CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Empreendedorismo?
Quando e como surgiu o Empreendedorismo?
Empreendedorismo no Brasil
Tipos de Empreendedorismo no Brasil
Características de uma pessoa Empreendedora
Dicas para se inserir no meio do Empreendedorismo
Inicie a sua jornada como empreendedor!

Veja como surgiu o Empreendedorismo e descubra como se tornar um empreendedor de sucesso

Conheça a história do Empreendedorismo no Brasil, seis tipos de empreendimentos que podem transformar sua vida e veja dicas para se tornar um empreendedor.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como surgiu o Empreendedorismo e descubra como se tornar um empreendedor de sucesso

O empreendedorismo é uma atividade que tem como objetivo a implementação de inovações, produtos e negócios no mercado de trabalho ou em empresas já existentes.

Muitos brasileiros têm o sonho de abrir o próprio negócio, seja por possuírem uma ideia de produto ou por enxergarem oportunidades. Contudo, você sabe como surgiu e quais são os diferentes tipos de empreendedorismo?

Saiba que as respostas dessas questões são fundamentais para quem deseja abrir uma empresa  ou transformar um negócio que já está em funcionamento em algo novo e alcançar sucesso.

Escrevemos esse artigo para ajudar nessa escalada. Leia frase por frase e tenha certeza que ao final da leitura você estará muito mais preparado para iniciar uma nova jornada de vida, com ampla visão sobre as possibilidades de escolha e apto para trilhar o caminho certo de acordo com seu perfil empresarial.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é Empreendedorismo?
  • Quando e como surgiu o Empreendedorismo?
  • Empreendedorismo no Brasil;
  • Tipos de Empreendedorismo no Brasil;
  • Tipos de Empreendedores;
  • Características de uma pessoa Empreendedora;
  • Dicas para se inserir no meio do Empreendedorismo.

O que é Empreendedorismo?

Empreendedorismo é a capacidade e a disposição de identificar problemas e através da criatividade idealizar e colocar em prática soluções inovadoras. Essas soluções devem gerar mudanças a um nicho de mercado ou empreendimento, que causem impacto positivo à sociedade e ao dia a dia das pessoas.

“A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios.” - Joseph Schumpeter.

Autoconfiança, coragem, otimismo, liderança e resiliência são características indispensáveis para realizar transformações que resultem na criação de um novo produto ou serviço, um novo negócio ou o que já existe em novo.

E, acima de tudo, o empreendedor precisa ter capacidade de planejamento.

Não apenas para criar um plano de ação com objetivos, metas e prazos, mas também, e principalmente, para fazer o acompanhamento e a mensuração de resultados em tempo real para identificar erros e desvios, e conseguir alterar o que for preciso de forma rápida e precisa.

Como dito por Maquiavel:

Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.”

Mas, não se preocupe e nem desanime por achar não ser capaz ou não ter tempo para dedicar-se à criação de seu plano estratégico. Existem ferramentas como o Modelo de Negócios Canvas para te ajudar nisso.

Como estruturar um Modelo de Negócios Canvas?

Ficou interessado no Modelo de Negócio Canvas?

Para saber o passo a passo para estruturar um modelo funcional de negócio, não deixe de aproveitar o nosso e-book sobre Business Model Canvas!

É a sua oportunidade de aprender de forma rápida e gratuita sobre essa ferramenta estratégica para a construção de negócios!

Clique no botão abaixo para fazer o download!

E-book Business Model Canvas

Quando e como surgiu o Empreendedorismo?

O empreendedorismo surgiu no século XVII com o início da industrialização que ocorria por todo o mundo devido à Primeira Revolução Industrial que ocorreu na Grã-Bretanha.

Com a mudança do sistema econômico, os empreendedores passaram a se distinguir dos fornecedores de capital, os capitalistas.

À época, os pioneiros firmaram contratos com os órgãos governamentais para introduzir novos produtos no mercado com seus próprios planos de negócios e investimentos, sem a participação dos agentes capitalistas.

Com o passar do tempo, o empreendedorismo foi se desenvolvendo, assumindo riscos financeiros, psicológicos e sociais, e colaborando com desenvolvimento econômico mundial pela transformação criativa, diferenciada e cada vez mais valorizada de recursos em negócios lucrativos.

