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Praticando a Auto-Reflexão
Entendendo a cultura organizacional
Definindo as principais ações a serem tomadas
Desenvolvendo competências

Como identificar se a empresa de interesse é adequada à sua personalidade?

Conheça as ações e os pontos a serem observados na hora de escolher a empresa de acordo com suas características pessoais.

Paulo Augustinho
Por: Paulo Augustinho
Como identificar se a empresa de interesse é adequada à sua personalidade?

Sabemos como é frustrante para um profissional se submeter a um processo seletivo, conseguir a aprovação e perceber após semanas de trabalho que não compactua com os valores defendidos pela empresa, o Fit Cultural não acontece e por consequência vem a demissão.

Ao escolher uma vaga para se cadastrar, você deve estar consciente de todas as variáveis do processo. Se você já trabalhou em uma empresa que não tinha nada a ver com sua personalidade, compreende a importância do autoconhecimento e do acesso às informações sobre a organização que pretende trabalhar.

Por isso, é necessário analisar a cultura antes de escolher, procurar entender o que mais se encaixa em seu perfil de trabalho de acordo com as suas características individuais. Sabemos que é trabalhoso, mas mantenha a calma, respire. O objetivo deste artigo é ajudar você!

Confira a seguir os principais tópicos que serão abordados neste artigo:

  • Praticando a Auto-Reflexão;
  • Entendendo a Cultura Organizacional;
  • Definindo as principais ações a serem tomadas;
  • Desenvolvendo competências. 

Vamos lá!

Praticando a Auto-Reflexão

Se não possui ciência de seus valores, crenças, gostos, propósitos, dificilmente terá assertividade em selecionar empresas cujo rol de preferências sejam semelhantes ou iguais aos teus. Cada pessoa é de um jeito e é necessário definir os seus traços de personalidade.

A princípio, a ideia é mergulhar no seu eu interno, entender suas aspirações, o que te deixa feliz,o que te motiva, se prefere trabalhar em equipe, ou seja, pôr em prática o autoconhecimento. Dessa forma, você terá uma visão holística de pontos a considerar antes de se lançar em certa organização.

Embora o autoconhecimento seja uma tarefa difícil para alguns, existem no mercado profissionais que podem te ajudar nessa fase como, por exemplo, Coaches e Especialistas em Carreira. Além disso, temos também o DISC, um teste de personalidade para definir as suas práticas comportamentais no trabalho.

Pensando nisso, quanto mais tiver clareza de alguns aspectos de como a sua personalidade é, mais facilitada será sua escolha, o que vai afunilar muito as empresas que podem estar disponíveis em sua lista ao cruzar suas informações pessoais com a cultura organizacional praticada por tal entidade.

Talvez você seja a pessoa que não tolera presenciar ações que prejudicam o meio ambiente. Sendo assim, uma indústria com despejo de resíduos direto no rio pode ser um grande problema para você. Portanto, saber o que você defende e com que não quer contribuir, ajudará a encurtar sua lista de empresas compatíveis.

Ademais, é importante destacar que perguntas como “Qual é o ambiente de trabalho ideal em minha visão? Qual é o meu propósito com o trabalho? Como quero ser reconhecido?” podem somar para encontrar um local de trabalho em potencial em que você possa progredir sem renunciar sua essência.

Desenvolva a inteligência emocional

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

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Entendendo a cultura organizacional

Entende-se por cultura organizacionalas expectativas, experiências, políticas de uma empresa, bem como os valores, crenças e regras que norteiam as condutas de seus colaboradores.  Todavia, há entidades que possuem culturas mais fortes dentro da empresa que outras.

Certamente em algum momento da carreira você se perguntou o porquê de determinada exigência em certa empresa, enquanto na anterior não havia. Pois bem, assim como algumas pessoas, as empresas possuem de maneira bem singular sua missão, visão e valores que orientam as suas ações.

Ter acesso a essas informações previamente já é um grande ganho para os profissionais que buscam oportunidades no mercado de trabalho, mas a questão permanece: como a pessoa pode realmente confirmar se as empresas em potencial estão alinhadas à sua personalidade e são o que dizem ser?

Após ter feito um profundo mergulho se autoconhecendo, e já possui uma lista de possíveis empresas que deseja trabalhar, vá à busca de algum profissional em sua rede de contatos que tenha trabalhado ou trabalhe nesta organização para coletar informações reais de como é trabalhar lá.

