O que é Engajamento?
Qual a importância do engajamento?
O que é Engajamento Corporativo?
Engajamento das redes sociais
Dica de Ouro!

Engajamento: Entenda o que é e aprenda qual a importância para o seu negócio!

Neste artigo você irá aprender mais sobre Engajamento. Um termo muito utilizado ultimamente e que pode possuir diferentes significados!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Engajamento: Entenda o que é e aprenda qual a importância para o seu negócio!

Com o advento da internet e da globalização, a palavra engajamento vem ganhando cada vez mais destaque, tanto nas redes sociais, quanto nos cenários corporativos.

Mas você já parou e se perguntou: o que significa engajar? Essa palavrinha está em alta ultimamente e pode ser aplicada a diversos contextos.

Caso a sua resposta seja não, fique tranquilo. Continue lendo o artigo que se desenvolverá nos seguintes tópicos:

  • O que é Engajamento? 
  • Qual a importância do Engajamento? 
  • O que é Engajamento Corporativo?
  • Engajamento nas redes sociais
  • Dica de Ouro!

Vamos lá?

O que é Engajamento?

No dicionário engajamento é a conexão existente entre determinada marca e seus clientes ou até mesmo de uma empresa e seus colaboradores.

Sendo assim, essa palavrinha pode ser aplicada a diversos contextos, como por exemplo: engajamento social, nas redes sociais, corporativo, e até mesmo, militar.

Interessante, não é mesmo?

Além disso, é preciso ressaltar que com o avanço da tecnologia e das formas de comunicação, ter uma rede social engajada se tornou essencial para empresas e para pessoas que trabalham diretamente com isso.

Sendo assim, agora que você já sabe o que significa engajar você deve estar se perguntando: qual a importância do engajamento pra mim ou para o meu negócio?

Continue a leitura a seguir que eu vou te contar!

Qual a importância do engajamento?

Com o avanço da tecnologia, diversificam-se também as formas de comunicação e, consequentemente, os meios de se conquistar o mercado consumidor.

Desse modo, o engajamento é fundamental para empresa, seja internamente ou externamente.

Mas, como assim? Você deve estar se perguntando.

Lembra quando falei anteriormente que existem diversos tipos de engajamento? Pois é, cada um deles podem ajudar a sua empresa a crescer.

Isso porque existe o engajamento corporativo, que diz respeito à ligação afetiva do colaborador com a empresa e, consequentemente, com a sua vontade de contribuir positivamente.

E, também o engajamento digital, que é uma das principais estratégias de marketing digitalexistentes.

Sendo assim, possuir umarede social engajada e colaboradores engajados é extremamente positivo para o seu negócio. Uma vez que, sua empresa terá destaque nas redes sociais, ou seja, estará sendo mencionada e seus colaboradores terão empenho em fazer a empresa crescer.

Além disso, o engajamento é a métrica responsável por demonstrar o sucesso que suas estratégias de marketing estão atingindo. Ou seja, é uma forma de mensurar qual o nível de satisfação dos consumidores com a sua marca e ainda, qual o nível de autoridade ela transfere.

Gostaria de saber mais sobre os tipos de engajamento e suas características? Então continue a leitura a seguir!

Mas antes, se liga nesse super E-book que separamos para você! Ele irá te auxiliar a entender mais sobre empresas online ao longo do texto.

Recomendação de sucesso!

Confira nosso eBook Como Migrar O Seu Negócio do Offline para o Online.

O sucesso de um negócio envolve mais do que a qualidade e o valor das soluções oferecidas. É preciso saber em que canais encontrar o consumidor, como se comunicar com ele e, acima de tudo, como transformá-lo em um cliente fiel da empresa.

Aprenda como explorar o ambiente online, adotando as melhores práticas e estratégias para que a migração do offline seja feita da melhor forma possível.

Gostou? Então, não perca tempo! Faça agora o download!

como migrar o seu negocio do offline para o online

O que é Engajamento Corporativo?