Já, o conceito e o termo “empreendedorismo” foram criados em 1945 pelo economista Joseph Schumpeter.

Empreendedorismo no Brasil

A entrada de capital e fornecedores estrangeiros e aumento da competitividade resultantes da abertura econômica promovida pela política neoliberal no início dos anos 90 alavancou o empreendedorismo no Brasil.

Os setores econômicos e produtivos que perderam espaço por não conseguirem competir com os preços praticados pelos importadores passaram a investir em conceitos e métodos do empreendedorismo na criação de novas empresas, novos negócios e produtos inovadores.

Também, durante a década de 90, foram criados cursos técnicos profissionalizantes, superiores e de pós-graduação com foco nas áreas de conhecimento para o fomento do empreendedorismo nacional como estes, entre outros:

  • Administração; 
  • Gestão de negócios; 
  • Gerenciamento administrativo e financeiro;
  • Ferramentaria;
  • Marketing;
  • Operação de máquinas;
  • Logística;
  • Vendas.

Esses esforços empresariais e educacionais resultaram num considerável crescimento do empreendedorismo.

Hoje, segundo um estudo do  SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, são criados mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais a cada ano, sendo 99% destes: micro e pequenas empresas, e empreendedores individuais.

Tipos de Empreendedorismo no Brasil

De acordo com dados apresentados pela  pesquisa realizada pela GEM - Global Entrepreneurship Monitor, hoje no Brasil existe algo em torno de 52 milhões de empreendedores atuantes em diversos modelos de negócios e de empresas nos diferentes setores da economia.

O que equivale a Taxa de Empreendedorismo Total (TTE) de 38%, com tendência de grande crescimento nos próximos anos e nas próximas décadas.

Esses dados demonstram que para você ingressar nesse mercado e usufruir tudo o que o empreendedorismo pode lhe oferecer para sua realização profissional, financeira e pessoal é fundamental investir em algo novo que tenha perfeita sintonia entre o tipo de empreendedorismo escolhido e o seu perfil de empreendedor.

Escolhas erradas resultam em obstáculos que podem ser intransponíveis.

Então, para lhe ajudar a descobrir o modelo negócio e o nicho certo para você atuar, relacionamos alguns diferentes tipos de empreendedorismo:

Empreendedorismo cooperativo

O empreendedorismo coorporativo é uma forma coletiva de gerar negócios e trabalho onde os cooperados com diferentes habilidades, conhecimentos e recursos, mas com os mesmos objetivos.

“É uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente de acordo com suas necessidades econômicas, sociais, culturais e suas aspirações através de uma empresa de propriedade conjunta e democraticamente controlada.” - International Co-Operative Alliance.

Além disso, eles identificam problemas comuns e buscam soluções para o aperfeiçoamento de produtos e projetos de forma democrática onde todos são proprietários e trabalhadores.

Cumpre ressaltar que, o empreendedorismo cooperativo tem favorecido, cada vez com mais força, o crescimento de empreendedores individuais por unir pessoas que atuam no mesmo nicho de mercado ou no mesmo setor econômico.

Isso em projetos compartilhados de mobilização de recursos e concretização de ações coletivas de criação, lançamento e gerenciamento de produtos e prestação de serviço.

Empreendedorismo corporativo - Intraempreendedorismo

O empreendedorismo corporativo é exercido dentro de uma empresa por meio da criação de projetos inovadores que diversifiquem os negócios, introduzam produtos inéditos ou novos métodos de trabalho que resultem em aumento de produtividade, faturamento e lucro ou que viabilizem melhorias no ambiente funcional.

Nesse formato, qualquer funcionário pode empreender dentro de uma organização, para tanto, o colaborador precisa ter a capacidade de identificar problemas e apresentar soluções viáveis.

Empreendedorismo digital

Empreendedorismo digital é o modelo que mais cresce no Brasil: já ocupamos a  10ª posição entre os países que mais compram pela internet. Essa crescente evolução se justifica pela forma de consumir que está cada vez mais canalizada aos meios digitais.

