Como é o curso de Engenharia Geotécnica?
O que se aprende na Engenharia Geotécnica?
Qual é o valor da mensalidade da faculdade de Engenharia Geotécnica?
Universidades que oferecem o curso de Engenharia Geotécnica
Qual é a utilidade da Engenharia Geotécnica em obras?
Quanto ganha um Engenheiro Geotécnico?
O primeiro passo para ser um engenheiro de sucesso é a Escola de Engenheiros da Voitto!

Descubra o curso de Engenharia Geotécnica: atividades realizadas e melhores universidades

Saiba mais sobre a profissão do Engenheiro Geotécnico, quais são as suas principais funções e as melhores universidades para se profissionalizar.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o curso de Engenharia Geotécnica: atividades realizadas e melhores universidades

A Engenharia Geotécnica é uma das principais áreas de atuação do Engenheiro Civil. Ela se preocupa com a geologia, os solos e as rochas durante uma construção para evitar acidentes como deslizamentos e desmoronamentos.

Logo, o engenheiro geotécnico atua em projetos de escavação, túneis, tratamentos de fundações, instrumentação de obras, percolação de fluxos em solos e rochas, contenções, compactação de aterros, barragens, entre outras atividades.

Esse especialista trabalha em processos que lidem direta ou indiretamente com o solo, realizando planejamento de riscos e traçando soluções para construções já realizadas. Saiba mais sobre essa formação a partir dos seguintes tópicos:

●     Como é o curso de Engenharia Geotécnica?

●     O que se aprende na Engenharia Geotécnica?

●     Qual é o valor da mensalidade da faculdade de Engenharia Geotécnica?

●     Universidades que oferecem o curso de Engenharia Geotécnica

●     Qual é a utilidade da Engenharia Geotécnica em obras?

●     Quanto ganha um Engenheiro Geotécnico?

Boa leitura!

Como é o curso de Engenharia Geotécnica?

O curso de Engenharia Geotécnica é uma pós-graduação - podendo ser strictu sensu (mestrado e doutorado) ou lato sensu (especialização) - destinada a qualquer profissional graduado interessado na área de Geotecnia. Os engenheiros geralmente escolhem essa formação, mas geólogos também podem trabalhar nesse setor.

A Engenharia Geotécnica é uma combinação de três ciências: mecânica das rochas, mecânica dos solos e geologia de engenharia. Ou seja, as principais funções desse profissional são a prevenção de deslizamentos e desmoronamentos, além da contenção de encostas e a preservação de lençóis freáticos.

O curso é composto por disciplinas teóricas e práticas e, no final do curso, é necessária a produção de um trabalho final (especialização) ou uma dissertação (mestrado e doutorado) para a comprovação dos conhecimentos adquiridos.

O Engenheiro Geotécnico

A profissão de Engenheiro Geotécnico existe desde a década de 1940 e é muito importante nas fases iniciais da construção civil.

Ele é responsável por identificar e investigar as camadas de solo e analisar as suas propriedades geotécnicas, além de realizar o gerenciamento de riscos em relação aos recursos naturais presentes.

É a partir da análise do Engenheiro Geotécnico que se conclui se um solo pode ou não comportar uma construção, qual é o seu limite e se há formas de prevenção e recuperação em caso de acidentes como deslizamentos e contaminação da terra. Isso traz mais segurança à obra, já que todos os fenômenos são levados em conta.

Outra função deste profissional é o cálculo das fundações e contenções de uma construção, estando diretamente ligada ao contato com o solo. Além disso, ele vai acompanhar a execução das atividades da obra, como a realização de contenções, terraplanagens, escavações, fundações e perícias técnicas.

Alguns ensaios realizados pelo Engenheiro Geotécnico são a Sondagem à Percussão, Umidade Natural do Solo, Peso Específico do Solo, Permeabilidade, Granulometria, Limite de Liquidez e Limite de Plasticidade.