Como já foi dito anteriormente, existem diversas formas de engajar atualmente. Por esse motivo, elaboramos esse tópico para falar exclusivamente sobre o engajamento corporativo.

Para isso, é necessário entender o que significa engajar corporativamente.

Logo, é possível afirmar que o engajamento corporativo surge quando um colaborador está motivado e satisfeito com o seu trabalho e, portanto, se empenha em realizar as tarefas da melhor maneira possível.

Além disso, colaboradores empenhados são mais propensos a indicar a empresa, trazendo pessoas qualificadas para trabalhar no mesmo local, o que obviamente, auxilia no crescimento e desenvolvimento da empresa.

Outro ponto interessante de ressaltar é que esses colaboradores motivados, tendem a fazer mais entregas para a empresa, ou seja, produzem mais. Assim como, são mais capazes de elaborar inovações e novos projetos para a empresa.

Muito interessante, não é mesmo?

Todavia, não basta apenas possuir colaboradores empenhados, é necessário analisar qual a taxa de engajamento da sua empresa. Para isso, conheça as métricas existentes para essa análise.

eNPS (employee Net Promoter Score)

Se a empresa em que você trabalha possui um RH antenado, é provável que você já tenha respondido um formulário eNPS.

Esse formulário é uma forma de medir o engajamento de uma empresa, de modo que pretende compreender qual o nível de satisfação do colaborador com a empresa.

Desse modo, por meio de uma escala que vai de 0 a 10, as empresas conseguem entender se os colaboradores são promotores, neutros ou detratores da marca.

Sendo assim, as notas 9 e 10, representam os colaboradores que tiveram uma ótima experiência com a empresa, que possuem uma ligação afetiva com a mesma e ainda, indicariam a empresa para outras pessoas. Esses colaboradores são chamados de promotores.

As notas 7 e 8 representam que o colaborador possui uma ligação afetiva com o negócio, mas não indicaria a empresa para outras pessoas. Esses funcionários são nomeados como neutros.

os detratores da marca são aqueles colaboradores que deram nota de 0 a 6. Essa nota significa que o funcionário não está satisfeito com a empresa e que, portanto, não indicaria o local como um bom lugar para trabalhar.

No caso dessa última nota, é necessário buscar informação sobre o evento ou fato que levou o colaborador a agir assim, para posteriormente aumentar o engajamento da empresa.

NPS (Net Promoter Score)

Já o NPS mede a satisfação dos consumidores com a empresa, e não dos colaboradores, como foi explicado anteriormente.

O NPS, assim como o eNPS, mede através de uma escala o nível de satisfação do consumidor com a marca, através da seguinte pergunta: “De 0 a 10 o quanto você recomendaria a empresa a um amigo ou familiar?”.

Assim como o eNPS existem as divisões para consumidores promotores, neutros e detratores.

Métricas importantes para uma empresa, não é mesmo?

Sendo assim, que tal aprender um pouco mais sobre um outro tipo de engajamento: o das redes sociais?

Engajamento das redes sociais

Outro aspecto muito importante atualmente é o desempenho de uma marca, empresa ou produto nas redes sociais.

Isso porque o entusiasmo dos consumidores nas redes sociais é muito importante para a marca e, além disso, gera uma boa impressão em futuros consumidores.

Existem algumas dicas para promover a interação do seu público nas suas redes sociais, são elas:

  • Entenda seu público e a sua persona
  • Esteja presente em diferentes plataformas de comunicação, ou seja, tenha o perfil da sua marca no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, etc.; 
  • Crie conteúdo relevante para o seu público; 
  • Mensure o resultado das suas ações, assim você poderá entender onde poderá melhorar e onde deve manter suas ações. 
  • Entre Outros. 

Dica de Ouro!

E aí gostou do nosso artigo sobre Engajamento e está com sede de aprender mais? Então não perca essa oportunidade que preparamos especialmente para você!

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.