São muitas as oportunidades de negócios on-line. Conheça algumas:

  • E-Commerces
  • Blogs
  • Canais do Youtube; 
  • Cursos Online
  • E-books;
  • Aplicativos; 
  • Serviços de Consultoria;
  • Serviços de coaching;
  • Programas de Afiliados.

O empreendedor digital é uma pessoa que gosta da inovação, não se abala por riscos e está em constante aprendizado para se atualizar sobre as oportunidades do mercado.

Empreendedorismo de Inovação - Startups

Empreendedorismo de inovação, ou startup, é desenvolver um negócio promissor a partir de uma ideia de um produto ou serviço ainda não explorado. Colocar esse conceito em prática com poucos recursos não é inviável; muitos investidores, conhecidos por anjos, estão à procura de empreendedores inovadores.

Tem uma ideia inovadora? Invista na criação de uma startup porque vale a pena!

Empreendedorismo social

Empreendedor social é o cidadão que cria, desenvolve e implanta um projeto focado no crescimento humano e social que traga melhorias à população através de soluções nas áreas de educação, cultura, saúde e meio ambiente.

É importante salientar que o empreendedorismo social não é, necessariamente, um negócio sem fins lucrativos como as ONGs, porém sua atuação deve promover o desenvolvimento e o bem-estar de uma comunidade específica ou da sociedade como um todo com responsabilidade social.

E não para por aqui, existem outros tipos de empreendedorismo, caso nenhum destes tenha se encaixado a você não desanime e pesquise um pouco mais. Você vai encontrar o modelo certo para você empreender.

Empreendedorismo informal

Agora vamos falar sobre o empreendedorismo informal. Ele, na verdade, é um alerta!

O empreendedor informal estabelece uma empresa sem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, ou seja, trabalha de forma ilegal.

Geralmente, esse negócio surge por necessidade ou com o objetivo de fazer uma “renda extra”.

Contudo, trabalhar na ilegalidade gera sanções, multas e apreensões de mercadorias, além de criar obstáculos na hora de conseguir um empréstimo bancário e impedir o acesso a direitos e benefícios como:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-doença;
  • Pensão por morte;
  • Salário maternidade.

Empreendedorismo público

Por último, você imaginava que é possível empreender no setor público?

O empreendedor público é um profissional que já atua nessa área, mas consegue enxergar oportunidades de melhoria no seu dia a dia de trabalho para que o serviço público possa ser ainda mais útil para as pessoas.

Características de uma pessoa Empreendedora

O ato de empreender, ao contrário do que muitos pensam, não é um dom, mas sim uma técnica aprendida através de muito estudo!

Contudo, para sintetizar e ajudar você nessa jornada, separamos as características principais de uma pessoa que tem aptidão para o empreendedorismo:

  • É curiosa e sabe enxergar novas oportunidades no mercado;
  • Detém soluções para problemas do cotidiano;
  • É determinada e focada;
  • Gosta e sabe trabalhar em equipe;
  • É líder;
  • É organizada, comprometida e persistente.

Dicas para se inserir no meio do Empreendedorismo

Até aqui você já descobriu o que é o empreendedorismo, como ele surgiu, os tipos e as características inerentes a um bom empreendedor.

Se você tem certeza de que esse mundo é para você e possui uma dor para solucionar no mercado por meio das suas ideias, elaboramos uma lista com dicas para se inserir nesse no empreendedorismo:

  • Estude o mercado que pretende entrar;
  • Conheça o seu público-alvo;
  • Segmente o seu produto ou serviço da forma correta;
  • Estruture um planejamento estratégico;
  • Construa seu modelo de negócio;
  • Estude sobre finanças;
  • Entenda sobre o negócio dos seus concorrentes.

Inicie a sua jornada como empreendedor! 

Para iniciar uma carreira empreendedora do mercado de trabalho, é essencial ter um controle da quantidade de recursos necessários para o desenvolvimento e estabelecimento de uma organização.

Foi pensando nisso que criamos a Planilha de Investimentos Iniciais para Abertura de Negócios, que permite que você tenha os controles básicos da contabilidade e gestão inicial do seu negócio.

Baixe agora e acesse nossa ferramenta gratuitamente clicando no botão abaixo!

planilha investimentos iniciais para a abertura de negócios

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.