O que é Engenharia Florestal?
Qual a grade curricular do curso de Engenharia Florestal?
Quais os Softwares para Engenharia Florestal?
Quais as áreas de atuação na Engenharia Florestal?
Como a Engenharia Florestal influencia na sociedade?
Onde cursar Engenharia Florestal?
Quanto ganha um Engenheiro Florestal?
Inicie sua capacitação na metodologia obrigatória para um engenheiro: o Lean Seis Sigma.

Aprenda mais sobre a graduação em Engenharia Florestal e quanto um profissional na área ganha.

A Engenharia Florestal alcança seu destaque visando o melhor aproveitamento das florestas e a utilização sustentável dos recursos naturais.

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Aprenda mais sobre a graduação em Engenharia Florestal e quanto um profissional na área ganha.

Está pensando em seguir carreira na Engenharia Florestal?

A escolha de qual carreira seguir é o primeiro passo rumo ao sucesso profissional. Porém, esse processo pode ser bem difícil se você não conhece o que os cursos abordam.

No caso da Engenharia Florestal, é preciso que você se identifique com as ciências exatas e biológicas. Muitas vezes o aluno não possui aptidão para alguma das duas áreas, mas pode adquirir com o tempo.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre esse curso e como atua o profissional da área?


Você aprenderá mais sobre o assunto a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Engenharia Florestal?
  • Qual a grade curricular do curso?
  • Quais os softwares para Engenharia Florestal?
  • Quais as áreas de atuação na Engenharia Florestal?
  • Como a Engenharia Florestal influencia na sociedade?
  • Onde cursar Engenharia Florestal?
  • Quanto ganha um Engenheiro Florestal?

O que é Engenharia Florestal?

A Engenharia Florestal é um segmento da engenharia que aborda, de maneira geral, tudo relacionado à floresta, que vai desde o entendimento de ecologia, passando pela conservação de água, solo e seres, até o seu manejo.

No Brasil, a Engenharia Florestal é um curso amplo, que aborda uma gama de áreas de atuação. Sendo assim, como qualquer outra graduação, o graduando precisará em um dado momento escolher sua especialização.

Para te ajudar nisso, uma vez introduzido no curso, você pode o quanto antes desenvolver atividades extracurriculares, como bolsas de iniciação científica, treinamentos profissionais, empresas juniores, monitorias e claro, estágios!

Quanto antes você agir dentro da graduação, mais você conhecerá sobre o curso, sendo capaz de transitar em diferentes áreas, além de se preparar para o mercado de trabalho.

Qual a grade curricular do curso de Engenharia Florestal?

A grade curricular do curso de Engenharia Florestal se divide no ciclo básico e no ciclo específico.

No ciclo básico, temos disciplinas básicas da área de Matemática, Física, Química  como em qualquer outro curso de Engenharia, mas na Florestal, temos também a Biologia.

Após os primeiros anos, começam as matérias específicas do curso, voltadas para ciências exatas, ciências agrárias e principalmente para as ciências biológicas.

A nomenclatura e carga horária de cada disciplina da grade curricular pode variar de acordo com a instituição, mas podemos destacar como principais:

  • Análise, Conservação e Proteção de Recursos Naturais;
  • Controle de Incêndio;
  • Ecologia;
  • Estudos de Impacto Ambiental;
  • Produtos Florestais;
  • Gestão de Recursos Hídricos;
  • Gestão e Legislação Ambiental;
  • Colheita Florestal;
  • Inventário e Manejo Florestal;
  • Silvicultura.

Além disso, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio são obrigatórios ao final do curso, como nas outras engenharias.

Quais os Softwares para Engenharia Florestal?

Os softwares mais utilizados na Engenharia Florestal, os softwares são mais utilizados para criação e desenvolvimento de projetos de reflorestamento, facilitar as análises de mapas e dados, modelagem e resolução de problemas. Como exemplo, temos:

  • ArcGIS: é sistema de informação geográfica (Geographic Information System - GIS). Utilizado para criar mapas, compilar dados geográficos, analisar informações geográficas e muito mais.
  • ENVI: processa e analisa imagens para extração das informações necessárias para projetos. Realiza modelagem topográfica, análise de detecção de mudanças, entre outras ferramentas.
  • Mata Nativa: dentre tantas funcionalidades, temos o cálculos de inventário florestal e análise fitossociológica, diagnóstico de qualitativos e quantitativos de formações vegetacionais e análises fitossociológicas completas.
  • Matlab: software de desenvolvimento que pode ser aplicado para diversos fins. Apresenta interfaces que permitem resolver, analisar e simular vários problemas na área da engenharia, utilizando linguagem própria, não muito diferente da C/C++, além da linguagem de blocos (Simulink).

Quais as áreas de atuação na Engenharia Florestal?

As áreas de atuação do engenheiro florestal são bem abrangentes. No geral, temos 6 áreas onde o profissional pode atuar:

1. Gestão Ambiental

Na Gestão Ambiental, é feita a gestão das unidades de conservação e preservação ambiental, o manejo integrado de bacias hidrográficas e da fauna silvestre, criação e execução de projetos de arborização e paisagismo e estudo de impactos ambientais.

Além disso, o profissional pode realizar o planejamento de propriedades rurais e zoneamento ambiental.

2. Sensoriamento Remoto

O foco  do sensoriamento remoto é o gerenciamento de softwares ligados às áreas florestais e ambientais e também os cadastros multifinalitários.

Por meio do sensoriamento remoto é possível obter levantamentos topográficos, elaboração de modelos digitais de regiões florestais, é possível analisar a qualidade do solo, analisar o terreno para escavações para extração de minérios, observação do fenômenos das marés.

