O que é Employer Branding?
5 benefícios de ter uma boa marca do empregador
Como aplicar o Employer branding em seu negócio
Employer branding e a nova geração
Marca do Empregador e EVP
Pronto para dar um up na reputação da sua empresa?

Aprenda como o Employer Branding pode transformar a imagem da sua empresa, atrair bons talentos e reduzir o turnover

Veja como o Employer branding traz boa reputação, atrai bons talentos e retêm seus colaboradores de alto desempenho.

Anna Carolina Dalalana
Por: Anna Carolina Dalalana
Aprenda como o Employer Branding pode transformar a imagem da sua empresa, atrair bons talentos e reduzir o turnover

Você acha que as empresas se preocupam somente com a opinião dos clientes?

Está muito enganado!

Um outro fator muito importante é a satisfação e o bem estar dos seus funcionários e colaboradores.

Se você quer saber mais sobre esse conceito, segue comigo, que vou te explicar como ter uma alta popularidade para atrair pessoas mais qualificadas para as vagas e reduzir a rotatividade de colaboradores. Neste artigo veremos:

  • O que é Employer branding
  • 5 benefícios de se ter uma boa marca do empregador
  • Como aplicar o Employer branding em seu negócio
  • Employer branding e a nova geração
  • Marca do Empregador e EVP.

O que é Employer Branding?

Employer branding ou marca do empregador, no português, é a reputação da empresa como empregadora. Genericamente falando, é uma estratégia que busca a construção de uma percepção positiva da empresa.

Criar uma marca reconhecida, com uma imagem de uma boa empresa para se trabalhar traz muitos benefícios, tanto externamente quanto internamente. O termo é comumente associado ao êxito em processos de recrutamento e contratação, e a retenção de bons colaboradores.

Para um projeto bem sucedido é importante a aderência de todos os setores da empresa, e não somente da equipe de RH como muitos pensam. É um processo que deve ser planejado e pensado para longo prazo, colocando em foco, como elevar o nível de satisfação e motivação dos funcionários.

Se você se interessou por esse tema, confira nosso Workshop Personal Branding, totalmente GRATUITO (cupom: BLOG100), sobre como criar sua marca pessoal. E vamos seguir com os benefícios deste conjunto de técnicas de Employer Branding.

Workshop Personal Branding

5 benefícios de ter uma boa marca do empregador

Ainda tem dúvidas de que funcionários realizados e satisfeitos só tendem a trazer benefícios?

Convido você a parar um instante e pensar em uma atividade que gosta de fazer. Depois pense em uma que não se sente confortável. Agora analise em qual você costuma demandar mais dedicação e cuidado à tarefa.

Com certeza, você se realiza e se dedica muito mais as atividades que te trazem prazer.

O mesmo acontece com funcionários de empresas. Colaboradores felizes vestem a camisa da empresa por prazer, buscam corresponder à expectativas do empregador e ajudam a difundir as qualidades da sua marca, além de transformarem sua motivação em produtividade.

Veja algumas das vantagens do Employer branding:

1. Retenção de talentos

Quando a estratégia de employer branding é bem executada, os colaboradores veem na empresa oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Assim, além de termos a inserção de candidatos talentosos, os atuais funcionários se empenham em desenvolver suas habilidades para permanecer no time. Isso diminui o turnover e ajuda na formação de equipes de alta performance.

2. Construção de banco de talentos

Com a formação de uma boa marca de empregador, a empresa se torna um modelo, afinal, ela é uma referência em bem estar e satisfação de seus funcionários. Isso permite a formação de um banco de talentos de alta performance, podendo-se criar contatos valorosos para preenchimento de vagas futuras.

3. Redução dos custos de recrutamento e seleção

Empresas com marcas empregadoras fortes têm reduções de custo comprovadas nos processos de contratação.

Com a boa reputação, a atração de candidatos mais qualificados se torna mais simples, tornando os processos mais curtos e demandando menos volume de investimentos.

4. Boa relação com fornecedores

Ter uma boa imagem facilita muitas negociações, já que muitos fornecedores veem a parceria como uma forma de agregar valor à sua marca através da autoridade da outra.

5. Aumento da produtividade

Colaboradores satisfeitos trabalham com mais energia e dedicação. A longo prazo, essas atitudes elevam os resultados e a qualidade, e consequentemente ao aumento da produtividade.

Agora que conheceu as vantagens desta técnica, vou te dar dicas de como implementá-la em seu negócio.

Como aplicar o Employer branding em seu negócio

Boas remunerações já não são mais suficientes para reter talentos e motivar os colaboradores. Criar mecanismos de valorização e incentivo à produção têm se tornado cada dia mais necessário, como o apoio ao desenvolvimento profissional, pacotes de benefícios e celebração de pequenas conquistas.

