Uma empresa criativa é uma organização que coloca a criatividade e a inovação no centro de sua cultura e estratégia de negócios.
Essas empresas não se limitam a seguir modelos tradicionais, mas buscam constantemente novas ideias, abordagens e soluções para enfrentar desafios e criar valor.
Não podemos restringir esse conceito apenas à existência de pessoas criativas compondo um negócio, mas sim, ao histórico de criatividade exercido pela empresa como um todo.
A criatividade é universal, ela pode estar presente em diversas aplicações e seus benefícios em todas elas são indiscutíveis. Desse modo, uma empresa ser considerada criativa é algo muito positivo.
Para entender melhor sobre esse assunto e quais são as suas principais determinações, não deixe de acompanhar os seguintes tópicos:
Vamos lá?
Antes de entender o conceito de criatividade atrelado às empresas, é necessário reforçar como ele se relaciona com as pessoas e qual é a sua definição mais usual para te ajudar nessa compreensão.
Diante disso, vale ressaltar que a criatividade é uma habilidade que está fortementevinculada à autenticidade e inovação, ou seja, uma pessoa criativa é capaz de criar novas coisas e fazer aplicações de maneira inédita e autêntica.
Para uma empresa ser considerada criativa, a inovação e autenticidade citadas anteriormente são as principais características levadas em consideração, sendo assim marcada pela transformação de ideias em novos produtos e serviços.
Além disso, toda empresa criativa tem como marca registrada a modificação da maneira de uso daquele produto e serviço de forma inteligente e tecnológica, facilitando a oferta do mesmo de maneira inovadora.
Muito interessante, não é mesmo? Mas, você sabe porque atrelar a criatividade à uma empresa é algo essencial para o sucesso da mesma? No próximo tópico, entenda mais sobre esse assunto!
A associação da criatividade a algo que é impossível desenvolver é muito comum. Mas, essa ideia é totalmente errônea, pois, é completamente possível desenvolver essa habilidade e ainda, aplicá-las em diversos setores, como as empresas.
Diante disso, confira algumas das principais vantagens desta aplicação em empresas e como isso diferencia as mesmas, veja:
Uma empresa criativa desenvolve mecanismos de resolução de problemas muito eficientes, visto que, a criatividade é uma habilidade muito associada à resolução de problemas.
Dessa forma, será possível lidar de forma mais assertiva com os gargalos que surgirem dentro da empresa, o que é muito positivo, haja vista que a superação de problemas é um salto para o crescimento da mesma.
Toda equipe engajada e produtiva tem o estímulo de uma empresa criativa por trás dela. Logo, ter essas características potencializadas em sua equipe é um fator muito relevante para a qualidade do trabalho desenvolvido pela mesma.
O mundo globalizado está lançando novas tendências a todo momento, e estar por fora delas é um grande erro para qualquer empresa que deseja crescer e se destacar.
Por isso, a criatividade em empresas agrega na inovação e na inserção da mesma nas tendências mais atuais, além de contribuir para a criação de tendências futuras que poderão trazer resultados ainda mais surpreendentes.
Depois de conhecer essas vantagens, ficou bem mais fácil de entender como uma empresa ser criativa é determinante para o seu sucesso, você não concorda?
Diante disso, separamos dicas no próximo tópico para te auxiliar a tornar o seu negócio mais criativo ou ainda implementar na criatividade do mesmo. Não deixe de conferir!
Para alcançar os mecanismos necessários para que sua empresa seja considerada criativa, é necessário estar atento a alguns fatores importantes. Logo, veja algumas dicas para te auxiliar nisso:
A acomodação é a principal inimiga da criatividade, pois, o propósito dessa última é estimular a constante mudança e adaptação ao novo.
Dessa forma, busque sempre implementar novas estratégias, entender novos conceitos, se inserir em novas tendências e buscar todos os artifícios oportunos que possam estimular a inovação e mudança dentro da sua empresa.