O que se aprende na Engenharia Geotécnica?

Para início de conversa, a Geotecnia é o estudo do comportamento de solos e rochas perante a ação do homem na natureza. Dessa forma, engenheiros civis, ambientais e de minas possuem maiores competências para estudá-lo após a graduação.

Algumas disciplinas estudadas na Engenharia Geotécnica são Mecânica dos Solos, Geologia de Engenharia, Mecânica das Rochas, Geotecnia Ambiental, Hidráulica dos Solos, Engenharia de Fundações, Estabilidade de Taludes, Geotecnia aplicada à Mineração, Estabilização de Solos, Fundações Profundas e Superficiais, entre outras.

Além de aprender a teoria, o profissional aprende a colocar em prática a elaboração de projetos, o levantamento técnico, o planejamento de riscos, o tratamento de fundações instrumentais e o acompanhamento de obras. Para isso, é necessário que se tenha eficiência na prática das funções e tenha controle das principais soft skills.

Alguns cálculos realizados pelo Engenheiro Geotécnico utilizam softwares especializados para a criação de protótipos bidimensionais e tridimensionais para a elaboração de avaliações matemáticas, de análises de estruturas e de relatórios com resultados do projeto.

Outra maneira de adquirir conhecimento é durante eventos estudantis como congressos, seminários e workshops, que contam com palestras de acadêmicos e engenheiros que atuam no setor.

Por fim, o curso de Engenharia Geotécnica também possibilita o networking com outros profissionais da área, alguns mais experientes e outros que já tenham atuado em outras áreas de trabalho.

Realização de Projetos Geotécnicos

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um projeto geotécnico é realizado a partir de escavações, aterros, fundação de estruturas, escoramentos, drenagens, túneis em rocha e solo, barragens, pavimentos, estabilização de taludes e outros tipos de obras.

Assim, os projetos geotécnicos são divididos em três fases:

●   Viabilidade: detalhamento e identificação do solo para a definição do orçamento de custos e previsão da conclusão da obra. Essa fase é composta por reconhecimento preliminar, inventário, pré-viabilidade e anteprojeto.

●  Projeto básico: definição dos principais componentes da construção. Algumas atividades realizadas são cálculos estruturais, desenhos e especificações técnicas e reunião de documentos específicos para a aquisição de equipamentos.

●     Projeto executivo: detalhamento e revisão do projeto básico, realizando alterações necessárias de acordo com imprevistos da obra.

No quesito ambiental, os projetos geotécnicos podem estar relacionados à investigação da contaminação de solos, construção de aterros sanitários, elaboração de projetos de tratamento da terra e recuperação de lençóis freáticos.

Essas ações visam minimizar ou até mesmo eliminar acidentes de forma sustentável e segura.

Qual é o valor da mensalidade da faculdade de Engenharia Geotécnica?

A mensalidade da faculdade de Engenharia Geotécnica custa entre R $95,00 e R $2000,00, com possibilidade de conseguir bolsas de estudo parciais e totais. Os estudos podem ser realizados entre seis meses a dois anos, de forma presencial ou à distância (EaD), dependendo de sua disponibilidade.

Mesmo com esse valor para investimento, a especialização em Engenharia Geotécnica traz muitos benefícios ao profissional, levando em conta que a profissão está na lista de 100 ocupações com maiores salários no Brasil, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Banner da Formação All In.

Universidades que oferecem o curso de Engenharia Geotécnica

Para seguir uma carreira após a graduação, a Engenharia Geotécnica pode ser estudada por meio de um Mestrado ou de uma especialização.

Enquanto o Mestrado é um estudo mais denso da área, com maior carga horária e focado em pesquisa, a especialização é um estudo mais objetivo, focado na atuação no mercado de trabalho.

Confira a seguir algumas faculdades que oferecem os cursos de pós graduação em Engenharia Geotécnica:

●    Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);

●    Universidade Federal do Pará (UFPA);

●    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);

● Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC);

●     Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP);

●     Universidade Nove de Julho (Uninove);

●     Anhanguera;

●     Unopar;

●     Unyleya.

