do que nunca, é preciso enxergar além do produto, metas ou resultados, e lembrar que as pessoas são a essência de uma empresa.

Ainda falando de gestão…

Não perca a oportunidade de aprimorar a Gestão de Recursos Humanos da sua empresa! Baixe gratuitamente o KIT Recursos Humanos para ter acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a otimizar sua gestão de pessoas.

Estão incluídas nesse kit ferramentas como Avaliação de Desempenho por Competência, Avaliação de Treinamentos, Controle de Treinamentos, Escala de Trabalho, Folha de Pagamento, Indicadores de Recursos Humanos, Pesquisa de Clima Organizacional, Plano de Cargos e Salários e Registro de Ponto e Cálculo de Hora Extra!

Clique no botão abaixo e faça o download agora mesmo!

KIT Recursos Humanos

Cultura organizacional para reter os millennials 

Implementar uma cultura organizacional voltada para as características desses profissionais, é uma forma de integrá-los e fazer com que se sintam pertencentes à empresa.

Mas não adianta que os valores e propósitos fiquem apenas no papel. É essencial que eles sejam decodificados na prática, com líderes inspiradores e estratégicos que pregam, exercem e agem da mesma forma.

Entre os pilares que podem ser trabalhados na cultura da empresa, a atenção à diversidade e a inclusão podem trazer bons resultados. Elas devem ser exercidas de forma genuína, trazendo as pessoas para o centro das estratégias, conhecendo e respeitando suas individualidades, para que todos sejam valorizados e integrados.

Ao começar minha trajetória no Aprova Digital, tive a oportunidade de tirar do papel muitas ideias para trabalhar esses pilares tão importantes, buscando alternativas para construir uma jornada inclusiva para todos os colaboradores.

A abertura de processos seletivos inclusivos foi uma estratégia muito positiva. Durante a seleção ocorre o estreitamento das relações, com treinamentos e ações que geram uma percepção positiva durante o onboarding dos colaboradores.

Também considero fundamental que o método de recrutamento esteja embasado nas habilidades e perfil comportamental do candidato. Essa é uma das premissas do nosso processo inclusivo.

Independentemente do gênero ou qualquer outra característica, no Aprova qualquer pessoa pode assumir um cargo, inclusive os de liderança — mulheres, negros, LGBTQIA+, PCDs - sem nenhuma distinção. Outra estratégia para trabalhar esses pilares é criar comitês ou grupos de estudo para debater temas que integrem e motivem ações para a inclusão desses grupos.

Juntamente com funcionários que desejam impulsionar as discussões, é importante que uma liderança estratégica da empresa e um representante do RH estejam engajados.

Desse modo é possível realizar debates produtivos sobre como, historicamente, determinadas comunidades não estão representadas ou foram excluídas do mercado de trabalho. A partir dessas discussões dentro da empresa, pode-se pensar em outras estratégias práticas para incluir esses grupos.

Tornar o recrutamento mais diverso e inclusivo, estar atento às mudanças nos perfis das gerações para rever valores e propósitos, é um bom começo nessa jornada de transformação da cultura organizacional.

Seja o gestor que a sua empresa precisa!

Quer se tornar um gestor excepcional e elevar sua carreira a um novo patamar? Para isso é preciso ter conhecimento das melhores técnicas para gerenciar Pessoas, Processos e Projetos!

Sabendo isso, a Voitto desenvolveu o Programa de Formação em Gestão com foco em aperfeiçoar suas habilidades de liderar equipes, tomadas de decisões estratégicas e, assim, impulsionar os resultados da sua empresa. Além disso, você irá dominar os principais frameworks que seu negócio precisa para crescer!

Aproveite essa oportunidade e garanta sua vaga agora mesmo! Clique no botão abaixo e inscreva-se já!

Formação em Gestão

Clarissa Ariel

Clarissa Ariel

Atua na área de People desde 2011, com vivência em empresa multinacional. Por curiosidade, migrou para o mundo das startups e atualmente é Chief Human Resources Officer (CHRO) do Aprova Digital, Govtech que oferece soluções tecnológicas para o governo.

planilha ferramentas de gestão

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Ferramentas De Gestão

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.