O Branding é o que faz o cliente se identificar com a sua marca e ser remetida a ela sempre que entrar em contato com algo marcante que a representa. Alguns exemplos de branding são a “magia” relacionada à Disney e o “Just do it” relacionado à Nike,
Dessa forma, ter isso consolidado e aplicado de maneira forte e significativa é muito importante para a sua marca ser reconhecida como uma empresa criativa e impactante.
A criatividade não é algo que acontece espontaneamente, afinal, ela precisa ser exercitada e implementada para que se concretize.
Portanto, não basta apenas ter ideias inovadoras e revolucionárias, mas sim, criar mecanismos que façam a criatividade entrar na estratégia da empresa através de ações que viabilizem isso.
O endomarketing, como o próprio nome já sugere, se refere à prática do marketing voltada para os colaboradores de uma empresa, de modo que consigaengajá-los e motivá-los da melhor forma possível.
Logo, a implementação e fortalecimento dessa prática é muito relevante para que sua empresa reflita resultados com criatividade e inovação, pois, os colaboradores são a principal fonte disso..
Depois dessas dicas, ficou bem mais fácil se planejar para aplicar esse conceito, não é mesmo?
E para finalizar, que tal saber mais sobre os casos de sucesso de empresas criativas? No próximo tópico, confira isso e muito mais!
Algumas empresas ganharam reputação por sua cultura criativa, inovação e abordagem fora da caixa. As empresas que muitas vezes são consideradas altamente criativas incluem:
A Google revolucionou a internet e continua revolucionando, pois desde a sua criação, as regras e o funcionamento desse mecanismo de busca estão em constante mudança e atualização.
Isso, portanto, reforça o que foi afirmado anteriormente sobre a importância de não deixar a sua empresa se acomodar para que ela se consolide como uma grande empresa criativa.
A Amazon criou um tipo de serviço revolucionário, ao mudar a forma de comercializaçãode itens através da internet e propor um branding marcante: entrega rápida e encontrar tudo de “A a Z” em um só lugar.
Além disso, a Amazon continua implementando de forma positiva os seus serviços, com a criação dos seus famosos dispositivos eletrônicos, como a Alexa e o Kindle, e oferecimento de serviços como Amazon Web Service e Prime Video.
O Facebook nasceu nos Estados Unidos e modificou as formas de relações sociais em uma proporção mundial.
Segundo dados divulgados pelo aplicativo, no ano passado ele registrou uma média de quase 3 bilhões de usuários mensais, mesmo com o aumento da competitividade de outras redes sociais.
A Nike é uma empresa que tem redefinido a indústria de calçados esportivos e moda desde a sua fundação e continua a liderar o caminho com sua inovação constante e compromisso com a excelência.
Desde os primeiros dias da empresa até os dias de hoje, a Nike tem sido uma força impulsionadora no mundo do esporte e da moda.
A Nike é conhecida por sua busca incansável pela inovação em produtos esportivos, desde a revolucionária tecnologia de amortecimento Air até os materiais avançados usados em seus tênis e roupas.
Além disso, a empresa está constantemente explorando novos territórios, incluindo o desenvolvimento de wearables de alta tecnologia e o compromisso com práticas de fabricação sustentável.
Inscreva-se agora no curso de Criatividade e Resolução de Problemas e inove sua carreira!
Você tem algum problema que não consegue resolver? Você acredita não ter o dom da criatividade? Com a criatividade aliada à resolução de problemas você é capaz de identificar um problema e gerar soluções inovadoras, mudando a forma de olhar para as situações em qualquer âmbito.
Este treinamento conta com os passos fundamentais para identificação de um problema e construção de soluções, tanto no cotidiano quanto no trabalho, apresentando ferramentas como Brainstorming Reverso, Design Thinking, Design Sprint e Lean Inception de forma prática e dinâmica.
Se você deseja inovar na resolução de qualquer problema, essa capacitação é para você!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!