Qual é a utilidade da Engenharia Geotécnica em obras?

A Engenharia Geotécnica é fundamental para supervisionar e colocar em prática obras de terra que envolvem solos, rochas, lençóis freáticos, hidrelétricas, barragens, escavações, estradas, encostas, entre outras.

O engenheiro geotécnico é responsável por realizar ações preventivas em casos de deslizamentos e desmoronamentos de terra, além de contribuir com a preservação de lençóis freáticos a partir de atividades em barragens de mineração.

Além disso, por estar diretamente em contato com o canteiro de obras, esse profissional também tem acesso a várias metodologias da Geotecnia, como a execução do cálculo estrutural, a investigação dos solos e a supervisão de serviços como contenções e escavações.

Dessa forma, os principais locais que empregam engenheiros geotécnicos são grandes empreiteiras e órgãos governamentais, como prefeituras, em projetos de infraestrutura. Um dos principais casos brasileiros são os rompimentos de barragens, como em Mariana e em Brumadinho, ambas em Minas Gerais.

Já em âmbito internacional, um grande exemplo é a Millennium Tower, localizada em São Francisco, nos Estados Unidos. Essa torre custou mais de R $2 bilhões e afundou quase meio metro para dentro do terreno por erros nos cálculos geotécnicos.

Confira a seguir alguns serviços realizados por empresas de Engenharia Geotécnica:

●     Investigação geológica e geotécnica;

●     Projetos geotécnicos;

●     Projetos de infraestrutura;

●     Análise quantitativa das propriedades do solo;

●     Contenção de encostas e taludes;

●     Contenção de barragens de terra;

●     Gerenciamento de sistemas de disposição de rejeitos e estéril de mineração.

Quanto ganha um Engenheiro Geotécnico?

Segundo dados do salario.com.br, um Engenheiro Geotécnico ganha em média R $11 mil reais por mês por uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Além disso, o teto salarial é de cerca de R $21 mil mensais, sendo R $10 mil a média do piso salarial em 2023.

Vale lembrar que a cidade com maior procura desses profissionais no Brasil é Belo Horizonte, em Minas Gerais. Inclusive, as últimas vagas abertas em concursos da área foram na capital mineira.

Atualmente, o cargo de Engenheiro Geotécnico está com demanda restrita no mercado de trabalho brasileiro, com uma queda de 63.64% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Tipos de Empresas Contratantes

As principais contratantes de Engenheiros Geotécnicos são empresas de engenharia. Entretanto, outros tipos de companhia estão na lista. Confira a seguir:

●     Serviços de engenharia;

●     Atividades de consultoria em gestão empresarial;

●     Construção de edifícios;

●     Extração de minério de metais preciosos;

●     Extração de minério de ferro;

●     Obras de fundações;

●     Atividades de estudos geológicos;

● Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis;

●     Instalação e manutenção elétrica;

●     Administração de obras.

O primeiro passo para ser um engenheiro de sucesso é a Escola de Engenheiros da Voitto!

Seja o engenheiro que as universidades não formam, invista em cursos estratégicos para alavancar seu currículo! As grandes empresas não buscam profissionais que saibam apenas o conceito passado em sala de aula…

O mercado está se modernizando e a busca por profissionais completos, que saibam desde Excel a metodologias como Lean Seis Sigma.

Sabemos que é difícil alcançar tantas skills importantes e às vezes você não sabe como iniciar esse processo, por isso, a Voitto desenvolveu a Escola de Engenheiros: você terá acesso a 10 cursos + 6 bônus, além de todo suporte técnico e de conteúdo.

Com a Voitto, você tem a liberdade de aprender onde e como quiser, não vai ficar de fora dessa né? Clique no link abaixo e saiba mais!

Escola de Engenheiros

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.