Por isso, vou te dar algumas referências de como implementar ou melhorar sua marca de empregador.

Cultura Empresarial

O primeiro passo para a construção de uma reputação forte é ter uma Cultura Organizacional bem planejada. Construa sua missão, visão e valores alinhados ao seu modo de operação e objetivos, pensando sempre na diferenciação de seu negócio e em garantir que seus colaboradores conheçam seus pilares estratégicos, compartilhem e vivenciem seus princípios.

Planejamento

Implementar um projeto de Employer branding demanda tempo. Por isso é importante estabelecer um planejamento, tendo documentado os pacotes de ações e resultados esperados de decorrer do tempo. Analise os recursos que tem disponível, estabeleça um cronograma e políticas de mensuração de resultados. Os KPIs serão muito importantes para avaliar a efetividade do projeto.

Boa comunicação

Estabelecer sistemas de feedback é muito importante para o funcionamento de um bom Employer Branding. É preciso conhecer a opinião dos colaboradores e como eles enxergam a imagem da empresa. A comunicação não eficaz não proporciona o engajamento e a troca de ideias para a melhoria contínua.

Marketing

Uma boa estratégia de marketing atrai novos talentos e pode ajudar a manter a motivação de seus colaboradores. Mantenha as redes sociais da empresa sempre atualizadas, compartilhe suas conquistas, tenha depoimentos de colaboradores, e divulgue sua missão e seus valores.

Um dos desafios que as empresas têm enfrentado é o turnover, que leva em consideração a taxa de demissões e admissões da empresa. Ter uma grande rotatividade de funcionários demanda muitos custos e esse desafio tem se tornado maior com a geração Y.

Employer branding e a nova geração

Muitas empresas têm renovado seu quadro de funcionários, trazendo a renovação da nova geração. Conhecidos como Millennials, essa geração muitas vezes é mal interpretada, sendo relacionada a pessoas preguiçosas e descomprometidas.

Mas, ao contrário disso, pesquisas revelam que essa geração tende a trabalhar mais que as gerações anteriores, desde que enxerguem valor e propósito no que fazem. Ou seja, atualmente, a remuneração deixou de ser o principal fator decisório quando se escolhe uma empresa para trabalhar.

Este é mais um motivo para se pensar em métodos de motivação dos colaboradores e no employer branding. Possuir uma boa imagem e criar uma cultura de valorização dos funcionários garante a retenção de bons funcionários e a atração de novos talentos.

Quando se fala em Employer branding, sempre encontramos o termo EVP aliado à ele. Mas você sabe o que ele significa e qual a relação entre eles? Venha conferir!

Marca do Empregador e EVP

EVP é a sigla para Employee Value Proposition, que no português, significa a "proposta de valor do empregador", ou seja, os diferenciais que a empresa oferece a seus colaboradores, suas promessas de valor.

O EVP é o centro da sua marca empreendedora e deve ter uma proposta clara e que possa ser cumprida. É ela que faz seus colaboradores se sentirem motivados e empenhados em dar o seu melhor, permanecerem na empresa e recusarem propostas de emprego, por isso, deve ser levada a sério e não se tratar apenas de um belo discurso ou uma boa campanha de marketing.

Pronto para dar um up na reputação da sua empresa?

Como você pôde perceber o Employer Branding tem se tornado essencial para a construção de uma boa imagem para sua empresa, trazendo a retenção de seus talentos, atração de novos candidatos, aumento em sua produtividade e facilidades com fornecedores.

Caso tenha interesse, preparamos para você um Curso de Oratória e técnicas de Apresentação, para que auxilie você a utilizar da comunicação como meio de aumentar a visibilidade positiva da sua marca e, assim, melhorar seus resultados.

Curso de Oratória e Técnicas de Apresentação

Anna Carolina Dalalana

Anna Carolina Dalalana

Grad. em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. Foi bolsista CNPQ para desenvolvimento de plataforma embarcada para aplicações biomêdicas por meio amplificação de movimento em imagem e voluntária da ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Itajubá desenvolvendo projetos de aquecedores solares de baixo custo para implementação em instituições de caridade. Green Belt em Lean Seis Sigma. Foi estagiária de Desenvolvimento de Produtos da aviação comercial da Embraer S.A., trabalhando diretamente com ensaios de sistemas aviônicos em laboratórios de simulação e no desenvolvimento de um projeto na área de Inteligência Artificial para detecção de falhas utilizando reconhecimento de imagem em testes automáticos. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.