A cultura empresarial é resultado de uma percepção compartilhada, ou seja, se você não vivenciou, dificilmente saberá o comportamento esperado de um membro. Portanto, o diálogo com outras pessoas vai lhe ajudar a se projetar na posição, e verificar se há casamento ou não com suas características e expectativas.

Entenda, nem todas as empresas vão praticar a missão, visão e valores como está elencado no site, muito menos no recrutamento e seleção e, por este motivo, sua análise deve ir muito além das informações disponibilizadas neste e em outros canais como o LinkedIn.

Por fim, entender a cultura real de certa empresa é primordial antes mesmo de se candidatar a uma vaga, assim, você pode identificar se a mesma é adequada ao seu perfil.

Definindo as principais ações a serem tomadas

Já foi destacado o quanto é fundamental o autoconhecimento como primeiro passo nessa jornada. Somando-se a isso, vamos ver abaixo quatro ações que você pode tomar para maximizar a assertividade na escolha da empresa ideal.


1. Levante opiniões de terceiros sobre a empresa


Você provavelmente já usou ou ouviu falar a respeito do Glassdoor, um dos maiores sites de vagas e recrutamento do mundo.

Na plataforma, você terá acesso a relatos de colaboradores sobre determinada empresa, que vai desde questões salariais, passando por ambiente de trabalho, liderança e oportunidade de crescimento.


2. Faça uma visita in loco


Aqui, você vai muito além de se projetar na cultura da organização. Essa ação vai te permitir ter uma visão holística do ambiente de trabalho e como a sua personalidade poderá agregar: Como as pessoas trabalham? Como é o layout da empresa? Como os funcionários se vestem? Tem diversidade na equipe?


3. Destrinche o anúncio de vaga


Se não há o que destrinchar, é um sinal de que a corporação não tem zelo nem com o recrutamento. Se a entidade não sabe o que esperar do candidato, já se entende que ela não tem muito a oferecer. Outra coisa, atenção aos anúncios que destacam: “Que seja flexível e com muita vontade de trabalhar.” Reflexo de cultura difícil.


4. Questione durante a entrevista


Essa via deve ser de mão dupla, você também precisa questionar. Sendo assim, faça perguntas como: “Você poderia falar como é a cultura, na prática em sua empresa? Por que você escolheu trabalhar aqui?” Que tipo de pessoa é preciso para ter sucesso aqui?” Assim entenderá melhor a cultura.

Para concluir, entenda que nenhuma dessas ações deve ser isolada e servir unicamente como base para uma decisão final, mas sim o conjunto delas.

Estamos juntos!

Desenvolvendo competências

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Paulo Augustinho

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho foi indicado ao Prêmio iBest 2023 na categoria de melhor influenciador de RH do país e foi reconhecido como LinkedIn Top Voice Carreira 2023. Ele também compôs a lista dos Top 100 Influenciadores de RH do país, pelo RH Summit.

Paulo é bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas pela PUC/MG e está atualmente cursando pós-graduação em Psicologia Organizacional, Direito do Trabalho e Previdenciário. Com mais de meia década de experiência no mercado, ele tem se destacado na área de Recursos Humanos.

Ao longo de sua carreira, Paulo desenvolveu diversas atividades, como especialista em Carreira e Recolocação, recrutador, palestrante, escritor e colunista, sendo responsável pelo ingresso de centenas de profissionais em empresas nacionais e multinacionais.

Paulo já foi palestrante em diversos eventos e instituições renomadas, incluindo o CONGERHI 2023, a Faculdade do Sul da Bahia - FASB, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, a Escola do Legislativo da Paraíba, CREAjr-MG, o Colégio Polivalente de Caravelas, a TechnoServe, o ECD-Curitiba, o Evento Carreira em Foco e a Startup GO GRH, entre outros.

Como LinkedIn Creator, Paulo participou da primeira turma de aceleração do LinkedIn Brasil em 2022 e da Academia Itaú de Criadores no mesmo ano. Além disso, é um dos autores convidados do livro "Maior Programa de Emprego do Brasil", no qual escreveu um capítulo sobre Currículo Profissional Estratégico.

Paulo aceitou o convite do Grupo Voitto e atualmente é Embaixador da marca. Também é produtor de conteúdo no segmento de Carreira, Recolocação e Recrutamento e Seleção, com publicações em seu perfil do LinkedIn e Newsletters, que hoje contam com mais de 24 mil seguidores, acumulando mais de 1.800.000 visualizações. Milhões de pessoas e empresas impactadas.

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