O que são empresas inovadoras?
As 10 empresas mais inovadoras do Brasil

Conheça quais são as 10 empresas mais inovadoras do Brasil!

Saiba neste artigo quais são as 10 empresas mais inovadoras do Brasil e o que elas fazem para gerar a inovação dentro da sociedade.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça quais são as 10 empresas mais inovadoras do Brasil!

Você sabe o que caracteriza uma empresa inovadora? Não!? Então chegou a hora de saber!

Em geral, o desenvolvimento das empresas inovadoras consiste no uso da transformação digital para otimizar seus processos e melhorar a qualidade de seus produtos.

Então, que tal conhecermos mais sobre empresas inovadoras e quais são as 10 principais do Brasil?

O que são empresas inovadoras?

As empresas inovadoras são aquelas que usam da inovação dentro do contexto do negócio.

Essas companhias podem ter a inovação desde de sua criação ou podem ter operado de uma maneira tradicional durante um tempo e depois ter inovado de forma disruptiva, seja através de uma mudança de processo, modelo de negócio ou produto.

Normalmente, as empresas mais inovadoras passam pela etapa de descobrir algo novo, elaborar um novo produto ou serviço, testar e validar no mercado.

Para que haja mudança no mundo, existe a necessidade em se criar novas ideias. Em geral as empresas inovadoras criam novos modelos de negócio para seus produtos, que solucionam problemas e agregam valor no dia a dia das pessoas, tornando a vida mais fácil.

Além disso, as empresas verdadeiramente inovadoras democratizam o acesso de seus produtos. A exemplo disso temos as redes sociais, onde grande parte da população tem acesso e foram criadas por empresas inovadoras.

Você sabia que o Brasil conta com diversas empresas inovadoras? Vamos conhecer algumas delas?

As 10 empresas mais inovadoras do Brasil

Os organizadores Strategy & juntamente com o Valor Econômico criaram um anuário chamado de “Valor Inovação Brasil 2021” com um ranking geral das 150 empresas mais inovadoras do Brasil.

Neste artigo, vamos apresentar sobre as 10 empresas mais inovadoras e líderes em cada um dos 23 setores analisados, segundo a edição do prêmio valor inovação brasil do ano passado.

Vamos lá?


1. Embraer


A Embraer, fabricante de aeronaves brasileira, segue constantemente investindo em novos produtos inovadores e é uma das principais empresas do ramo de carros voadores elétricos (eVTOLs).

A empresa recebeu este título logo após ter se recuperado de um grande ataque de hackers que aconteceu em 2020, onde foi roubada uma grande quantidade de informação de seus produtos e funcionários.

Em 2021, a empresa voltou a lucrar depois de três anos consecutivos, devido ao aumento de vendas de aviões comerciais e executivos em um cenário pós pandemia.


2. WEG


A inovação segundo a WEG se refere principalmente pelo desenvolvimento de novas tecnologias, produtos, materiais, aumento da eficiência, redução de custos, melhor qualidade no produto e redução do uso de matéria prima.

Dessa forma, a empresa consegue se manter competitiva conquistando novos mercado e seguindo com o desenvolvimento sustentável.

Em 2021, a empresa investiu cerca de R$ 548 milhões em pesquisa e desenvolvimento.


3. Nestlé Brasil Ltda


A Nestlé inova pensando na saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, das comunidades e do planeta, por meio da qualidade de seus produtos, experiência personalizada com os consumidores e sustentabilidade.

Além disso, a empresa possui uma área exclusiva para para o ecossistema de inovação. Desde que a área foi criada, mais de 300 startups já passaram pela Nestlé de alguma maneira.

A empresa também conta com um serviço gratuito chamado de Ecobot, que por meio da inteligência artificial soluciona as dúvidas das pessoas sobre a separação de lixo através do Whatsapp.


4. Vale


A Vale faz a inovação a partir da sua produção automatizada, na qual consegue remover as pessoas de condições de trabalho adversas e arriscadas, aumentando a produtividade dos processos. Para isso, faz o uso da inteligência artificial no cenário da indústria 4.0.

Além disso, a empresa busca potencializar seus negócios através do uso da energia renovável, levando a neutralidade do carbono e usando novas tecnologias de mineração de processamento.


5. Petrobras


A inovação e tecnologia fazem parte integralmente dos negócios da Petrobras e utilizam delas como principais elementos para garantir a qualidade, segurança e competitividade da empresa.

Em seus processos a empresa usa da digitalização e robotização de processos, inteligência artificial, digital twins, analytics, supercomputadores e realidade mista para realizar estudos e garantir a maior qualidade de seus produtos.

Além disso, a empresa possui um enorme centro de pesquisa e desenvolvimento, chamado de Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes).


6. Einstein


A inovação sempre esteve presente no Einstein, procurando sempre melhorar seus métodos e tecnologias em busca de promover o cuidado e o bem-estar das pessoas da melhor maneira possível.

Em 2014, foi criada a área de Inovação do Einstein, na qual vem liderando uma série de iniciativas de desenvolvimento de tecnologias e negócios inovadores aplicados dentro da área da saúde.


7. Bosch


A Bosch é uma empresa multinacional Alemã com mais de 130 anos que ao longo do tempo conseguiu renovar-se e expandir seus negócios.

A empresa passou por diversas transformações, tanto internas quanto no contexto externo e mercadológico.

Hoje, a companhia é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços, atuando em várias frentes como por exemplo: soluções para a mobilidade, tecnologia industrial, bens de consumo, energia e tecnologia predial.


8. Mercado Livre


O Mercado Livre é considerado o maior grupo de comércio eletrônico da America Latina. Por meio de seu desejo de garantir independência e agilidade em suas operações de logística, a empresa inaugurou novos centros de distribuição e criou até mesmo frotas de aviões de carga.

Devido a isso, a empresa conseguiu dobrar sua capacidade de logística no Brasil, entregando as encomendas com muita velocidade.


9. Natura


A inovação na Natura se dá a partir do impacto positivo na sociedade e no planeta através de novos produtos, experiências e serviços desenvolvidos para promover o bem estar em toda a rede de relações da empresa.

Além disso, a companhia colabora com instituições de pesquisa, universidades, empresas e especialistas para o desenvolvimento de tecnologias e para fomentar a inovação.


10. IBM Brasil


Entre várias inovações, a IBM trouxe tecnologias de seus laboratórios para o dia a dia das pessoas. Sendo que a empresa foi uma das principais protagonistas nas transformações que fizeram do mundo um lugar mais conectado.

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.