O que é o e-learning?
Quais as características e benefícios do E-learning?
Quais as diferenças entre o e-learning, o ensino a distância e o ensino remoto?
Bônus: Home Office de Alta Performance!

Por que o e-learning está cada vez mais popular? Entenda neste artigo!

Entenda por que tantas pessoas estão escolhendo o e-learning ao invés dos métodos de aprendizagem tradicionais e quais as diferenças entre eles.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Por que o e-learning está cada vez mais popular? Entenda neste artigo!

O surgimento de novas tecnologias possibilitou avanços em muitos campos, inclusive na educação. O impacto foi tão grande que hoje em dia existem ambientes de aprendizado totalmente virtuais. O nome que damos para isso é e-learning.

Conforme vamos ver, esse é um método de aprendizagem que está se popularizando muito. Isso porque para utilizá-lo só precisamos de basicamente duas coisas: um dispositivo eletrônico e conexão com a internet.

E isso, no século 21, não são as coisas mais difíceis de se conseguir.

Dessa forma, para que você entenda melhor sobre como o e-learning funciona, vamos apresentar os seguintes pontos:

●     O que é o e-learning?

●     Quais as características e benefícios do E-learning?

●     Quais as diferenças entre o e-learning, o ensino a distância e o ensino remoto?

O que é o e-learning?

E-learning é a obtenção de conhecimentos por meio de tecnologias e mídias eletrônicas. Também é conhecido como online learning ou electronic learning. Ou seja, é um aprendizado possibilitado pela utilização da tecnologia, e vem junto com os conceitos da educação 4.0.

O e-learning é realizado na internet, por meio de aulas e cursos online. Os estudantes podem acessar os materiais a qualquer hora e em qualquer lugar.

O termo foi utilizado profissionalmente pela primeira vez em 1999, quando foi criado por Elliot Maisie. Desde então, o e-learning ficou cada vez mais popular. Hoje em dia, é uma das principais formas de fornecer treinamentos.

Toda essa força se deve a fatores como a evolução da internet, já que antes os métodos e treinamentos eram limitados devido à dependência da utilização de mídias como CDs ou manuais impressos.

Ainda, a utilização de materiais multimídia como imagens, áudios, vídeos e outros elementos visuais é uma maneira mais efetiva de capturar a atenção dos alunos. Isso, somado ao barateamento dos equipamentos eletrônicos e popularização dos smartphones, contribuíram para o crescimento do aprendizado eletrônico.

Além disso, também podemos citar o surgimento dos LMS - Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizado). Eles são programas que permitem que as empresas criem e disponibilizem cursos online com maior facilidade.

O e-learning tem sido utilizado por muitas empresas para criar equipes de alta performance, investindo na capacitação dos colaboradores.

Ele possibilita a oferta de treinamentos e cursos com o menor gasto e maior facilidade para todos. Esse é um dos tipos de e-learning chamado de corporativo.

Uma outra variação muito utilizada é o blended learning, ou b-learning, sendo um método que mescla o e-learning com atividades presenciais.

E, é uma boa opção para quem deseja as facilidades da aprendizagem online com a experiência das salas de aula de ensino presencial.


Então, se você quer aumentar a produtividade do seu trabalho ou estudo online, esse conteúdo é para você! Baixe agora mesmo o Ebook "Como se adaptar ao Home Office de Forma Ágil e Produtiva?" de maneira gratuita! Basta clicar no banner abaixo!

Home Office produtivo

Quais as características e benefícios do E-learning?

Um dos benefícios mais significativos do e-learning é seu custo-benefício.

Ao contrário dos treinamentos tradicionais, o e-learning dispensa a necessidade de materiais de treinamento impressos e instrutores no local de ensino.

Caso seja necessário fazer alguma alteração no conteúdo, é possível que seja realizada por meio do LMS, sem a necessidade de imprimir e distribuir novas apostilas.

Essa facilidade proporcionada pelo LMS também economiza uma quantidade considerável de tempo.

Os alunos podem economizar tempo acessando o conteúdo onde e quando precisam, em vez de depender do treinamento programado. E você pode usar seu LMS para automatizar tarefas manuais, tornando o gerenciamento de treinamento mais eficiente.

Outra vantagem é que verificamos uma melhora no desempenho e produtividade. No e-learning, a curva de aprendizagem é otimizada.

Para o aluno, a possibilidade de aprender em seu próprio ritmo e no ambiente que achar mais confortável melhora muito a motivação. Essa conveniência permite que possa conciliar o aprendizado com sua rotina, contribuindo para o seu crescimento profissional.

Isso torna o e-learning uma ótima opção para as empresas que desejam criar uma cultura de aprendizagem.

Por fim, destacamos a redução do impacto ambiental. O e-learning oferece uma alternativa ao aprendizado baseado em papel e contribui para um local de trabalho mais sustentável e ecologicamente correto.

Quais as diferenças entre o e-learning, o ensino a distância e o ensino remoto?

O e-learning pode ser confundido com ensino a distância ou ensino remoto. Apesar de existirem similaridades, não necessariamente eles se misturam. Vamos ver suas principais características:

E-learning X Ensino a distância

O ensino a distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que o aluno não está no mesmo ambiente que o professor. Ele utiliza meios como CDs, telecursos, apostilas ou correspondência.

Hoje em dia, também pode ser feito pela internet, e são oferecidos cursos livres, graduações e pós-graduações.

Os materiais do EAD seguem um padrão, e são produzidos em larga escala. Assim, todas as turmas veem os mesmos conteúdos, e não há uma personalização de acordo com as características do grupo.

Geralmente, há um tutor EAD para quem podemos mandar mensagens ou tirar dúvidas.

Nesse caso, a maior parte das aulas é gravada e dividida em módulos. Elas são disponibilizadas em uma plataforma EAD acessível para todos.

As avaliações e o calendário letivo seguem poucas alterações. Portanto, a principal diferença é que a educação a distância é mais abrangente, enquanto o e-learning se restringe ao ambiente virtual de aprendizagem.

E-learning X Ensino Remoto

O ensino remoto é aplicado como uma solução temporária em tempos de crise. Ele visa dar continuidade às aulas em momentos em que não é possível realizar encontros presenciais.

Ao contrário do EAD, é idealmente utilizado por um período de tempo mais curto.

O material é elaborado pelos professores de cada disciplina, e assim, é personalizado e pode ser adaptado conforme as necessidades. As avaliações também podem ser alteradas, levando em conta as condições dos professores e da turma.

Ele consiste em aulas síncronas (isto é, no mesmo horário em que seriam as aulas presenciais) e atividades assíncronas.

Os professores e alunos estão sempre interagindo, e podemos tirar dúvidas durante as aulas ou por outros canais de comunicação, como fóruns de discussão.

A principal diferença para o e-learning é que não é projetado para ser permanente.

Bônus: Home Office de Alta Performance!

No curso de Home Office de Alta Performance, mostraremos a você que não importa onde é o trabalho, mas o quanto você entrega.

A comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.

Então, não perca tempo e se inscreva clicando no banner abaixo! Estamos ansiosos para evoluirmos juntos!

Home Office de Alta Performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Como Se Adaptar Ao Home Office De Maneira Agil E Produtiva

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.