3. Manejo Florestal

Nessa área é feito o planejamento e gerenciamento da produção e organização florestal (em florestas naturais e plantadas e em áreas com sistemas agro-florestais), além de ser responsável pela colheita e transporte de produtos florestais.

O licenciamento de projetos (política e legislação florestal e ambiental) e a administração de empresas e projetos florestais também participam desse ramo de atuação.

4. Silvicultura

No setor de Silvicultura, é feito o desenvolvimento de tecnologias de melhoramento florestal, aplicação de técnicas de florestamento e reflorestamento e aplicação de práticas de proteção florestal.

Aqui, são desenvolvidas técnicas de sistemas agrossilvipastoris e silviculturais em geral, tecnologias de produção de culturas regionais e também produção de produtos não-madeireiros da floresta.

5. Tecnologia de produtos florestais

O profissional especialista nesta área realiza diversas práticas que envolvem a madeira. É feita a sua identificação e caracterização, processamento mecânico e industrial e sua secagem e preservação.

Também são estudadas as propriedades físicas e mecânicas da madeira e desenvolvidos projetos de construções florestais.

6. Mensuração florestal

Essa área de atuação aborda o monitoramento do crescimento e produção florestal, quantificação e avaliação técnico-econômica de usos múltiplos da madeira, de produtos florestais madeireiros, não-madeireiros e da biomassa florestal, além da modelagem e simulação florestal.

Cabe ao profissional especializado avaliar, pesquisar e desenvolver instrumentos empregados em medições florestais e métodos estatísticos empregados na quantificação dos recursos florestais.

Como a Engenharia Florestal influencia na sociedade?

A Engenharia Florestal influencia e muito na nossa sociedade. Um dos pontos que mais relaciona a Engenharia Florestal na sociedade é o produto de origem florestal. Muito do que consumimos no nosso dia a dia tem sua origem de recursos madeireiros e não madeireiros. Temos como exemplo: móveis, sementes e óleos.

O manejo e conservação do meio ambiente e das bacias hidrográficas, a visão dos impactos ambientais de projetos e a recuperação de áreas degradadas, são parte da responsabilidade do profissional com a sociedade. Como exemplo de produto originado do manejo sustentável no Brasil, temos o açaí cultivado nas unidades de conservação da Amazônia.

Além disso, o país fez grandes avanços na aplicação de práticas de regeneração e melhoramento da utilização das áreas florestais, graças aos profissionais da área. Hoje, temos no Brasil um dos mais rápidos ciclos do eucalipto devido à silvicultura avançada.

Onde cursar Engenharia Florestal?

Bom, se você chegou até aqui e se interessou pelo curso, vai querer saber onde pode estudar, não é mesmo? Para encontrar as melhores instituições de ensino do país na área, utilizei como critério o ENADE, uma das avaliações do Ministério da Educação (MEC).

Universidades que oferecem o curso de Engenharia Florestal

O site e-MECapresenta 5 faculdades que tiraram nota máxima no ENADE:

Contudo, se você já tem alguma instituição em mente e gostaria de ver qual a sua nota nesses quesitos, consulte o site e-MEC para maiores informações (no site, vá em Consulta Avançada para efetuar a pesquisa ou em Consulta Textual para encontrar outras universidades).

Quanto ganha um Engenheiro Florestal?

Saber quanto ganha um Engenheiro Florestal talvez foi o que te trouxe até aqui, não é? Finalmente, vamos então saber qual o salário de um profissional da área. A Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966 dispõe sobre o teto salarial dos profissionais que tem sua carteira assinada como Engenheiros no Brasil.

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos;
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos;
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos.

Porém, quando vamos pesquisar os valores reais no mercado de trabalho, encontramos grandes oscilações. Isso pode ocorrer por vários fatores. Deve-se levar em consideração o porte da empresa, a sua localização no país e o nível de experiência profissional.

Muitas vezes, as empresas não assinam a carteira do profissional recém formado como engenheiro, em boa parte dos casos, o profissional é contratado como Analista ou Assistente. Mas ele rapidamente pode consolidar sua carreira e ir subindo de cargo.

Na engenharia, temos profissionais em cargos de:

  • Trainee: até 2 anos no cargo;
  • Júnior: de 2 a 4 anos;
  • Pleno: de 4 a 6 anos;
  • Sênior: de 6 a 8 anos;
  • Master: mais de 8 anos.

A média salarial do Engenheiro Florestal com uma carga horária de 40 horas é de R$ 6.059,11, de acordo com uma pesquisa realizada pelo portal Salário.com.br, juntamente com dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Mas, segundo o portal JobbyDoo, o salário médio é R$ 6.490,00. O Engenheiro Florestal sênior, tem o salário médio entre R$ 8.470,00  a R$ 10.240,00

É muito comum também, o empregador contratar o profissional como pessoa jurídica, isso ausenta o empregador de pagar diversos encargos tributários previstos na legislação trabalhista e CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), criada no governo de Getúlio Vargas.

Porém, geralmente, profissionais contratados como pessoa jurídica (ou como alguns chamam —  pejota), tendem a receber como salário líquido mais do que o contratado por CLT, mas sem direitos trabalhistas como seguro desemprego, férias, FGTS, décimo terceiro e etc.

Inicie sua capacitação na metodologia obrigatória para um engenheiro: o Lean Seis Sigma.

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

Você consegue isso com a certificação de White Belt da Voitto, que possui 4 horas de duração, tem acreditação internacional e ainda te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E o melhor: com o cupom BLOG100 você se capacitará gratuitamente!

Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Sim, é gratuito!

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.